65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
GRUPOS DE ESTUDO EM QUÍMICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA DO SUBPROJETO PIBID/QUÍMICA/FAEC-UECE
Daiany Soares Teixeira - Faculdade de Educação de Crateús – FAEC
Ana Aline Coêlho Alcanfor - Faculdade de Educação de Crateús - FAEC
Eliane Alves da Silva Rodrigues - Faculdade de Educação de Crateús - FAEC
Raniela Rodrigues Araújo - Faculdade de Educação de Crateús - FAEC
Suelen Aurélio Morais - Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Club
Saulo Roberio Rodrigues Maia - Profo. Orientador - Universidade Estadual do Ceará - UECE
INTRODUÇÃO:
Dentre as várias ações do subprojeto PIBID/Química/FAEC, parte integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Estadual do Ceará (UECE), destaca-se a implantação de grupos de estudo em química. Esse subprojeto é desenvolvido por alunos/bolsistas do Curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE) na Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Club. Segundo Libâneo (1994) A atividade de ensinar é vista, comumente, como transmissão da matéria aos alunos, realização de exercícios repetitivos, memorização de definições e fórmulas. Partindo dessa premissa, a implantação de grupos de estudo se torna uma metodologia diferenciada de ensino. Nesta perspectiva, os licenciandos trabalham as dificuldades que os alunos da escola participante têm em compreender alguns dos conteúdos de Química abordados em sala de aula usando muitas vezes a Química do cotidiano. No entanto, não é um reforço das aulas de química na forma já conhecida, de repetição de conteúdos e exercícios, e sim, uma nova metodologia na abordagem do conteúdo, buscando tirar a abstração que se tem em alguns dos conceitos e mostrando a aplicabilidade dos mesmos, tornando os conceitos químicos mais próximos dos alunos, contribuindo assim em seu processo de ensino e aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho teve como objetivo a implantação de grupos de estudo, introduzindo os bolsistas como facilitadores dessa atividade juntamente com os alunos. Bem como, a melhoria da aprendizagem dos conteúdos de Química abordados em sala de aula pelos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Lions Club (E.E.F.M. Lions Club).
MÉTODOS:
A coleta dos dados se deu da seguinte maneira, aplicou-se um questionário, com os alunos das turmas de 1º, 2º e 3º ano, que participaram dos grupos de estudo. O mesmo é composto por cinco questões objetivas, contendo (sim), (não) e (algumas vezes) como alternativas. Sendo então analisadas as seguintes questões:(1)- O grupo de estudo ajudou na aprendizagem dos conteúdos vistos na disciplina de química? (2)-O tempo disponibilizado para o grupo de estudo fez-se suficiente? (3)- A metodologia utilizada facilitou a sua aprendizagem? (4)- O grupo de estudo ajudou você a melhorar suas notas na disciplina de química? (5)-Os bolsistas do PIBID atenderam as suas expectativas? Os dados foram organizados em tabelas e gráficos para análise.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Abaixo apresentam-se os resultados para cada questão:
(1)-83% responderam que sim, o grupo de estudo ajudou na aprendizagem dos conteúdos vistos na disciplina de química, 2% não e 15% algumas vezes.
(2)-66% responderam sim, o tempo disponibilizado para o grupo de estudo fez-se suficiente, 14% não e 20% algumas vezes.
(3)-92% responderam que sim, a metodologia utilizada facilitou a sua aprendizagem, 2% não e 6% algumas vezes.
(4)-83% responderam sim, o grupo de estudo ajudou a melhorar as notas na disciplina de química, 3% não e 14% algumas vezes.
(5)-97% responderam que sim, as bolsistas do PIBID atenderam as expectativas 1% não e 2% algumas vezes.
Considerando que grupos de estudo promovem maior envolvimento e interação entre os alunos, resulta assim, em uma maior concentração e evita que sejam meros espectadores ou receptores passivos de informações, que normalmente seriam temporariamente memorizadas e posteriormente esquecidas. Logo, com base na análise feita dos resultados dos questionários que foram aplicados, percebemos que a implantação dos grupos de estudo contribuiu de forma significativa na aprendizagem dos mesmos.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que na opinião dos alunos,o grupo de estudos é de suma importância para ajudar na construção do conhecimento na disciplina.A experiência vivida pelos bolsistas através desta ação, além de ter promovido a implantação de uma nova metodologia de ensino na escola envolvida, resultou em uma maior facilidade da compreensão dos conteúdos por parte dos discentes. Portanto, uma melhor abrangência dos conteúdos de química, facilitou a aprendizagem, melhorando as notas nas avaliações.
Palavras-chave: PIBID, Ensino, Química.