65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 2. Engenharia Agrícola - 4. Engenharia de Água e Solo
AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DO PH, TURBIDEZ E CONCENTRAÇÃO DE OXIGÊNIO DISSOLVIDO EM UM TRECHO DO RIO CORUMBÁ, NA CIDADE DE PIRES DO RIO - GOIÁS, EM DUAS ÉPOCAS DO ANO
Raiane Ferreira de Miranda - Graduanda em Engenharia Agrícola - IF Goiano - campus Urutaí
José Antonio Rodrigues de Souza - PhD / Orientador - Depto de Engenharia Agrícola - IF Goiano - campus Urutaí
Rilley Castro Wanderley - Graduando em Engenharia Agrícola - IF Goiano - campus Urutaí
INTRODUÇÃO:
A manutenção de todas as formas de vida existente na terra depende da água. Contudo, a qualidade dos recursos hídricos está cada vez mais comprometida. A interferência do homem é uma das maiores causas da alteração da qualidade da água, seja ela realizada pela geração de efluentes industriais ou pela poluição com defensivos (MEYBECK & HELMER, 1992). A poluição causada aos corpos de água conduz à necessidade de planos de prevenção e recuperação ambiental, que exijam para a sua efetiva implementação o monitoramento da qualidade da água. Nesse contexto, surge o uso do IQA -Índice de Qualidade da água- (CETESB, 2004), que avalia dentre outros parâmetros o pH, turbidez e oxigênio dissolvido. A turbidez pode ser definida como o grau de interferência à passagem da luz devido a presença de partículas em suspensão no meio (NAIME, 2009). O pH determina o caráter ácido ou alcalino dos efluentes (SOUZA, 2012). O oxigênio dissolvido permite avaliar a capacidade de um corpo hídrico suportar a atividade biológica de organismos aquáticos (MACÊDO, 2007), sendo considerado o parâmetro mais importante em análises de qualidade da água, indicando os níveis de poluição do corpo hídrico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse estudo foi avaliar a variação do pH, turbidez e a concentração de oxigênio dissolvido em um trecho do rio Corumbá, pertencente à bacia hidrográfica do rio Paranaíba, situado na cidade de Pires do Rio - Goiás, em duas épocas do ano
MÉTODOS:
A área de estudo compreendeu um trecho localizado no rio Corumbá, pertencente à bacia hidrográfica do rio Paranaíba, nas proximidades da cidade de Pires do Rio - Goiás. Segundo a classificação de Köppen, o clima da região é do tipo Cwa, caracterizado como úmido tropical, com inverno seco e verão chuvoso. A avaliação dos parâmetros foi feita em um trecho do rio Corumbá, situado nas proximidades de uma fonte de poluição pontual, um curtume, coletando-se 5 amostras da água do rio em posições de montante, de jusante e no próprio local de lançamento das águas residuárias do referido curtume. As coletas das amostras foram realizadas nos meses de junho/2012 e novembro/2012, épocas referentes as estações de inverno e primavera, respectivamente. As amostras foram coletadas em recipientes apropriados, sendo imediatamente submetidas a análises de pH, turbidez e oxigênio dissolvido com o auxílio da sonda multiparâmetro marca HANNA modelo HI 9828, utilizando metodologias baseadas em APHA (1998).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os valores de pH obtidos nos 5 pontos de coleta foram de 6,98; 7,03; 7,03; 7,01 e 6,96 durante o inverno, e 7,69; 7,78; 7,85; 7,63 e 7,65 durante a primavera. A maioria das análises apontou resultados de pH alcalinos. Valores de pH levemente alcalinos são encontrados em cursos de águas nas proximidades de curtumes, sendo resultado dos lançamentos de dejetos que apresentam elevado pH (Jordão et. al 1998). Os valores de turbidez obtidos nos 5 pontos de coleta foram de 8,74; 8,59; 9,16; 7,99 e 9,19 UNT durante o inverno, e 61,5; 58,3; 68,5; 65,4 e 55,7 UNT durante a primavera. Apesar da discrepância entre os resultados de turbidez, esses não excederam o limite para águas de classe 2, segundo a Resolução CONAMA n.º 375 (BRASIL, 2005), que é de 100 UNT. Os valores de oxigênio dissolvido obtidos nos 5 pontos de coleta foram de 5,80; 5,42; 5,48; 5,87 e 6,19 mg/l durante o inverno, e 1,38; 0,86; 2,83; 2,98 e 2,74 mg/l durante a primavera. Nas duas épocas do ano os valores de oxigênio dissolvido foram relativamente baixos, o que evidencia uma poluição do corpo hídrico, uma vez que grande parte do oxigênio da água está sendo consumido na decomposição da matéria orgânica gerada pelo lançamento das águas residuárias do curtume.
CONCLUSÕES:
A análise dos resultados mostrou que houve grande variação entre os parâmetros analisados e a época de coleta das amostras. Valores mais críticos de ph, turbidez e concentração de oxigênio dissolvido foram encontrados durante a primavera, e verifica-se um impacto negativo do lançamento do efluente do curtume sobre as características da água do rio Corumbá no trecho estudado.
Palavras-chave: Poluição da água, Qualidade, Recursos hídricos.