65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROFESSORES: UM ESTUDO INTERINSTITUCIONAL DA REGIÃO CENTRO-OESTE
Kelry Alves Gonçalves - Faculdade de Educação - UFG
Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de Souza - Profa. Dra./Orientadora - Faculdade de Educação - UFG
Solange Martins Oliveira Magalhães - Profa. Dra./Co-Orientadora - Faculdade de Educação - UFG
Jackeline Império Soares - Faculdade de Educação - UFG
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa “A produção acadêmica sobre professores: um estudo interinstitucional da Região Centro-Oeste” agora estruturada em Rede (REDECENTRO – Rede de Pesquisadores sobre professores(as) do Centro-Oeste) envolve os Programas de Pós-Graduação em Educação das seguintes universidades da Região Centro-Oeste: UFG, UFMT, UFMS, UFU, UnB, UNIUBE, e UFT. Essa pesquisa interinstitucional empenhou-se em constituir-se e consolidar-se como grupo, adotando uma dinâmica de trabalho coletivo; fruto de um esforço pela parceria; no diálogo; na negociação e amadurecimento da equipe durante todo o processo de construção e produção do conhecimento. Na FE/UFG, a “Produção acadêmica sobre professores(as)” está incluída na Linha de Pesquisa “Formação, Profissionalização Docente e Práticas educativas”. Seu objetivo maior é mapear, descrever e discutir a produção acadêmica - dissertações e teses – que tenham como temática “professores(as)” defendidas nestes Programas de 1999 a 2009. Este trabalho associa-se aos estudos desenvolvidos pela rede, na busca da melhoria da produção acadêmica sobre a temática – professores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo é evidenciar, sistematizar e compreender os aspectos teórico-metodológico sobre temática professores, no programa de Pós-Graduação da FE/UFG, no período de 2006 a 2009.
MÉTODOS:
Nesta pesquisa seguiu-se os passos do método dialético que concebe a pesquisa como um trabalho interdisciplinar. Trata-se de um estudo meta-analítico que tem um designer metodológico que destaca objetividade, a historicidade, o inter-relacionamento e a visão de totalidade do objeto de estudo. O tipo de pesquisa desenvolvido é o estudo de casos, realizado numa abordagem qualitativa. Metodologicamente, as dissertações e teses defendidas durante o período estipulado foram selecionadas e armazenadas, em cada programa envolvido; foi realizada a leitura integral dos estudos, depois catalogadas e discutidas pelo grupo. As categorias de análise construídas pelo grupo são:a) os temas do texto (os aspectos em que o autor se detém); b) o referencial teórico (o quadro teórico em que se insere o texto); c) o ideário pedagógico (concepção sobre educação, ensino e aprendizagem); d) tipo de pesquisa.Os dados são armazenadas num “Banco de Dados”, conforme o ano e a instituição de origem da produção, e tabuladas estatisticamente e qualitativamente integrando, a nível interno, elementos gnoseológicos, lógicos, ontológicos e metodológicos, com aspectos, a nível externo, determinantes da realidade sócio-histórica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A primeira etapa considerou-se concluída com a leitura, análise e sistematização de 360 dissertações com o tema “professores(as)”, sendo: 72 na UFG, 90 na UFMT, 40 na UFU, 34 na UFMS, 33 na UNIUBE e 83 na UnB. Para a divulgação destes dados foi publicado em 2011 os seguintes livros: “Professores e professoras – Formação: Poiésis e Práxis” (SOUZA e MAGALHÃES, 2011a) e “Pesquisas sobre professores(as) – métodos, tipos de pesquisas, temas, ideário pedagógico e referenciais” (SOUZA e MAGALHÃES, 2011b) com a participação de todas as instituições. Até o momento foram lidos e preenchidos na “Ficha de Análise” 65 trabalhos referentes a 2006, sendo: 06 na UFG, 21 na UFMT, 15 na UFU, 07 na UFMS, 07 na UNIUBE e 09 na UnB; e 68 trabalhos em 2007, sendo: 11 na UFG, 18 na UFMT, 12 na UFU, 06 na UFMS, 09 na UNIUBE e 12 na UnB. Em 2007, aparecem pela primeira vez em nossas análises duas teses localizadas no programa da UFG. Dessa forma, são parte da discussão deste artigo os trabalhos lidos, analisados, discutidos e catalogados do Programa de Pós-graduação da FE/UFG, sendo a quantidade de 06 dissertações em 2006 e 09 dissertações e 02 teses em 2007.
CONCLUSÕES:
Os temas estudados apontam que a profissionalização está entre a maior parte das temáticas escolhidas conjugada ou não com outros temas, seguida pela formação de professores. Esse dado aponta uma mudança quanto aos temas escolhidos, pois nos trabalhos de 1999-2005 a formação de professores despertou maior interesse representando 45% da produção, seja discutindo apenas a formação ou associando-a à prática docente. Quanto ao método percebe-se que o Materialismo-Histórico Dialético é o método mais utilizado na produção acadêmica do Centro-Oeste. Souza e Magalhães (2011) afirmar que é marcante a superação da linearidade do positivismo na construção do conhecimento e o rompimento com a dimensão relativista que caracteriza a fenomenologia. O tipo de pesquisa predominante é o Estudo de Caso com os procedimentos de pesquisa: questionário, entrevista semi-estruturada e análise de documentos. O ideário pedagógico teve um quantitativo de 100% na perspectiva materialista-histórico dialética ou seja, as 15 dissertações e 02 teses compreendem a educação como um processo humanizador com caráter técnico, político e social.
Palavras-chave: pesquisa interinstitucional, Centro-Oeste, professores(as).