65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
IMPACTO SÓCIO-AMBIENTAL QUE ENVOLVE OS MORADORES DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO MINDU DA CIDADE DE MANAUS-AM
Eveline Maria Damasceno do Nascimento - Doutoranda Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM
Iraildes Caldas Torres - Profª. Dra./Orientadora – PPGSCA/UFAM
INTRODUÇÃO:
O processo de reprodução do espaço urbano nos coloca diante de transformações profundas porque cada sujeito se situa num espaço e isso determina, no nível da vida cotidiana, a construção coletiva da cidade, o que reforça a necessidade de identificar os papéis e as responsabilidades dos diversos atores face aos temas ambientais e à necessidade de construir consensos em torno deles. Assim, com o objetivo de introduzir uma reflexão lúcida da relação do espaço urbano para se compreender o processo de produção do urbano, sua relação com o ambiente natural onde o homem se insere como um ser que produz culturas, o presente estudo tratará das implicações ambientais que atingem os moradores da cidade de Manaus no entorno do Parque Municipal do Mindu em conseqüência da não preservação do espaço natural.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta análise contribuirá para as discussões acerca da importância de uma gestão compartilhada com ênfase na co-responsabilidade na gestão do espaço público e na qualidade de vida urbana e que se estimule, crescentemente, ações preventivas, não descuidando da necessidade de lidar com as ações corretivas.
MÉTODOS:
Este estudo foi desenvolvido a partir de um processo de conversação com autores que vêem a questão ambiental inserida num novo paradigma, tal como compreendem Oliveira (2003); Santos (1994) dentre outros. Adotou-se uma metodologia dialógica, pois se faz fundamental percebermos e articularmos a pesquisa às dimensões política, cultural, social e educativa que compõem a visão de mundo dos moradores residentes no entorno do Parque Municipal do Mindu. O estudo foi realizado em quatro fases distintas e articulado. A primeira fase comportou a realização das disciplinas no curso de mestrado, a revisão de literatura, levantamento bibliográfico e documental, além da reformulação do projeto. A segunda fase foi reservada ao exame de qualificação e suas exigências institucionais. Na terceira fase realizamos a pesquisa de campo, organização e disposição estatística dos dados. A quarta fase ficou reservada a elaboração da dissertação e posterior defesa pública.
São partes da pesquisa: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental, pesquisa de campo: inicialmente realizamos um mapeamento de todos os conjuntos existentes no entorno do Parque Municipal do Mindu, norteada por um aporte teórico-metodológico próprio da demanda imposta pelo processo de construção do conhecimento e organização dos dados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A cidade é uma realização humana, uma criação que vai se constituindo ao longo do processo histórico e que ganha materialização concreta, diferenciada, em função de determinações históricas específicas. Atualmente, muitos autores afirmam que o mundo se torna urbano devido ao rápido crescimento das cidades modernas e à transformação de vastas áreas em aglomerados urbanos.
A cidade, do ponto de vista da realização da vida, configura-se como prática socioespacial. Nessa dimensão concreta, ocorre a produção de laços de solidariedade e união dos habitantes, criados nas relações de vizinhança, que colocam em evidência a prática do habitante (espaço e tempo do lazer e da vida privada, bem como espaço e tempo do trabalho), iluminando usos, particularmente aqueles que se estabelecem fora do mundo do trabalho e da vida privada.
Carlos (1992) afirma que a cidade representa trabalho materializado; ao mesmo tempo em que representa uma determinada forma do processo de produção e reprodução de um sistema específico, portanto, a cidade é também uma forma de apropriação do espaço urbano produzido.
CONCLUSÕES:
Manaus já foi denominada Cidade Sorriso, um título sinalizador da alegria sempre presente em seus habitantes, apesar das dificuldades decorrentes das distâncias e circunstâncias. Nas ruas, as pessoas se saudavam mesmo sem se conhecerem, uma situação muito diferente dos dias atuais quando nem moradores do mesmo prédio se cumprimentam quando compartilharem o espaço do elevador. Manaus traz, na estruturação de seu espaço e de sua população, as marcas dessa acelerada e desmesurada urbanização, perceptível nos bairros que compõem a cidade.
Em conversa com os moradores do entorno do Parque Municipal do Mindu, em particular conjunto Barra Bela e Jardim Primavera, notamos a insatisfação em relação à situação decorrente das inundações que assolam esta área. Isto significa que os moradores sentem o desconforto de morar em uma área que alaga constantemente e sentem a insegurança de saber que durante as chuvas sua casa ficará praticamente sob as águas.
O resultado das entrevistas no que diz respeito à cidade de Manaus está relacionada com a problemática das inundações. A cidade enquanto construção humana, produto social, trabalho materializado, apresenta-se enquanto formas de ocupações. Assim, o acesso à cidade é mediado por mecanismos de mercado assentados na propriedade privada da terra.
Palavras-chave: Espaço Urbano, Cidade, Manaus.