65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A conscientização ambiental desenvolvida em uma atividade para a Educação Infantil em um ambiente de Manguezal
FABIANA DO CARMO SANTANA - ESPECIALISTA EM ENSINO DAS CIÊNCIAS - UAB (ESPAÇO CIÊNCIA-PE)
MSC. FLÁVIA CRISTINA GOMES CATUNDA DE VASCONCELOS - DOUTORANDA EM ENSINO DAS CIÊNCIAS (USP) - ORIENTADORA
PROF. DR. VALDIR LUNA - ORIENTADOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:
A biodiversidade de um Manguezal é significativa para diversas espécies, sendo cada vez mais necessária a sua conservação. Atividades desenvolvidas para a Educação Infantil possibilitam que estas se tornem adultos mais reflexivos em relação a questões ambientais, despertando a conscientização da preservação ambiental. Através do reconhecimento de sua vegetação e definindo seu grande papel na manutenção do equilíbrio ecológico, e do Meio como um todo, é possível implementar ações, nas quais, o conhecimento é concebido por todos, mas pode ser perpetuado pelos 'pequenos'.
Trabalhar na educação infantil a importância do ecossistema Manguezal, atrelando ao contato com um ambiente natural, possibilita que a criança se sinta integrante da natureza, como ela é, ampliando a sua ação para a aplicação da preservação da natureza.
Deste modo, esta pesquisa apresenta uma atividade realizada em um ambiente de manguezal na qual foi explorada os tipos de mangue, suas características, explorando a fauna que habita este ambiente e que com a sua degradação poderia ser extinta deste ambiente. Aplicando métodos de ensino-aprendizagem diferenciados e dinâmicos nesta série é possível o desenvolvimento do conhecimento de modo instigante, prazeroso e concreto.
O tema foi tratado como transversal e inserido na grade da Educação Ambiental dentro da Educação Infantil, para ser incorporado às outras séries tornando possível o ensino específico de Manguezal no Ensino das Ciências e na Educação Ambiental.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo apresentaR uma atividade para a Educação Infantil a qual prOpõE despertar a conscientização e preservação ambiental através do reconhecimento da fauna e flora do ecossistema Manguezal, explorando suas características como disposição das folhas nas copas das árvores, suas raízes, dentre outros.
MÉTODOS:
O Manguezal Chico Science do Espaço Ciência, museu de ciências do estado de Pernambuco, foi o ambiente utilizado para a realização desta atividade. Na atividade realizada com 30 crianças, inicialmente foi realizado uma sondagem com questões orais e utilização de imagens, as quais explorava as concepções prévias das crianças referentes a este ambiente. Após a abordagem, os alunos tiveram que realizar a montagem de um manguezal em EVA representando a fauna e flora do ambiente com suas características como disposição das folhas nas copas das árvores, suas raízes, dentre outros. Após este momento foi discutido a importância deste ecossistema para o ambiente que vivemos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A atividade auxiliou no reconhecimento do Ecossistema manguezal e suas características, fazendo com que fosse excluída a ideia de que o manguezal é um ambiente sujo e sem importância para o planeta, possibilitando um primeiro contato com o mesmo.
A montagem do quadro em EVA dispondo as partes que caracterizam cada tipo de mangue, além de auxiliar na compreensão estrutural de uma árvore, permitiu que as crianças chegassem ao objetivo principal da atividade, o de identificar os tipos de mangue existentes no Manguezal Chico Science (Espaço Ciência) definindo as características de cada um e ao mesmo tempo, trabalhar a conscientização da preservação dos ambientes naturais de mangues.
CONCLUSÕES:
As atividades realizadas no Manguezal pode despertar a consciência ambiental devido este ecossistema ser um berçário natural de diversas espécies, e com isto destaca-se a importância de sua preservação. O trabalho com a educação infantil neste ambiente possibilitou que as crianças conhecessem o ambiente e suas características com a visão de preservá-lo.
Palavras-chave: educação ambiental, educação infantil, manguezal.