65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A TRAJETÓRIA DA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA SOB O PRISMA DA PESQUISA 2001 - 2010
Solange Beatriz Billig Garces - Coordenação de Pesquisa – UNICRUZ
Patrícia Dall’Agnol Bianchi - Coordenação de Pós-Graduação – UNICRUZ
Juliana Bonini Quaini - Técnico-Administrativo da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Cléia Rosani Baiotto - Vice-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – UNICRUZ
Daniele Zuffo Ceolin - Bolsista da Pesquisa – FAPERGS/UNICRUZ
Sabrina Buggs Ceolin - Bolsista da Pesquisa – FAPERGS/UNICRUZ
INTRODUÇÃO:
Uma ferramenta importante utilizada hoje para a mensuração da ciência é a chamada Cientometria. A mensuração e quantificação da área científica é algo bastante comum e utilizado por instituições de pesquisa e governos que desejam medir o progresso científico de determinada área ou instituição, para propor investimentos e políticas de apoio. Pode-se dizer que este tipo de pesquisa é uma espécie de demografia e mostra a histórica evolução da ciência na IES e pode ainda demonstrar o impacto causado na sua região de abrangência. Outro aspecto importante é que pode revelar tendências de pesquisa da Instituição, quais sejam básicas, aplicadas ou apenas de incremento a algumas áreas ou setores. A realização de uma pesquisa desta natureza estabelece o retrato da pesquisa na UNICRUZ, possibilitando demonstrar aspectos de retrocessos e progressão da pesquisa, índices de produtividade, áreas de destaque e, consequentemente demonstrar a vocação da Universidade para a pesquisa. Esta análise demonstra aspectos importantes onde necessário se faz maior investimento em termos de pesquisa e produção científica. Os dados levantados darão subsídios para reflexão que permitirá a autocrítica, mas principalmente novas projeções na construção da proposta de universidade que precisamos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: mapear a pesquisa científica realizada na UNICRUZ no período de 2001 a 2010, correspondendo ao período de vigência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UNICRUZ) e especificamente registrar a evolução dos projetos de pesquisa da IES evidenciando áreas em que houve expansão, declínio e as que estão emergindo e o perfil da comunidade científica da Universidade.
MÉTODOS:
O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi um levantamento documental e descritivo baseado em dados quantitativos para mapeamento da pesquisa institucional no contexto da Universidade de Cruz Alta, no período de 2001 a 2010, o qual é chamado de Cientometria ( estudo das medidas e índices de avaliação da pesquisa científica). O contexto de realização de pesquisa foi a Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ, através da Coordenação de Pesquisa. Os instrumentos foram análise documental visando identificar produção científica dos pesquisadores e bolsistas egressos. Serviram de dados para a pesquisa os projetos aprovados e desenvolvidos referentes aos PIBIC de 2001 a 2010, dos quatro Centros de Ensino: Ciências Agrárias, Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas e Comunicação. Como materiais para a realização da pesquisa utilizam-se dois notebooks, doados pela FAPERGS, pois esse projeto foi aprovado em Edital FAPERGS/Cientometria 2010/2011, onde os dados do Programa PIBIC foram registrados em planilhas. Os dados aqui apresentados foram analisados através do programa SPSS versão 18.0, usando estatística descritiva e análise de frequência, com representações em gráficos e tabelas e para dados qualitativos utilizou-se de descrição interpretativa a partir de categorias de análise.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A instituição iniciou a pesquisa através da organização do PIBIC no ano de 2001, lançando seu primeiro edital oferecendo 30 bolsas de pesquisa. Nesse ano a maior procura foi pela área da Saúde (46,88%), seguida das Ciências Humanas e Comunicação (25%), Ciências Agrárias, Exatas e da Terra (15,62%) e pelas Ciências Sociais Aplicadas (12,5%). A área da saúde se destacou na elaboração e aprovação de projetos de pesquisa. No ano de 2010 ofereceu-se 80 bolsas de pesquisa, em razão de que a Instituição já estava reorganizada em seus aspectos administrativos e especialmente, pedagógicos. Nos dez anos de evolução da pesquisa na UNICRUZ o maior número de bolsas de iniciação científica foi da área da saúde (43,42%), seguida da área de Ciências Humanas e Comunicação (20,54%), Ciências Sociais Aplicadas (19,18%) e a área de Ciências Agrárias, Exatas e da Terra com 16,86%. Nesses dez anos do programa de bolsas de iniciação científica na Universidade de Cruz Alta, observa-se que a participação com maior número de projetos está na área da Saúde, e também, que entre os cursos da área da Saúde que tiveram uma demanda maior na iniciação científica destacam-se Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem e Ciências Biológicas, com predominância de pesquisadores do sexo feminino.
CONCLUSÕES:
Esta análise pode demonstrar aspectos importantes onde necessário se faz maior investimento em termos de pesquisa e produção científica. Os dados levantados darão subsídios para reflexão que permitirá a autocrítica, mas principalmente novas projeções na construção da proposta de universidade que precisamos. Percebeu-se um aumento no apoio ao PIBIC por parte da instituição e o aumento da qualificação dos professores orientadores do programa, bem como percebeu-se o destaque da área da saúde na participação do PIBIC nesse período.
Palavras-chave: Iniciação Científica, Evolução, Cientometria.