65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
OS PLANTÕES BIOLÓGICOS COMO UMA AÇÃO INOVADORA DO PIBID, NA ESCOLA WILEBALDO AGUIAR, EM MASSAPÊ, CEARÁ
Ana Jessyca Alves Morais - Bolsista PIBID; Licencianda, Curso de Ciências Biológicas/UVA, Sobral, CE
Maria Lucivânia Pinto de Macêdo - Prof. Esp. Supervisor PIBID; Escola Ens. Médio Wilebaldo Aguiar, Massapê, CE
Petrônio Emanuel Timbó Braga - Prof. Dr., Coord. de Área PIBID; Curso de Ciências Biológicas/UVA, Sobral, CE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho expõe a experiência de uma atividade inovadora no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto em biologia do Projeto de Iniciação à Docência: experiências inovadoras entre Universidade e Escolas, que é desenvolvido com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que conta com a parceria da Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA e da Secretaria Estadual de Educação do Ceará/SEDUC, através de suas Escolas, e cuja finalidade dentre outras, é contribuir para a melhoria da educação do ensino básico no estado. O referido subprojeto tem atuado nas Escolas de Ensino Médio Wilebaldo Aguiar (em Massapê, Ce) e Prof. Dr. Ribeiro Ramos (em Sobral, Ce), com a participação de 10 estudantes previamente selecionados do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UVA. Neste contexto, buscando a implantação de novas estratégias de ensino, estabeleceu-se nas escolas parceiras do subprojeto, uma atividade complementar as aulas convencionais, no que foi denominada de Plantão Biológico, surgida da necessidade de que os alunos destas tinham que expandir seus conhecimentos em biologia, no que auxiliaria a obter aprovação na disciplina em tela e em processos seletivos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Teve este como objetivo apresentar a experiência de uma atividade inovadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvida na Escola de Ensino Médio Wilebaldo Aguiar, em Massapê, Ceará, denominada de Plantão Biológico.
MÉTODOS:
Esta atividade iniciada em outubro de 2011 teve como público alvo alunos de todas as séries do ensino médio da Escola de Ensino Médio Wilebaldo Aguiar, em Massapê, Ceará, onde os 5 (cinco) licenciandos do Curso de Ciências Biológicas da UVA, ou seja, os bolsistas do PIBID, a partir da discussão em grupos e em horário fora do seu turno de estudo dos estudantes, auxiliavam explicando eventuais dúvidas sobre os conteúdos abordados em salas de aula. Para desenvolvimento desta ação, fez-se uso da seleção de literatura relacionada ao ensino de biologia, para estudos individuais e discussão em grupo, em livros didáticos de biologia do ensino médio e nos meios eletrônicos, de modo que os bolsistas pudessem revisar os conteúdos abordados em sala de aula sobre os assuntos que os alunos da escola tiveram dificuldades de compreensão. Todo o conteúdo abordado na área de biologia foi produzido pelos bolsistas e constou de preparação de slides, produção de vídeos de curta duração, uso de um banco de questões sobre os temas, além da discusão dos assuntos em tela, sendo estes abordados por séries de ensino. Ressalta-se que a cada atividade é confeccionado um cartaz de divulgação, fazendo o chamamento da ação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Constatou-se positivamente à participação dos alunos da Escola Wilebaldo Aguiar nos plantões biológico, no que o grau de satisfação pode ser aferido pela participação dos alunos nesta ação inovadora e pelos depoimentos constantes dos relatórios mensais dos alunos. Há, ainda, de ser ressaltado o envolvimento dos licenciandos bolsistas, pois foi grande o grau comprometimento e responsabilidade dos mesmos com esta ação pedagógica que muito contribuiu para o ensino-aprendizagem na escola. Logo após ser realizado o primeiro plantão biológico observou-se uma grande procura dos alunos em participar dos demais plantões. Ao longo do período foram colhidos registros de depoimentos dos alunos sobre como esta ação pedagógica contribuiu com os mesmos para realização de provas escolares, como também, que muitos destes afirmaram que passaram a ficar mais motivados a gostar da biologia. Para Cavalcanti (2005) a busca de uma prática pedagógica alternativa ao ensino convencional e o destaque ao ensino ativo e criativo têm levado a procedimentos de investigação na escola. Assim, os licenciandos ao participarem do planejamento desta atividade, adquiriram conhecimentos de como se realizam as atividades nas escolas, além de vivenciarem na escola parceira, a prática da ação pedagógica.
CONCLUSÕES:
A atividade inovadora denominada de Plantão biológico serviu para reforçar e/ou complementar o aprendizado dos alunos em sala de aulas, da Escola de Ensino Médio Wilebaldo Aguiar, em Massapê, Ceará, através da revisão dos seus conteúdos teóricos sobre o ensino de biologia para esclarecimentos de dúvidas de alunos, para os alunos que apresentaram dificuldades de compreensão, por variados motivos. Teve esta ação uma grande aceitação na escola, pois os alunos mostraram-se motivados a participar desta atividade por ser diferenciada do cotidiano escolar. Há de se ressaltar ao fato desta ter contribuído na formação dos licenciandos, bolsistas do PIBID, que desenvolveram hábitos que serão seguidos futuramente.
Palavras-chave: Aprendizagem, Docência, Ensino.