65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 5. Ciências Florestais
BIOMETRIA E MORFOLOGIA DE FRUTOS E SEMENTES DA ESPÉCIE ARBÓREA BREU BRANCO (Protium pallidum Cuatrec.).
Waldenir Oliveira da Silva Junior - Discente do Curso de Eng.Florestal-UFRA/Campus Paragominas PA
Elizabeth Gomes da Silva - Discente do Curso de Eng.Florestal-UFRA/Campus Paragominas PA
Julianne Chaves Padilha - Discente do Curso de Eng.Florestal-UFRA/Campus Paragominas PA
Cristina Ana Magalhães de Carvalho - Bolsista DTI/Museu Paraense Emílio Goeldi
Simonne Sampaio da Silva - Profª. Drª./Orientadora – Instituto de Ciências Agrárias – ICA UFRA - Campus Par
INTRODUÇÃO:
Protium pallidum Cuatrec., popularmente conhecido como breu-branco pertence à família Burseraceae, apresenta alto valor econômico, pois sua madeira libera uma resina de cheiro agradável, a qual é muito utilizada na indústria de perfumaria e cosméticos, também tem vários usos na cultura local, os índios usam esta resina para calafetagem de suas canoas, toda essa ultilidade torna o breu branco suscetível aos impactos de exploração. Está espécie possue árvores geralmente de grande porte, podendo chegar a 31m de altura, apresentando tronco cilíndrico e sapopemas, sua inflorescência é subterminal e as flores são pentâmeras. O fruto apresenta coloração verde quando maduro, geralmente é obovado anguloso, as sementes possuem arilo que as recobrem lateralmente as quais germinam de 25 a 30 dias após a semeadura. O Protium é o gênero mais amplamente distribuído no Brasil. O breu-branco é uma espécie arbórea nativa da Floresta Amazônica, ocorrendo na Guiana Francesa central, Amapá, norte do Pará até o oeste do Maranhão. A espécie pode ser confundia com varias espécies do gênero entre elas está o Protium polybotryum. Os aspectos biométricos e morfológicos do fruto e da semente visam analisar características individuais da espécie para melhor identificação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo teve o intuito de descrever os caracteres biométricos e morfológicos da espécie Protium pallidum Cuatrec., visando subsidiar a identificação das espécies desse gênero.
MÉTODOS:
Os frutos foram coletados diretamente de árvores matrizes, em fevereiro de 2013 na localidade de Nova União em área de mata preservada de terra-firme, localizada nas respectivas coordenadas geográficas S 02’102”85° e W 047’757”29°, no município de Aurora do Pará que pertence à mesorregião do Nordeste Paraense e à Microrregião do rio Guamá. O estudo foi desenvolvido na Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Paragominas/PA. Os dados biométricos do fruto foram obtidos através de 50 unidades selecionados aleatoriamente, medindo comprimento, espessura e largura do fruto e de seu pedicelo. Os frutos foram beneficiados em água corrente para retirada do arilo que recobria a semente, as quais foram obtidas o comprimento, espessura e largura. Os dados Biométricos foram obtidos através de um paquímetro digital com precisão de 0,01mm. Para cada uma das variáveis estudadas foram calculados a média aritmética e o desvio padrão, e determinados os valores mínimos e máximos. As análises morfológicas foram realizadas em laboratório, com o auxílio de um estereomicroscópio com lentes de aumentos 2x e 4x para descrição de frutos e sementes e a terminologia empregadas estão de acordo com os trabalhos de Beltrati (1992) e Barroso et al. (1999).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O fruto é monospérmico, com epicarpo coriáceo, quando maduro apresenta cor verde, mesocarpo esponjoso e pericarpo carnoso, é deiscente com abertura de duas valvas do ápice para base apresentando forma obovado anguloso sua superfície é rugosa e glabra, com poucas depressões. Os dados biométricos do fruto equivalem a 1,69-2,49x1,68-2,24x1,13-1,93cm em comprimento, largura e espessura com médias de 2,26;2,0;1,48cm respectivamente. O pedicelo apresenta comprimento e espessura de 0,62-2,82x2,75-2,79mm com médias 1,34 e 2,8mm. O pirênio possui consistência lenhosa de formato anguloso irregular com ápice apiculado de base arredondada. A superfície da testa é esbranquiçada e fibrosa, com arilo consistente, carnoso recobrindo lateralmente a semente. Seus caracteres internos mostram uma consistência carnosa, o embrião possui dois cotilédones e plúmula indiferente. Os caracteres biométricos do pirênio apresentam comprimento, largura e espessura de 1,44-1,72x1,11-1,32x0,85-1,9cm e médias de 1,57;1,29;1,04cm. O breu possui dimensões do fruto equivalentes á 2,5-2,x1,4-3,1x1,45-2,2cm em comprimento, largura e espessura respectivamente abrindo-se diretamente com 2-3 valvas, arilo recobrindo todo o pirênio, fator que pode ser determinante para distinção desta espécie.
CONCLUSÕES:
O Protium pallidum Cuatrec., por possuir muitas espécies do gênero, as análises biométricas e morfológicas da espécie são fatores determinantes para sua identificação. Permitindo que a produção industrial de cosméticos e perfumara sejam feita com a devida espécie.
Palavras-chave: Frutos, Semente, Protium pallidum.