65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
FLORA DA TRILHA DO CACHOEIRÃO, GRAÇA-CE
Maria Érica Azevedo Silva - Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
Francisco Diego Sousa Santos - Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
Marlene Feliciano Figueiredo - Profa. Dra./Orientadora - Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA
INTRODUÇÃO:
Os levantamentos florísticos são importantes para o conhecimento da biodiversidade (FUHRO; VARGAS; LAROCCA, 2005). A elevada heterogeneidade ambiental encontrada no semiárido do Nordeste brasileiro é o principal condicionante na repartição espacial das diferentes comunidades vegetais (ANDRADE, 1981 apud ALVES et al., 2009).O bioma caatinga ocupa uma extensa área, estimada em cerca de 850.000Km2, correspondendo à maior parte da região semiárida do Nordeste brasileiro (QUEIROZ, 2009). O Estado do Ceará apresenta o bioma caatinga como unidade fitoecológica mais representativa. Em meio à mata cinzenta da caatinga o Estado apresenta ilhas de florestas úmidas, entre elas encontra-se a Serra da Ibiapaba onde localiza-se a área de estudo deste levantamento florístico, o Município de Graça. O desenvolvimento sustentável de um país requer planejamento sistemático de conservação, com objetivos bem definidos e métodos consistentes de análise. Para isso, informações precisas sobre a distribuição das espécies são fundamentais (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, 2009). Neste contexto o presente estudo visa contribuir com o reconhecimento da flora das ilhas úmidas no semiárido nordestino.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho objetivou reconhecer a diversidade florística da Trilha do Cachoeirão, localizada no Município de Graça-CE, visando contribuir com o reconhecimento da flora das ilhas úmidas no semiárido nordestino e sua conservação para um desenvolvimento sustentável.
MÉTODOS:
Para a realização do levantamento florístico foram realizadas coletas quinzenais na Trilha do Cachoeirão no Município de Graça-CE, no período de setembro a novembro de 2012, onde no mínimo três amostras de material botânico em estádio reprodutivo de cada espécime, foram prensadas e encaminhadas ao Herbário Professor Francisco José de Abreu Matos (HUVA) para desidratação em estufa artesanal por um período de 24 a 72 horas. Foram registrados no ato da coleta dados importantes como local da coleta, coordenadas geográficas, aspectos fenológicos e importância econômica. As coletas foram realizadas conforme a metodologia indicada por Ferreira (2006). A identificação das espécies foi efetuada através da literatura pertinente e da comparação com materiais devidamente identificados e incorporados ao acervo do HUVA. O material coletado foi herborizado e incorporado no Herbário Professor Francisco José de Abreu Matos da Universidade Estadual Vale do Acaraú.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Trilha do Cachoeirão apresenta uma vegetação consideravelmente conservada com o estrato arbóreo bem definido e a presença de ervas, arbustos e lianas. Registraram-se na área de estudo 30 espécies distribuídas em 30 gêneros e 21 famílias. O hábito mais representativo foi o arbóreo com 60% do total de espécies, seguido de liana (16%), arbustivo (14%) e herbáceo (10%). As famílias mais representativas foram Fabaceae com 20% do total, seguida de Bignoniaceae, Rosaceae, Apocynaceae e Sapindaceae com 7% cada. As demais famílias botânicas somaram 52%. Os Gêneros pertencentes à família Fabaceae que estão listados neste levantamento florístico são Amburana, Bauhinia, Chloroleucon, Inga, Phanera e Platymiscium. Na maioria dos ecossistemas naturais brasileiros Fabaceae está incluída entre as principais famílias (SOUZA; LORENZI, 2008). Lima et al. (2009), constataram Fabaceae como o táxon mais representativo quando realizaram o levantamento florístico da floresta decídua montana de Serra das Almas, CE, bem como Lemos; Meguro (2010), ao estudarem a composição florística e fitogeográfica da vegetação decidual da Estação Ecológica de Aiuaba, também no Ceará.
CONCLUSÕES:
Os dados obtidos com este levantamento florístico evidenciaram uma significativa diversidade vegetal na área de estudo e revelaram Fabaceae a família botânica mais representativa em número de espécies. Desta forma, a listagem produzida favorecerá o reconhecimento da flora das ilhas de florestas úmidas do Estado do Ceará e contribuirá com a conservação da biodiversidade vegetal dos enclaves úmidos. A Trilha do Cachoeirão, localizada no Município de Graça-CE pode ser considerada uma área importante para a fitodiversidade cearense.
Palavras-chave: Flora, Biodiversidade, Graça.