65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PACIÊNCIA, ILHA DO MARANHÃO – MA
Audivan Ribeiro Garcês Júnior - Curso de Geografia - UFMA
Ediléa Dutra Pereira - Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Geociências - UFMA
INTRODUÇÃO:
O processo de degradação de uma bacia hidrográfica está diretamente relacionado aos processos e as formas de ocupações da mesma ao longo do tempo. Na Ilha do Maranhão, composta por diversas bacias hidrográficas, este processo acelera-se, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, quando se intensificou o investimento no setor industrial e habitacional. Aliado a urbanização e ao crescimento das cidades da Ilha do Maranhão está a falta de gestão e planejamento, que em muitos casos poderia evitar o esgotamento e a contaminação dos recursos naturais. Neste contexto insere-se a bacia hidrográfica do Rio Paciência, que nas últimas décadas vem passando por um acelerado processo de crescimento urbano, no entanto a não utilização da mesma como unidade de gestão e planejamento vem ocasionando sua degradação, resultado da ocupação desordenada de áreas que deveriam ser preservadas, como as de recarga de aquífero e as matas ciliares. Com a presente pesquisa fez-se o diagnóstico ambiental da área, identificando e caracterizando os impactos ambientais localizados nesta bacia, tal como produziu subsídios científicos que sirvam de fundamentação teórica, e incentivem a preservação deste ambiente e aplicação de projetos de manejo nessa área.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho analisou as consequências do uso e ocupação da Bacia Hidrográfica do Rio Paciência, destacando os processos de degradação ambiental ocorridos na mesma, enfatizando os principais impactos ambientais oriundos da urbanização e da falta de planejamento e gestão da área.
MÉTODOS:
Para a realização desta pesquisa utilizou-se do método indutivo compreendendo a observação e a experimentação dos fenômenos estudados, com uma abordagem qualitativa que foi utilizada no tratamento dos dados bibliográficos e cartográficos e durante as pesquisas de campo para o registro das ações humanas sobre o ambiente estudado. Para o inicio da pesquisa fez-se uma vasta pesquisa bibliográfica na Biblioteca Central da UFMA e no Núcleo de Documentações e Pesquisas Geográficas (NDPEG), ligado ao Departamento de Geociências (UFMA) de trabalhos monográficos, projetos de pesquisas já realizados na área de estudo, por conseguinte fez-se diversas visitas de campo a fim de fazer o levantamento dos principais impactos ambientais e suas consequências para o ambiente assim como a interpretação de imagens de satélite para verificar o avanço da urbanização durante as últimas décadas. Por fim, os dados levantados foram organizados e revisados para a elaboração do relatório final.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O crescimento de áreas urbanizadas na Ilha do Maranhão, bem como a instalação de empreendimentos comerciais e residenciais vem causando sérios impactos aos corpos hídricos que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Paciência. A urbanização de áreas de recarga de aquífero, a retirada da vegetação, a falta de tratamento de esgoto, a retirada indiscriminada de água do lençol freático da bacia são alguns impactos ambientais norteadores para a alteração da dinâmica hidrológica, da qualidade e quantidade da água, assoreamento e erosão dos canais fluviais e perda da biodiversidade. Esta degradação é resultado da incompatibilidade entre o uso dos recursos naturais e as múltiplas ações antrópicas que são desenvolvidas na Bacia Hidrográfica do Rio Paciência, já que nos últimos anos a demanda por estes recursos para atender as variadas necessidades socioeconômicas tem acarretado em uma crescente e diversificada gama de intervenções ambientais. Este processo termina por produzir pressões e modificações nos sistemas naturais, sobretudo nos recursos hídricos que são mais sensíveis às intervenções humanas.
CONCLUSÕES:
Diante das análises geradas pela pesquisa, ficam claros os danos causados pelo homem à paisagem e a necessidade de ações que visem à minimização dos impactos ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio Paciência. Para que haja uma redução desses impactos, torna-se imprescindível a redução dos transtornos trazidos pela urbanização. Nessa perspectiva é de vital importância levantar parâmetros para o planejamento e a gestão do espaço, para que envolvam os seus sujeitos alterando as condições de vida da população ou produzindo mudanças de atitudes, comportamentos e opiniões dos gestores públicos, da sociedade civil organizada e toda a comunidade, considerando o uso racional dos recursos naturais.
Palavras-chave: Urbanização, Degradação, Planejamento.