65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Caracterização de Substâncias Húmicas Aquáticas Extraídas de Amostras Coletadas no Parque Nacional da Serra de Itabaiana-SE.
Alysson santos Gois - Depto. de Química, Campus Prof. Alberto Carvalho - UFS
Estela Andrade de Mendonça - Depto. Química, Campus Prof. Alberto Carvalho - UFS
José Arnaldo Santana Costa - Depto. Química, Campus Prof. Alberto Carvalho - UFS
Iramaia Corrêa Bellin - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Química, Campus Prof. Alberto Carvalho - UFS
INTRODUÇÃO:
Os movimentos da água de um ecossistema aquático são provocados principalmente pela ação do vento na superfície. O vento, então, pode ser considerado como o fator predominante na formação dos movimentos da água. Seu efeito varia com a velocidade e duração, da distância percorrida por ele ao longo da superfície do lago e profundidade da bacia. A matéria orgânica dissolvida (MOD) presente em águas naturais possui vários compostos orgânicos, como proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, polímeros e substâncias húmicas (SH), sendo que a maior parte está na forma SH, às quais correspondem cerca de 50 a 70 % da MOD. A maior parte do carbono orgânico refratário existente em ambientes aquáticos está na forma de Substâncias Húmicas (SH). Estas são formadas pela transformação de biomoléculas, durante o processo de decomposição de resíduos vegetais e animais presentes no ambiente. As substâncias húmicas aquáticas (SHA) podem ser formadas diretamente no meio aquático por decomposição de plantas e pela atividade sintética de microrganismos ou as SH encontradas em solos e sedimentos podem ser transportadas para as águas naturais por processos de escoamento superficial.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Extrair, caracterizar substâncias húmicas aquáticas coletadas no Parque nacional da Serra de Itabaiana-SE, atraves da determinação dos principais parâmetros físicos e químicos das amostras de água e determinação da concentração dos metais originalmente presentes nas amostras de água.
MÉTODOS:
As amostras de água foram coletadas em um lago localizado no Parque Nacional da Serra de Itabaiana - SE. Após a coleta, foram filtradas em sistema de filtração a vácuo em membrana de 0,45 µm (Millipore) e, em seguida, acidificadas com ácido clorídrico concentrado até pH ~ 2,0. Bem como, foram analisados os principais parâmetros físicos e químicos das amostras de água coletadas. Para extração das SHA, foi utilizado o procedimento descrito pela International Humic Substances Society (IHSS). Após a digestão das amostras, estas foram filtradas para balões de 25,00 mL, sendo os meniscos aferidos com água destilada e acondicionadas em recipientes de plástico para serem levadas a análise para a determinação de cromo (Cr), cobre (Cu), molibdênio (Mo), níquel (Ni), chumbo (Pb), Bário (Ba), Cádmio (Cd), Ferro (Fe), Potássio (K), Manganês (Mn) e Sódio (Na).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os principais parâmetros físicos e químicos das amostras de água coletadas no Parque Nacional da Serra de Itabaiana-SE. O valor de pH está abaixo do valor médio estabelecido pela Portaria 518, do Ministério da Saúde para águas destinadas ao consumo humano, indicando uma água de característica ácida. Este valor de pH pode estar relacionado ao período de coleta. Em relação à temperatura obteve-se um valor de 26°C, este valor está, também, influenciado pelo horário da coleta. Os valores de concentrações dos metais Bário (Ba), Cádmio (Cd), Ferro (Fe), Cobre (Cu), Potássio (K), Níquel (Ni), Manganês (Mn) e Sódio (Na) originalmente complexados à matéria orgânica das amostras de água coletadas pela técnica de ICP-AES. As concentrações de bário, cádmio, níquel, manganês e molibdênio não foram detectados por este método de análise, ou seja, seus valores de concentrações estão abaixo do valor mínimo detectável pelo aparelho usado na técnica de ICP-AES. O chumbo foi o único metal que apresentou um valor de concentração maior que o valor máximo legislado pela resolução Conama 357. Assim, a distribuição de metais em águas naturais possibilita um melhor entendimento dos fenômenos de transporte, acumulação e biodisponibilidade das várias espécies metálicas no ambiente aquático.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos mostraram que as concentrações da maioria dos metais analisados nas amostras de água coletada no Parque nacional da Serra de Itabaiana - SE estiveram abaixo dos valores legislados pela resolução Conama 357, de 17 de março de 2005 e pela Portaria 518 do Ministério da Saúde, exceto para o metal chumbo, que apresentou concentração maior que o permitido pela resolução Conama 357. Logo, o controle desses compostos em ecossistemas aquáticos é de suma importância, uma vez que podem apresentar efeitos acumulativos para algumas espécies de organismos aquáticos. Sugere-se, assim, um estudo de monitoramento por um período mais longo, com maior área de abrangência.
Palavras-chave: Substâncias Húmicas Aquáticas, espécies metálicas, água.