65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
GRAFITE: DA RUA PARA DENTRO DA ESCOLA
Elissuam do Nascimento Barros de Souza - Professor de Artes / IFPA CAMPUS CASTANHAL
Shirley do Nascimento - Professora de Educação Física / IFPA CAMPUS CASTANHAL
INTRODUÇÃO:
Trata-se de uma atividade pedagógica realizada em parcerias com as disciplinas de arte e educação física que resultou na produção de vários grafites no ambiente da quadra poliesportiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Castanhal). O presente trabalho demonstra a importância e a viabilidade do trabalho com grafite na disciplina de artes, podendo realizar interface com outras disciplinas. O grafite faz parte de um movimento chamado hip hop nascido durante os anos 1970 nos subúrbios de Nova Iorque, com quatro manifestações: o rap, o grafite, o breakdance e o disc-jóquei (DJ), e sua ideologia se contrapõe à miséria, às drogas, ao crime e à violência, e busca interpretar a realidade social. Seu objetivo é juntamente encontrar saídas e fornecer uma alternativa à população excluída. Sendo que, o grafite corresponde às artes visuais no movimento hip hop, onde por meio do desenho, o grafite procura expressar a revolta, a discriminação e a falta de reconhecimento. Em muros e painéis ele imprime retratos do cotidiano periférico (SOUZA et al, 2005). Assim, o trabalho foi desenvolvido com quatro turmas de alunos do primeiro ano do ensino médio profissionalizante, sendo uma turma do Proeja, e se deu em um momento teórico e outro prático culminando com a produção do grafite.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve por objetivo demonstrar a importância do trabalho com grafite na disciplina de artes em parceria com outras disciplinas, através da experiência pedagógica com alunos do primeiro ano do ensino médio e Proeja na quadra poliesportiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA Campus Castanhal).
MÉTODOS:
O trabalho pedagógico se deu em parceria com a disciplina de educação física, e foi desenvolvido com quatro turmas de alunos do primeiro ano do ensino médio profissionalizante, sendo uma turma do Proeja. Em um primeiro momento a atividade foi realizada em sala de aula, onde os alunos aprenderam sobre arte rupestre, arte de rua, origens e ideologia do movimento hip hop, tipos de grafite e técnicas utilizadas na pintura em parede. Também foi discutido a diferença da pichação e o grafite, onde, se chegou ao entendimento da importância do grafite enquanto manifestação artística se contrapondo à miséria, às drogas, ao crime e à violência. Posteriormente, para realizar a culminância da atividade com as disciplinas de artes e educação física, escolhemos o ginásio poliesportivo da instituição para realizar a prática com o grafite e, também, o ginásio foi escolhido por conta das atividades com os jogos estudantis que ocorriam no mesmo período da atividade. A parte prática foi realizada no ambiente interno da quadra, onde as turmas de trinta alunos receberam orientações sobre técnicas de grafitagem e foram divididas em pequenos grupos de seis pessoas, e cada grupo elaborou um esboço de grafite em uma folha de papel, com temática relacionada aos jogos estudantis com desenhos, frases ou palavras relacionados ao esporte, e em seguida realizaram os desenhos nas paredes do ginásio.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observamos que a atividade pedagógica desenvolvida nas disciplinas de artes e educação física despertou bastante interesse nos adolescentes e jovens envolvidos, havendo momentos de muitas descobertas para a grande maioria que se identificaram muito com o grafite, ode aprenderam algumas técnicas e começaram a lidar com tintas e realizaram pequenas produções artísticas, sendo que, alguns demonstraram intimidade e desenvoltura no desenho com spray, contribuindo até mesmo com outros companheiros de grupo na construção dos trabalhos. No ginásio poliesportivo, os desenhos ganharam bastante visibilidade para o principal público – a comunidade estudantil, que utiliza o espaço para momentos de socialização, lazer e aprendizagem, e nele se expressam de variadas formas. Os desenhos causaram algumas repercussões por mexer na padronização formal da escola e, mesmo tendo sido realizados em uma ambiente fechado cousou também certo estranhamento para alguns funcionários da instituição.
CONCLUSÕES:
Desta forma por ser o grafite uma arte bastante ligada aos jovens, demonstrou ser um importante conteúdo a ser trabalhado com os alunos do ensino médio, trazendo um novo olhar aos estudantes sobre a disciplina de artes. Esta prática também possibilitou aos alunos compreender, respeitar e vivenciar o real sentido do grafite, expressando a realidade em que estão inseridos conforme suas diversas percepções. Cabe resaltar que os trabalhos se diferenciam em múltiplos aspectos, uma vez que cada turma apresentou peculiaridades diferentes. Os diversos desenhos grafitados trouxeram a quadra poliesportiva uma nova “cara”, muito mais aceita pelos estudantes, tornando o ambiente mais leve e mais aconchegante. Acreditamos que o estranhamento causado em alguns funcionários, seja pela falta de compreensão do grafite enquanto expressão artística.
SOUZA, J.; FIALHO, V. M.; ARALDI, J. Hip Hop: da Rua Para a Escola. SULINA, 2005, 136 p.
Palavras-chave: Grafite, Hip Hop, Artes.