65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
Atividades lúdicas em matemática
Nathalia da Conceição Freitas Nogueira - UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Maria Karine Rocha Barbosa - UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Viviane Pinho de Oliveira - Orientadora/Professora Adjunta/UNILAB
INTRODUÇÃO:
Atividades lúdicas são um importante componente facilitador para o processo de ensino-aprendizado do discente. O lúdico surgiu a partir de uma palavra latina “ludos”, que significa “jogo”. Porém, ele se tornou bastante conhecido, de modo que ampliou seu simples significado. Atividades envolvendo ludicidade mostram-se como um dos métodos para a aprendizagem, promovendo a criatividade, o senso crítico e uma melhor interação social. Luckesi (1998) fala a respeito de um elo que a atividade lúdica tem com o desenvolvimento dos estados de consciência, pois para ele uma atividade é considerada lúdica quando ela se torna plena, ou seja, quando o sujeito está agindo e vivenciando situações lúdicas. Então, através destas atividades há um processo de maturação que perpassam entre a infância, a juventude e finalmente chega-se a fase adulta.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou sanar as dificuldades no componente curricular matemático, através da ludicidade, trazendo melhor aproveitamento nas provas interna e possivelmente no IDEB da escola, bem como dominar conceito de frações, compreender o uso de sinais, desenvolver estratégias de cálculo mental e dominar conceito de números inteiros e de potências.
MÉTODOS:
Nos dias 11,12 e 19 de setembro e 03, 24 e 26 de outubro de 2012, na E. M. E. I. E. F. Cecília Pereira, foi conduzido um projeto chamado “atividades lúdicas em matemática” para as turmas de sétimo ano. Esse projeto foi oportunizado devido ao programa institucional de bolsas de iniciação a docência-PIBID, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Primeiramente, foi realizada uma pesquisa sobre jogos matemáticos em dois livros da série: Cadernos do Mathema (2007), com exceção de apenas um jogo, que foi produzido pelas próprias bolsistas. Em seguida, foram confeccionados seis jogos (Dominó de Frações, Números e sinais, Multiplicação na linha, Termômetro maluco, Divisão na Trilha e Memória de potências). Os jogos foram aplicados e, com o auxílio do supervisor da escola, foi elaborado um questionário para ser aplicado entre os participantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No jogo dominó de frações, notou-se que os discentes tinham um pouco de dificuldade em montar os dominós em relação ao desenho e à fração, mas ao serem analisadas as redações verificou-se que alguns não haviam entendido os conceitos de frações. Então, resolveu-se fazer a classificação de todas as frações contidas no jogo. Após essa iniciativa constatou-se que todos tinham entendido, porém o que faltou foi um pouco de atenção. No jogo números e sinais a maior preocupação era fazer com que os discentes dominassem os simbolos de desigualdade. Segundo os relatos obtidos nos questionários “esses jogos trazem um melhor aprendizado e desenvolvimento de suas mentes”, como descreveu um participante. No jogo multiplicação na linha observou-se que os discentes conseguiram ter uma melhor assimilação da tabuada. No jogo termômetro maluco verificou-se que os discentes conseguiram fazer operações de adição e subtração automaticamente no campo numérico, que se dava de acordo com seus movimentos no tabuleiro e também conheceram o oposto dos números. No jogo trilha da divisão os discentes conseguiram perceber que as divisões podem ser exatas ou não; e no jogo memória de potências compreenderam melhor o conceito de potência e sua notação, através das próprias regras de potências.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que através de atividades lúdicas tem-se um aprendizado mais dinamizado e que a matemática está presente no nosso dia a dia, oportunizando desenvolver o pensamento cognitivo do discente, passando assim a assimilar ou interpretar a realidade. Constatou-se que o componente lúdico, alocado na grade curricular do ensino, traz pontos positivos e favoráveis à educação dos mesmos.
Palavras-chave: Ludicidade, jogos matemáticos, processo de ensino-aprendizagem.