65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DE NITOSSOLOS SOLO SOB DIFERENTES TIPOS DE USO NA MICROBACIA DO CÓRREGO ÁGUA AZUL, CERES-GO
Débora Regina Marques Pereira - Estudante de graduação em Agronomia do IF Goiano - Câmpus Ceres
Paulo Sergio Alves da Silva - Estudante de graduação em Agronomia do IF Goiano - Câmpus Ceres
Talles Victor Silva - Estudante de graduação em Agronomia do IF Goiano - Câmpus Ceres.
Beata Emoke Madari - Pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão
Marcos Vinicius Ramos - Professor do IF Goiano – Câmpus Urutaí
Roriz Luciano Machado - Professor do IF Goiano – Câmpus Ceres
INTRODUÇÃO:
Em termos de unidade de estudo e operação a microbacia hidrográfica é a unidade espacial de planejamento mais apropriada por permitir controle mais objetivo dos recursos humanos e financeiros, favorecendo a integração de práticas de uso e manejo do solo e da água e a organização comunitária (PEREIRA & MOLINARI, 1995).
Os solos tropicais usualmente possuem boas características físicas graças à riqueza de sesquióxidos e à presença de matéria orgânica. Quando estes solos perdem matéria orgânica por meio do cultivo decrescem igualmente os valores de Capacidade de Troca Catiônica (CTC) e consequentemente a sua fertilidade. A adoção de sistemas conservacionistas como o plantio direto e cultivo mínimo, tem demonstrado reverter o processo de degradação química, física e biológica dos solos ácidos tropicais (RONQUIM, 2010).
Os sistemas de produção agropecuários afetam em maior ou menor grau as propriedades, físicas e químicas do solo. A avaliação das alterações ocorridas em propriedades dos solos em função do seu uso e manejo assume grande importância prática, uma vez que o entendimento das modificações ocorridas nas suas propriedades, decorrentes do seu cultivo, pode fornecer elementos para diagnóstico e adequação do sistema visando produção em bases sustentáveis (CARNEIRO et al., 2009).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar o efeito do uso do solo sobre as características químicas de Ca2+, Mg2+, Na e K+; CTC (S+H+Al), Al3++ H+, carbono orgânico (%C), pH em água e P disponível.
MÉTODOS:
O presente trabalho foi realizado na microbacia do córrego Água Azul, Ceres-GO. Foi feita previamente a classificação do solo de cada área de acordo com o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (Embrapa, 2006), onde se optou por trabalhar com usos de solo contidos em áreas de Nitossolo Vermelho eutrófico latossólico muito profundo.
O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial sendo os fatores, os diferentes usos, a saber: culturas anuais (rotação de milho e soja) sob cultivo convencional, monocultura de cana-de-açúcar, olericultura, pastagem de brachiária e floresta secundária. Os níveis foram as profundidades de 0 a 5, 10 a 20 e 20 a 30 cm, em cada área com um total de 5 repetições. Os atributos avaliados foram ( Ca 2+, Mg2+, Na e K+; CTC (S+H+Al), Al3++ H+, carbono orgânico (%C), pH em água e P disponível e saturação por bases %V ) determinadas de acordo com EMBRAPA (1997).
Os dados foram analisados no software SAEG 5.0 para análise de variância e comparação de médias pelo teste de Scoot Knott a 5% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As áreas de milho e cana-de-açúcar apresentaram maiores valores de alumínio, enquanto que, a área de culturas anuais e olericultura foram os tratamentos que apresentaram baixos valores de matéria orgânica do solo (MOS), havendo interação significativa entre uso e profundidade para os atributos pH, Ca, CTC e P. Para esses atributos com interação significativa, verificou-se que a profundidade de 0-5 cm apresentou resultados superiores em todos os tratamentos, com exceção do uso olericultura. Isso pode estar relacionado à aração do solo invertendo a camada superficial. Observou-se menor pH na área de lavoura, não ocorrendo diferença significativa entre as demais áreas.
A área de floresta apresentou valores estatisticamente superiores de pH, Ca, Mg, CTC, MOS e V%. A matéria orgânica contém praticamente todos os macro e micro nutrientes, e confere melhor CTC e agregação ao solo aumentando sua fertilidade (RONQUIM, 2010).
As áreas de cana-de-açúcar e olericultura apresentaram maiores valores de fósforo (P), e essa última maior valor de potássio (K), o que pode estar relacionado ao uso intensivo de fertilizantes.
Em relação as profundidades do solo encontrou-se diferenças significativas onde a camada de 0-5 cm foi superior para todos os atributos com exceção de pH, Al e H+Al.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que o uso de culturas anuais com preparo convencional é o que mais afeta a qualidade do solo tendo como base os valores baixos de pH, M.O, e CTC e maior valor de Al.
Palavras-chave: matéria orgânica, qualidade do solo, propriedades químicas.