65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ANÁLISE DA VIABILIDADE POLÍNICA DE GENÓTIPOS DE MARACUJAZEIROS
Mariana Teixeira Rebouças - Graduanda em Biotecnologia - UFBA/BA
Flávio Flôres Britto - Mestre em Fitotecnica - UESB/BA
Jordânia dos Santos Sousa - Graduanda em Biologia - UFBA/BA
Joelma de Oliveira Cruz - Graduanda em Biotecnologia - UFBA/BA
Eliane Mariza Dortas Maffei - Profª.Drª./Orientadora – Depto.de Ciências Naturais-UESB/BA
Claudio Lúcio Fernandes Amaral - Prof.Dr./ Orientador – Depto. de Ciências Biológicas-UESB/BA
INTRODUÇÃO:
A análise da viabilidade do grão de pólen, permite indicar o potencial para cruzamentos de uma planta, fornecendo subsídios para usos futuros em programas de seleção, cruzamento e produção de sementes viáveis (VARGAS e outros, 2004). A análise da viabilidade polínica é considerada importante e útil na condução de experimentos nas áreas agrícola e biotecnológica, pois possibilita correlacionar anormalidades meióticas à infertilidade do pólen, auxiliar na seleção de materiais genéticos e fazer inferências sobre as direções dos cruzamentos (TECHIO, 2002). A viabilidade do pólen fornece informações básicas de aplicação prática na conservação genética, bem como na agricultura, para o planejamento de programas de melhoramento além de contribuir em estudos taxonômicos, ecológicos e palinológicos (ALEXANDER, 1980; ARROYO, 1981; GUINET 1989). A necessidade de avaliar a viabilidade do pólen usado na polinização artificial e em experimentos de melhoramento genético é muito importante (STONE e outros, 1995) assim como a compreensão dos problemas de esterilidade (RODRIGUEZ-RIANO; DAFNI, 2000), sendo para qualquer espécie de planta, essencial para melhoristas e produtores de sementes comerciais (RIGAMOTO; TYAGI, 2002).
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade polínica de maracujazeiros das espécies Passiflora cincinnatae P. quadrangularis
MÉTODOS:
O estudo de viabilidade polínica foi conduzido com seis genótipos (três P. cincinnata e três P. quadrangularis) apresentando cada um sete repetições (lâminas) a serem analisadas. Os tratamentos consistiram de cinco horários de coletas, feitas às 6:30hs, 9:30hs, 12:30hs, 15:30hs e 18:30hs com P. quadrangularis e P. cincinnata. Em cada horário de coleta as anteras foram transferidas para frascos. Em seguida à coleta, foram preparadas as lâminas, nas quais foram contados 300 grãos de pólen por horário e repetição, totalizando 63000 grãos de pólen analisados. Os mesmos foram classificados em normais/viáveis (corados) e anormais/inviáveis ( não corados ou com citoplasma retraído) com base na reação de coloração de grãos de pólen em carmim acético (DAFNI, 1992). Os efeitos dos horários de coleta sobre a viabilidade polínica foram estudados por análise de regressão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As duas espécies analisadas tiveram viabilidade máxima às 9hs30min, mantendo percentual próximo às 12hs30min, havendo a partir daí um decréscimo na viabilidade atingindo o mínimo. A função quadrática com tendência côncava foi o modelo que melhor representou este comportamento. O percentual médio de viabilidade polínica foi influenciado negativamente pelo horário de coleta, tendo os menores valores encontrados no fim da tarde. O horário 9hs30min foi superior aos demais, sendo indicado para a realização de polinização. Às 12hs30min foram encontrados, em média 95,44% e 97,14% de grãos de pólen viáveis para as espécies P. cincinnata e P. quadrangularis respectivamente, números que também são considerados elevados. Nos horários de 15h30min e 18hs30min, a viabilidade polínica variou de 90,88-93,52% em P. cincinnata e 95,30-95,90% em P. quadrangularis, portanto horários menos recomendados para polinização artificial. Apesar da abertura floral dos genótipos de P. quadrangularis ocorrer às 6hs a coleta teve início às 6hs30min. A quantidade de polens viáveis nos genótipos investigados apresentou relação quadrática, com tendência convexa das 6hs30min às 18hs30min, contudo o genótipo III de P.cincinnata variou com relação ao horário de 6hs30min dos demais, pois apresentou um valor baixo.
CONCLUSÕES:
A viabilidade polínica dos indivíduos investigados das espécies P.cincinnata e P. quadrangularis encontrava-se elevada no turno matutino, sofrendo redução à tarde.
Palavras-chave: melhoramento, genético, maracujá.