65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O PARFOR E AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A ESCOLA DO CAMPO
Sheyla Maria Soares Santana - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Educação – UFOPA
Ana Hiarley Castro Silva - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Educação – UFOPA
Milka Oliveira de Vasconcelos - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Educação – UFOPA
Rosilene de Sousa Pereira - Instituto de Ciências da Educação, Programa de Ciências Humanas – UFOPA
Solange Helena Ximenes Rocha - Profa. Dra./Orientadora – FormAzon – Programa de Educação - UFOPA
INTRODUÇÃO:
O governo federal instituiu em 2009 a Política Nacional de Formação de Profissionais do magistério da Educação básica (PARFOR),que visa diminuir o déficit de professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais que atuam sem formação adequada às exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/1996) .
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tem como objetivo fazer um estudo do PARFOR, a partir das percepções dos alunos-professores que atuam em escolas do campo.
MÉTODOS:
A abordagem adotada na pesquisa foi de natureza qualitativa. Minayo (1994) diz que na pesquisa qualitativa a interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisados é essencial. Para que assim a pesquisa seja realizada de forma correta, sempre levando em consideração a realidade dos sujeitos pesquisados para que não haja distorções no estudo e seja capaz de ser acrescido em algo já estudado proporcionando novas hipóteses acerca do estudo realizado. Para a realização desse estudo foram realizadas coletas de dados que se desenvolveram através da análise do projeto do PARFOR como política pública de formação, análise documental e de entrevistas com a coordenação institucional do PARFOR na UFOPA, coordenadores de curso, professores e estudantes que atuam no campo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A análise das falas dos alunos-professores indica que os cursos oferecidos pelo PARFOR são de fundamental importância para o exercício da docência em sala de aula. Os alunos-professores apontam em suas falas que a graduação irá auxiliar no trabalho em sala de aula e no desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos. O docente terá acrescido com a teoria trabalhada nos cursos e aplicada na prática, pois são trabalhos nos cursos do PARFOR apenas a base para os docentes e estes devem ser capazes de associar esses conhecimentos com a realidade que vivem .
Além disso, para os entrevistados que lecionam em comunidades rurais o PARFOR irá ajudar no desenvolvimento das comunidades ao qual fazem parte, como podemos observar nas falas: “O PARFOR para mim é uma oportunidade de absorver conhecimentos e que trará benefícios para a comunidade em que resido.” Entrevistado 17 – Curso de Pedagogia; “Olha o meu propósito é contribuir com a comunidade, porque quanto mais a gente estuda mais aprende mais coisas novas temos pra ensinar pra nossos alunos”. Entrevistado 19 – Curso de História e Geografia. Esses professores não estão apenas preocupados em obterem qualificações para si e sim dar uma melhor educação aos seus alunos e até para comunidade que busca melhorias de vida através da educação.
CONCLUSÕES:
Os primeiros dados analisados nos fazem concluir a relevância do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR, implantado na UFOPA- município de Santarém, na medida em que está proporcionando a primeira graduação para professores que até então só possuíam nível médio em magistério, além de possibilitar a habilitação do professor que já possui uma formação, mas está lecionando em outra área. No entanto, ainda existe a necessidade de políticas públicas que atendam a todos os docentes que atuam no campo, pois a seleção realizada para ingresso no plano ainda deixou muitos professores excluídos do processo de qualificação docente.
Com a conclusão da análise dos dados pretende-se discutir a necessidade de fomentar uma política de formação que atenda aos professores que atuam no campo, no sentido de ofertar uma educação de qualidade e que valorize os aspectos de suas realidades.
Palavras-chave: PARFOR, escola do campo, formação docente.