65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ANÁLISE DA VIDA, ONTEM E HOJE, NOS MANGUES E CORAIS
Aline da Silva Santos - Profa. de Química – Colégio Estadual Eraldo Tinoco
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que o meio ambiente é constituído de uma cadeia ligada através de um tênue equilíbrio, onde a menor interferência humana pode vir a desfazê-la causando grandes prejuízos para o planeta.
Sendo Alcobaça uma cidade litorânea que tem como uma das principais fontes de renda a captura de animais que vivem na região do mangue, rio e mar e o turismo voltado para a praia e Abrolhos, percebe-se a redução nas quantidades de animais que vivem nesta região e sabendo-se que futuramente isto pode interferir na vida existente em Abrolhos. Foi desenvolvido com os alunos do 3º ano do Colégio Eraldo Tinoco (CEET) um trabalho de conscientização ambiental dentro da disciplina de Química, abordando os ciclos biogeoquímicos, enfocando a importância do equilíbrio de cada elemento destes ciclos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Discutir a importância dos mangues e corais na região, comparando o meio ambiente de ontem e hoje, buscando identificar as principais mudanças e suas causas, expondo soluções para os problemas identificados.
MÉTODOS:
Durante as aulas de química foram apresentados os Ciclos Biogeoquímicos dando-se um enfoque especial aos problemas que os desequilíbrios no ciclo do carbono podem causar à água do mar e em consequência a vida dos corais.
Para o trabalho foram selecionados textos pela professora, a seguir os alunos leram e sistematizaram os dados criando questionários para as entrevistas com os moradores locais. A coleta de dados junto à população local tinha por objetivo a percepção sobre as mudanças ocorridas no meio ambiente da região. Após esta etapa do trabalho houve uma visita ao Projeto Coral Vivo, instituição que trabalha com pesquisa e educação para a conservação e uso sustentável dos ambientes recifais e das comunidades coralíneas brasileiras. No retorno da viagem aconteceu um seminário sobre o tema.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O projeto teve como propósito de que os alunos desenvolvessem a consciência do quão importante é a região em que estamos e a necessidade de preservá-la.
Durante o trabalho houve contado com duas formas de conhecimentos, o empírico e o científico. Onde foi analisada, através da entrevista, a visão da população local a cerca dos problemas ambientais que estão ocorrendo e em contrapartida foram analisados textos científicos e informações técnicas fornecidas durante a visita ao Projeto Coral Vivo em Arraial D’Ajuda.
Através deste trabalho os alunos tiveram a oportunidade de contextualizar os conteúdos de química, tendo acesso a dois pontos de vista diferentes podendo assim formar a própria opinião sobre o assunto.
CONCLUSÕES:
Ao final do projeto os alunos perceberam o quão rica em biodiversidade e importante é a região em que vivem, e como isto está sendo destruído.
Então foi proposto um seminário aberto para os demais discentes do CEET, onde foram estabelecidas relações críticas entre os dados coletados junto à comunidade e no Coral Vivo e criado um compromisso de proteção através da informação a população sobre épocas de defeso e não desmatamento e poluição dos manguezais.
Palavras-chave: Ciclos Biogeoquímicos, Educação Ambiental, Química.