65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 8. Economias Agrária e dos Recursos Naturais
POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DO BIOCOMBUSTÍVEL ETANOL PRODUZIDO A PARTIR DA CANA DE AÇUCAR
Wanderbeg Correia de Araújo - Graduando, Unidade Acadêmica de Economia
Glêzia Silva Hipólito - Graduanda, Unidade Acadêmica de Economia
Jayanna Raquel Araújo Porto - Graduanda, Unidade Acadêmica de Economia
Alunilda Januncio de Oliveira - Profª Doutora /Orientadora - REDBCM / UFCG
Marta Lúcia Sousa - Profª Doutora /Orientadora - REDBCM / UFCG
INTRODUÇÃO:
A energia renovável está sendo cada vez mais utilizada como importante utensílio para a realização de políticas energéticas, as quais têm como conduta primordial a sustentabilidade do sistema energético.
A produção do biocombustível é uma substância obtida da fermentação de açúcares. No Brasil, o etanol é utilizado como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.
Segundo Macedo (2007), a produção de etanol combustível representa hoje um programa energético consolidado que se desenvolve e expande buscando os caminhos da sustentabilidade. O etanol apesar de ser visto como uma fonte de energia renovável, a sua produção também se utiliza de combustíveis fósseis para a queima da cana de açúcar fazendo assim que gases poluentes sejam liberados no ar.
Diante disso, esse trabalho tem como objetivo verificar as potencialidades e possíveis limitações da produção do etanol, produzido a partir da cana de açúcar, referentes às questões socioambientais, bem como identificar se o etanol pode ser considerado um combustível sustentável.
OBJETIVO DO TRABALHO:
verificar as potencialidades e possíveis limitações da produção do etanol, produzido a partir da cana de açúcar, referentes às questões socioambientais, bem como identificar se o etanol pode ser considerado um combustível sustentável.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada neste trabalho baseou-se na analise de referenciais bibliográficos, isto é, desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Segundo Marconi e Lakatos (2006) “a pesquisa bibliográfica não é mera repetição do que já foi dito ou escrito sobre certo assunto, mas propicia o exame de um tema sob novo enfoque ou abordagem, chegando a conclusões inovadoras” (p. 71). Trata-se de um estudo qualitativo/quantitativo que se utilizou como delineamento de pesquisa as analises explicativa e descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A partir dos resultados da pesquisa, nota-se que o etanol de cana de açúcar no Brasil, se apresenta como uma alternativa para diminuir os problemas ambientais e energéticos em razão da escassez e alta dos preços dos combustíveis fósseis e da poluição por eles causada. Comparado aos combustíveis fósseis, o etanol apresenta as vantagens de ser uma fonte renovável de energia, e de contribuir para a redução das emissões de dióxido de carbono.

Em se tratando das potencialidades da produção desse combustível, os aspectos favoráveis à produção do etanol estão relacionados com o clima favorável e mão de obra abundante. Destaca-se também que a tecnologia inserida no processo produtivo do etanol, possui grande influência na redução dos gases poluentes, a exemplo da tecnologia dos veículos flex – fuel.
No que se diz respeito às limitações da produção do etanol podemos destacar os seguintes aspectos: para produzi-lo é necessária uma grande quantidade de energia, uma enorme redução das áreas florestais para plantar as matérias-primas, significativa contaminação do solo e do ar com o uso indiscriminado de fertilizantes, além da queima da cana; esse processo faz com que sejam emitidos gases que danificam a atmosfera, o meio ambiente e ainda problemas de saúde para os trabalhadores.
CONCLUSÕES:
Podemos concluir que, a produção de etanol pode ser considerada uma opção sustentável visto que, pode substituir o combustível fóssil, seu uso resulta em menores emissões de CO2, além de (alta) eficiência energética, entre outras.
Conforme o que foi exposto, observou-se que as potencialidades do etanol podem ser mais relevantes do que as limitações em relação aos padrões de sustentabilidade. Mas o que se observa é que esse biocombustível não é uma alternativa tão limpa assim. Isso por causa das conseqüências negativas na sua produção. Nesse aspecto, o etanol brasileiro, feito de cana-de-açúcar expor certa vantagem, ele é mais produtivo que o extraído do milho e provoca um impacto ambiental menor. Enquanto um hectare de milho rende 3 mil litros de etanol, a mesma área plantada com cana gera 7 500 litros.

Em suma, pode-se afirmar que o Brasil é um dos países que mais apresenta um alto nível de tecnologia e produtividade nas suas etapas da cadeia de produção de etanol de cana-de-açúcar. Nesse sentido, a experiência brasileira evidencia que o bioetanol da cana tornou-se a forma mais precisa para a crescente necessidade de estender, de modo sustentável, o uso de fontes renováveis de energia e de oferecer um nível de segurança ao suprimento energético, reduzindo impactos ambientais.
Palavras-chave: Etanol, sustentabilidade, Potencialidades.