65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ENERGIA: CONSUMIDOR CONSCIENTE AJUDA O MEIO AMBIENTE
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra - Escola Municipal João Batista Lippo Neto
INTRODUÇÃO:
Com a invenção da energia elétrica o mundo ficou mais prático e os avanços tecnológicos começaram a surgir a exemplos da televisão, computador e aparelho de som, entre outros. A principal fonte de energia elétrica no Brasil é fornecida pelas águas, um bem natural, através das usinas hidrelétricas. Sabe-se que para construir uma é causado vários danos ao meio ambiente, como a destruição da fauna e da flora e o desvio do curso de um rio. A partir da conversa com os alunos observamos o uso inadequado dos eletrodomésticos por parte de suas famílias tendo como consequência maior gasto de energia elétrica. Percebeu-se também o grande desperdício de água nas tarefas domésticas, o que causaria no futuro a diminuição das águas nas barragens para a produção de energia elétrica. Então propusemos o projeto; Energia: Consumidor Consciente Ajuda o Meio Ambiente, visando ajudar o meio ambiente em relação ao desperdício da água e o uso adequado dos eletrodomésticos. A escola onde estes alunos frequentam fica próxima a um trecho do Rio Capibaribe, um dos principais rios que corta o Recife, que é alvo da degradação da própria comunidade. Esperamos que a turma conscientize-se da importância em preservar o meio ambiente e possam ainda se tornar agentes multiplicadores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Minimizar o consumo de energia nas casas dos estudantes, através da conscientização da utilização adequada dos equipamentos e eletrodomésticos, esperando amenizar o uso da água na produção de energia elétrica e com isso evitar a construção de mais usinas hidrelétricas, preservando assim o meio ambiente.
MÉTODOS:
Iniciamos o trabalho solicitando aos alunos que trouxessem cópia da sua conta de luz de janeiro, fevereiro ou março de 2012 e ao final do projeto (março a setembro de 2012) faríamos a comparação entre as contas, verificando se ouve redução de KW/h. Contamos com o apoio da CELPE, (Companhia Energética de Pernambuco) que forneceu panfletos, materiais, contribuindo para a realização do projeto. Realizamos outras atividades como: leitura de livros, de textos, pesquisas na internet, filmes, etc. Fizemos também um passeio pelo Rio Capibaribe, organizando uma retirada do lixo próximo a ele. Realizamos uma confecção de panfletos com dicas de como utilizar os eletrodomésticos adequadamente, depois promovemos uma panfletagem pela comunidade. Confeccionamos também cartazes sobre o uso adequado da água e da energia elétrica e fixamos em pontos estratégicos da escola. Encerramos o projeto verificando o que os alunos aprenderam e o que puseram em prática, analisando a redução de KW/h nas contas. Concluímos com uma peça de teatro: Assembleia dos eletrodomésticos, baseado no livro de Tatiana Belinky, Curto Circuito, onde os estudantes apresentaram na VII Amostra cultural da escola. Todo o desenvolvimento do projeto foi registrado em um diário de bordo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com o projeto: Consumidor Consciente Ajuda o Meio Ambiente, os estudantes realizaram várias atividades que proporcionaram aprendizagem e mostraram o cuidado que todos nós devemos ter com o meio ambiente, levaram para suas famílias todo o conhecimento adquirido e sem dúvida serão multiplicadores da preservação ambiental. Os alunos passaram a ter uma visão diferente sobre a atuação do homem no meio ambiente, protegendo o nosso Rio Capibaribe que tem relevância social e econômica para nossa cidade, além de torná-la mais atrativa. Verificamos também a diminuição no consumo de energia elétrica em suas casas, confirmando assim sua aprendizagem em relação ao uso adequado dos eletrodomésticos.
CONCLUSÕES:
É importante desde cedo promover discussões sobre a preservação do meio ambiente, para os estudantes tornarem-se mais críticos em relação às atitudes que eles praticavam e que passarão a praticar depois da realização deste projeto, permitindo que eles cresçam entendendo a participação do homem no meio ambiente. Percebemos a mudança efetiva de atitude dos alunos em relação ao desperdício de água e os cuidados que eles passaram a ter com o uso adequado dos eletrodomésticos, levando também essa discussão para suas famílias.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Conscientização, Aprendizagem.