65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
Desejeto alimentares: descarte ou reutilização?
Felipe Roncatto Vicentin - Dept. de Medicina Veterinaria - UFG
Mariana Crepaldi de Paula - Orientadora Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar – UFG
INTRODUÇÃO:
Os dejetos alimentares produzidos pelo homem nem sempre são descartados de forma correta, na maioria das vezes são misturados com o lixo não orgânico, dificultando a separação do lixo reciclável dos dejetos alimentares.
O descarte dos dejetos alimentares pode ser feito através da composteira, trazendo um aproveitamento total do produto produzido em consequência da compostagem do alimento, podendo ser usados em hortas e jardins como fonte de adubo orgânico, aproveitando de maneira consciente os resíduos alimentares.
Este trabalho foi desenvolvido em ambiente doméstico na cidade de Jataí, Goiás, situado no Sudoeste de Goiás.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Observar e analisar o tempo de formação do adubo em uma composteira de 40 litros, para ser usado em hortas e jardins no ambiente doméstico.
MÉTODOS:
Foi utilizado um recipiente de 40 litros com tampa para depositar os resíduos alimentares das atividades domésticas. É necessário colocar a palha ou serragem sobre os dejetos, de modo a criar camadas uma sobreposta a outra, fazendo com que o alimento (rico em nitrogênio) fique por baixo do “lixo seco” (rico em carbono) inserido em forma de serragem, o que acelara a decomposição e evita o mal cheiro. Aos dejetos alimentares (lixo úmido) deve-se acrescentar o dobro de serragem, mantendo a tampa do compartimento fechada. Cascas de frutas, restos de verduras, legumes são exemplos de alimentos que podem ser compostados
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o tratamento acima foi observado o tempo de decomposição do material. Foram necessários dois meses de uso diário numa casa de quatro moradores para que o compartimento atingisse sua capacidade máxima. Os alimentos depositados primeiramente foram os que tiveram o processo de decomposição mais adiantado, porem alguns dejetos não atingiram o processo de decomposição total, como por exemplo: casca e semente de abacate e cascas de ovos. Os alimentos colocados posteriormente demoraram mais para se decompor. Para que o processo fosse adiantado foi necessário mexer o composto todos os dias de forma a misturar as camadas mais profundas com as mais superficiais. Alguns problemas foram relatados como o aparecimento de larvas (corós), mas isto não comprometeu a compostaem, pois esses insetos aceleram o processo de compostagem.
CONCLUSÕES:
Um compartimento de quarenta litros pode atender a capacidade de dejetos alimentares diários de quatro pessoas em um ambiente domiciliar. Após encher o compartimento foi necessário mexer o material diariamente para assim acelerar o processo de decomposição, estabelecendo um período entre cinco a seis meses para totalizar o processo de transformação do material em adubo, tendo um reaproveitamento total do que seria descartado em um lixo comum. O composto produzido pode ser usado em hortas e jardins proporcionando um ótimo adubo natural.
Palavras-chave: Dejetos alimentares, Compostagem, Adubo orgânico.