65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 3. Gestão da Produção e Marketing
Comércio eletrônico: perfil de clientes de um curso de graduação
Andréia Matos Brito - Mestranda em Engenharia de Produção - UFPE
João Diego de Souza Holanda - Graduando em Sistemas de Informação – FJN
José Santiago Pereira - Graduando em Sistemas de Informação – FJN
José Alday Pinheiro Alves - Graduando em Sistemas de Informação – FJN
Pedro Silvino Pereira - Depto. de Biologia - URCA
INTRODUÇÃO:
As lojas virtuais (e-commerce) vêm ganhando cada vez mais espaço nas preferências de compras do consumidor moderno. Alguns motivos como formas de pagamento simplificadas, comodidade na escolha do produto no momento de sua disponibilidade, a entrega em domicílio, entre outros fatores, fazem o consumidor procurar cada vez mais a rede de computadores para adquirir diversos artigos de diferentes gêneros (ALVARENGA, 2011).
Os clientes desse segmento podem contar com algumas opções na hora de fechar um negócio, como ilustrações do produto, descrições, estendendo-se inclusive a vídeos que apresentam características do produto e até formas de manipulação (FRANCISCHELLI, 2009). Pensando neste tipo de negócio e hábitos de consumidores e clientes de lojas virtuais, é que esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de esclarecer algumas questões pertinentes ao perfil do cliente que faz uso do e-commerce. Para isso, alunos do Curso de Graduação em Sistemas de Informação da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN foram entrevistados.
Desta forma, o conteúdo da pesquisa realizada será de suma importância não só para o mercado local, para o qual trará informações que ajudarão a atingir cada tipo de público em seu devido horário, como também para os profissionais de marketing e empresários.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Identificar o perfil do aluno do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN, Ceará, que é cliente ou faz uso do e-commerce.
MÉTODOS:
Com o intuito de atender ao objetivo proposto neste estudo de caso e com base na teoria fundamentada, o método de abordagem da pesquisa foi dividido em quantitativo e qualitativo.
Foi elaborado um questionário, no qual a abordagem foi de caráter objetivo aplicado em todas as salas de aula com os alunos do 1º ao 8º semestres do curso de Sistemas de Informação, totalizando 153 participantes. Após ser aplicado o questionário, os dados foram tabulados e organizados. O estudo contou com embasamento teórico resultado de pesquisa bibliográfica baseada em livros e periódicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No presente trabalho foi perguntada a faixa etária dos alunos, que usam o e-commerce, dos 153 alunos entrevistados 138 são do sexo masculino e 15 do sexo feminino, 82 alunos (54%) tinham entre 15 e 20 anos; 40 alunos (26%) tinham entre 21 e 25 anos; 28 alunos (18%) tinham entre 26 e 30 anos; 2 alunos (1%) tinham entre 31 e 35 anos e 1 aluno (1 %) tinha 36 anos ou mais.
Com relação aos tipos de produtos mais comprados pela internet, foram apontados os produtos relacionados à informática e eletroeletrônicos. Para Botelho et al. (2011) os eletrodomésticos e eletrônicos são considerados os mais vendidos, sendo os produtos de informática associados aos eletrônicos.
Sobre a motivação para comprar pela internet, 49 alunos revelaram que era mais cômodo comprar sem sair de casa; 48 apontaram para a variedade de produtos; 44 apresentaram a questão do menor preço; 25 apresentaram a comparação dos produtos em diversos sites e 15 citaram o fator compra de um produto personalizado.
A respeito dos sites considerados mais confiáveis para compras foram citados Americanas, Netshoes, Submarino e Shoptime por 73, 58, 52 e 40 pessoas, respectivamente.
Para Lampert (2011), os sites mais confiáveis e melhores para compra são o Dell e Amazon, sendo Americanas e Netshoes considerados confiáveis.
CONCLUSÕES:
Nesta pesquisa foi detectado que o perfil de alunos do curso de Sistemas de Informação da FJN, clientes de lojas virtuais é geralmente jovem, estão entre 15 e 20 anos, usam a internet em média de 4 a 6 horas diárias, compram pela internet por ser mais cômodo, pela variedade de produtos e pelo menor preço, assim como é destaque a confiabilidade que alguns sites possuem. Compram entre outras coisas, produtos relacionados à informática e eletroeletrônicos. Vale ressaltar também que a concorrência nesse novo tipo de mercado vem crescendo com intensa velocidade devido à facilidade de acesso às informações sobre produtos que o consumidor obtém através do marketing digital e que é adotado pelas várias empresas que ingressam nessa modalidade de comércio. Com isso é conclui-se que é possível investir no comércio eletrônico como uma alternativa de captação de clientes relativamente jovens e especialmente se o objeto desse comércio for produtos destinados a esse tipo de público. É importante inspirar-se nos itens que levam à confiabilidade das empresas, a exemplo daquelas consideradas confiáveis pelos seus clientes de e-commerce.
Palavras-chave: Compras on-line, perfil do cliente, sites confiáveis.