65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião
O Candomblé de nação Ketu na cidade de São Paulo: A caminho da reelaboração religiosa no séc. XXI
Danielle de Alcântara Farias - Depto. de Ciências Sociais - PUC SP
Josildeth Gomes Consorte - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Sociais - Antropologia - PUC SP
INTRODUÇÃO:
O candomblé Ketu, na cidade de São Paulo no século XXI passa por um processo de ressignificações, adotando uma dinâmica de reelaboração em busca de uma legitimação religiosa. O movimento de “africanização” está ligado a essa constante reelaboração e, em boa parte, pela necessidade de adaptação dos terreiros às exigências da vida contemporânea.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo da pesquisa é contribuir para o debate em torno das mudanças ocorridas nas casas de matriz africana, que já estão bastante influenciadas pela africanização, fazendo uma análise do desenvolvimento da tradição religiosa na cidade de São Paulo.
MÉTODOS:
Visitei e participei do cotidiano de casas de candomblé de nação Ketu, para melhor entender suas realidades e assim buscar informações necessárias à pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verifiquei algo novo ocorrendo nos terreiros, o culto ao oráculo de Orunmilá-Ifá como um diferencial nas casas que se encaixariam no título de “reafricanizadas”. Esse culto está sendo desenvolvido através de uma mescla do “saber acadêmico” com a tradição religiosa já existente em São Paulo.
CONCLUSÕES:
Desse modo o candomblé demostra que é capaz de absorver o novo sem medo de afastar-se de seus princípios mantenedores de identidade, por entender que a melhor forma de estar no mundo é inserindo-se nele, sendo capaz, assim, de ser tradicional e contemporâneo ao mesmo tempo.
Palavras-chave: candomblé, reafricanização, afro-brasileiro.