65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS CADASTRADOS NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
GISLANY DA ROCHA BRITO - Estudante de graduação de enfermagem da Universidade Federal do Piauí
ANA CARLA LEAL GONÇALVES - Estudante de graduação de enfermagem da Universidade Federal do Piauí
ANA KLISSE SILVA ARAÚJO - enfermeira
FABÍOLA UINDAIARA OLIVEIRA BARRETO - Estudante de graduação de enfermagem da Universidade Federal do Piauí
RAILA CARVALHO FEITOSA - Estudante de graduação de enfermagem da Universidade Federal do Piauí
LAURA MARIA FEITOSA FORMIGA - Profa.Ms./orientadora- Depto. de enfermagem - UFPI
INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, a população de idosos aumentou consideravelmente em decorrência de uma expectativa de vida cada vez mais elevada. Mudanças como o controle de doenças infecciosas, instalações sanitárias, mais acesso aos serviços de saúde, novas tecnologias e um maior desenvolvimento econômico são fatores que contribuem para o crescimento populacional da terceira idade associado a uma melhor qualidade de vida (QV) dessa população. O envelhecimento populacional é uma resposta à mudança de alguns indicadores de saúde, especialmente a queda da fecundidade e da mortalidade e o aumento da esperança de vida. Não é homogêneo para todos os seres humanos, sofrendo influência dos processos de discriminação e exclusão associados ao gênero, etnia, racismo, condições sociais e econômicas, região geográfica de origem e à localização de moradia.O envelhecimento da população desperta no profissional enfermeiro a necessidade de planejar uma assistência que proporcione um atendimento qualificado e humanizado, com orientações pertinentes à prevenção de agravos posteriores a fim de atender de maneira eficaz as demandas que surgem com o processo de envelhecer e assim assegurar melhorias na qualidade de vida(QV) da população da terceira idade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Conhecer a qualidade de vida de idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo transversal de cunho exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa.Foi desempenhada uma pesquisa de campo, em que o pesquisador realizou a coleta de dados diretamente no local onde ocorrem. O estudo foi desenvolvido no período de agosto de 2011 a junho de 2012, sendo a população da pesquisa constituída por 120 idosos de ambos os sexos, cadastrados na ESF da zona urbana do município de São Julião – PI. Foi utilizado um formulário com o propósito de armazenar dados da população investigada como: idade, sexo, estado civil, data de nascimento, nível de escolaridade, trabalho e moradia. Posteriormente, utilizou-se o instrumento World Health Organization Quality Of Life - (WHOQOL-BREF).Os dados encontrados foram analisados no programa estatístico StatiticalPackage for the Social Sciences - SPSS versão 17.0 por meio de estatística descritiva. A pesquisa foi realizada de acordo coma Resolução 196 de 10 de Outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde, que regulamenta pesquisas envolvendo seres humanos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observa-se que a faixa etária predominante corresponde aos idosos de idade compreendida entre 60 a 65 anos (54,9%).Quanto ao gênero, encontrou-se predominância do sexo feminino (76,7%) em consonância com outro estudo realizado no Paraná em que dos 192 idosos em estudo, (51,0%) eram do sexo feminino, com predominância de idade na faixa etária de 60 a 69 anos (50,2%). No que se refere ao nível de escolaridade à maioria (38,3%) possuem o ensino fundamental incompleto. Quanto ao estado civil houve maior participação de idosos casados (60,8%). Em harmonia com o presente estudo, a pesquisa desenvolvida na ESF de Porto Alegre (RS), mostra que dos 95 indivíduos estudados, (67,0%) possuíam companheiro. Em alusão a trabalho ou ocupação da população estudada, (59,2%) já são aposentados. Em termos de arranjo familiar, o maior número de idosos entrevistados mora com a família, correspondendo (73,3%). Os dados encontrados no presente estudo mostram que a população estudada possui boa QV e satisfação em relação a questões sociais, relações pessoais, capacidade física e locomoção. Porém os dados em relação aos sentimentos negativos, serviços de saúde, meio de transporte e ambiente físico em geral alcançaram menores avaliações na QV.
CONCLUSÕES:
Observa-se que para os participantes da pesquisa, a satisfação com a vida e boa qualidade da mesma está relacionada diretamente à convivência com a sociedade, amigos e parentes, a capacidade de se locomover bem, sono e repouso satisfatórios, independência e autonomia.Os níveis de avaliação da qualidade de vida e de satisfação com a saúde podem estar diretamente relacionados com as condições de moradia, instalações sanitárias, conforto domiciliar, ocupação e pequena quantidade de pessoas na mesma residência. Partindo da interpretação de que para eles, isso representa bem-estar e boa qualidade de vida. Deste modo, foi possível compreender a importância que o profissional enfermeiro possui dentro das equipes que compõem as unidades de saúde da família, uma vez que lidam diretamente com a população enfocada, podendo amparar, acompanhar, desenvolver e programar novas estratégias voltadas ao idoso a fim de garantir a QV já possuída e estabelecer melhorias nas questões necessárias.
Palavras-chave: Qualidade de Vida, Saúde do Idoso, Saúde da Família.