65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
RUBIACEAE DO PARQUE NACIONAL DE UBAJARA, CEARÁ, BRASIL
Ellen Kallyne de Sousa Brandão - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará
Evelyne Marques Marreira - Programa de Pós Graduação em Botânica, UEFS, Bahia
Valéria da Silva Brandão - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará
Elnatan Bezerra de Souza - Curso de Ciências Biológicas, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará
INTRODUÇÃO:
Estudos sobre a família Rubiaceae no Ceará, especialmente em fragmentos de Mata Atlantica na Ibiapaba Norte, vem sendo desenvolvidos desde 2008. A Floresta Atlântica no estado ocorre em disjunções isoladas no topo de chapadas (planaltos) sedimentares e no cume de serras (maciços) próximas ao litoral ou em áreas interioranas, podendo ser designadas de “Brejos de Altitude”. Em prosseguimento a esses estudos realizou-se a catalogação das Rubiaceae do Parque Nacional de Ubajara (PARNA). Rubiaceae é uma família com aproximadamente 1347 espécies e 118 gêneros, organizados em 44 tribos distribuídas em três subfamílias: Rubioideae, Ixoroideae e Cinchonoideae. É reconhecida pelas folhas simples, inteiras e opostas, estípulas interpeciolares e flores geralmente actinomorfas, isostêmones, simpétalas, com ovário geralmente ínfero, sendo importante componente de Mata Atlântica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com esta pesquisa realizar o levantamento das Rubiaceae do Parque Nacional de Ubajara (PARNA) e subsidiar os estudos florísticos na região da Ibiapaba Norte.
MÉTODOS:
O PARNA de Ubajara, com área de 6.288 ha., é um importante fragmento de Mata Atlântica da Ibiapaba Norte. Está situado nas coordenadas 03°50'29” S e 40°54'63” e apresenta altitudes variando de 750-900 m de alt., sendo uma importante Unidade de Conservação. O levantamento foi realizado com material proveniente de três coletas realizadas em Março, Agosto e Dezembro de 2011. As espécies foram identificadas através da literatura especializada, comparação com o material previamente identificado e consulta a especialista sendo, posteriormente, incorporado ao acervo do Herbário Professor Francisco José de Abreu Matos (HUVA).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O levantamento resultou em um total de 17 espécies distribuídas em 10 gêneros, sendo 64,7% Rubioideae, 29,4% Ixoroideae e 5,8% Cinchonoideae. Dentre os gêneros identificados os que apresentaram maior riqueza de espécies foram Borreria G. Mey. e Psychotria L., com quatro espécies, seguidos de Randia L. com duas espécies e os demais gêneros com uma espécie cada. Ressalta-se a presença de Oldenlandia herbacea (L.) Roxb., como nova ocorrência para o Ceará. Os dados confirmam que a subfamília Rubioideae demonstra-se como a mais representativa dentre as subfamílias.
CONCLUSÕES:
A diversidade de Rubiaceae no PARNA de Ubajara evidencia a predominância da subfamília Rubioideae com 64,7% das espécies. Por outro lado, a presença de gêneros tais como Psychotria L., Palicourea Aubl. e Geophila D. Don, indicam a manutenção da umidade no sub-bosque deste remanescente, caracterizando o que se pode chamar de “ilha de umidade”. A manutenção de fragmentos de Mata Atlântica como a do PARNA de Ubajara é de fundamental importância especialmente para a preservação da grande riqueza de espécies apresentada pela família.
Palavras-chave: Biodiversidade, Mata Atlântica, Rubioideae.