65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Formando o Professor de Ciências: Análise do Programa da Formação Continuada da PMJP
Geovana Camargo Vargas - Profa. Ms./Orientadora - IFPB
Hugo André Cabral Neves - Graduando em Licenciatura em Química - IFPB
INTRODUÇÃO:
A carência de material de pesquisa publicado, relacionado à Formação Continuada despertou o interesse de realizar um trabalho inovador nessa área, na tentativa de tentar entender e expor o que corre na Formação Continuada da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), onde a mesma é oferecida pelo Centro de Capacitação dos Profissionais em Educação (CECAPRO).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o programa de formação continuada, oferecido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), de professores de Ciências da rede municipal de ensino a partir de uma abordagem histórica e cultural.
MÉTODOS:
Inicialmente houve a elaboração de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), elaboração de questionário (discentes), elaboração de entrevista (docente), para posteriormente serem aplicados respeitando as normas internas da instituição responsável pela Formação Continuada (CECAPRO), após a aplicação dos questionários foi feita uma análise quantitativa e as entrevistas uma análise qualitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não só a natureza influencia no desenvolvimento humano, as pessoas podem criar e modificar suas próprias condições de desenvolvimento. A compreensão do homem, portanto, reside nas “relações dialéticas que este mantém com seu meio” (CUBERO; LUQUE, 2004, p. 95).
No âmbito dos questionários, foi possível mapear as limitações, pontos positivos e negativos tanto da Formação Continuada, como do CECAPRO e das particularidades que ocorrem nas escolas de atuação desses professores, já entrevistas permitiu uma análise do ponto de vista docente e um panorama geral da situação.
De maneira geral, o levantamento desses dados possibilitou uma visualização tanto numérica quanto qualitativa do programa, permitindo assim que os pontos deficientes existentes possam ser trabalhados de maneira mais efetiva.
CONCLUSÕES:
A necessidade de um profissional em constante formação faz com que a Formação Continuada dada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) seja de fundamental importância para que esse profissional seja aperfeiçoado e apresentado às novas concepções relacionadas à práxis educativa, a disponibilização e uso de novas ferramentas de ensino; traz uma nova perspectiva de aprendizado, fazendo com que o ensino de Ciências possa se tornar dinâmico e interativo. A metodologia usada para a análise possibilitou uma elaboração de uma perspectiva tanto qualitativa como quantitativa de vários aspectos da Formação Continuada. Os professores que se dedicam, frequentam e fazem o uso correto de todas as ferramentas relataram de maneira positiva o aproveitamento da Formação, já quem não possuía habilidades e(ou) condições suficientes para fazer o uso dessas ferramentas demonstrou desinteresse e criticou esse tipo de metodologia de ensino.
Palavras-chave: Formação Continuada, Ensino de Ciências, Atuação Docente.