65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Farmácias de manipulação: Uma visão ambiental
Lindellane Vieira Araujo - Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piaui - IFPI
Lucas Viana Mota - Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piaui - IFPI
Jessica Borges da Silva - Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Piaui - IFPI
INTRODUÇÃO:
Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí, situa-se no extremo Norte do Estado, cerca de 339 km de distancia da capital, Teresina. Tem uma população de 145.729, população urbana com 137.507 pessoas, população rural com 8.222 pessoas (94,49% da população concentram-se na zona urbana) e dispõe de duas farmácias de manipulação, empresas essas que se tornaram suporte alternativo para a população de Parnaíba no que diz respeito o atendimento farmacêutico e o fornecimento de medicamentos para o tratamento de doença e seus sintomas onde o médico pode associar várias drogas em uma única fórmula com também desenvolver produtos de higiene e limpeza conforme a necessidade de cada paciente, logo a pesquisa se desenvolveu através de observações e analises para construir um relatório ambiental simplificado mediante os resultados das atividades desenvolvidas pelas farmácias de manipulação e os seus respectivos controle de qualidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
A pesquisa visou desenvolver o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelas farmácias de manipulação e respectivos controle de qualidade com disposição na avaliação também dos recursos utilizados pelas empresas que assegurem confiabilidade relativa à qualidade dos produtos manipulados.
MÉTODOS:
Através da análise da realidade das farmácias seguindo as indicações das boas práticas seguindo os respectivos aspectos: Higiene, saúde e treinamento da equipe; Higienização das instalações, equipamentos, utensílios e móveis; Instalações e fluxo de produção; Manejo de resíduos (lixo); Controle de pragas; Garantia da qualidade da água; Compra e armazenamento seguros; Preparação e distribuição de forma segura. Foi observada e analisada as praticas desenvolvidas no interior das farmácias, através de acompanhamento de processo, pois se algum destes aspectos falharem haverá a possibilidade da ocorrência de contaminação dos produtos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As farmácias são os locais autorizados para realizar a manipulação de medicamentos, e devem contar com uma estrutura altamente especializada para essa função, tendo em vista que não se trata de uma atribuição simples, exigindo diversas operações farmacotécnicas diferentes. Embora o número de operações envolvidas na manipulação de medicamentos seja bastante grande, existem duas ou três operações básicas que podem ser consideradas inevitáveis - entre estas a Pesagem e/ou Tomada de Volume e o processo de Mistura. As duas primeiras justificam-se pela necessidade de garantirmos a correta dosagem do principio ativo, e a terceira garante a uniformidade do medicamento. Foi observado o procedimento de manipulação dos medicamentos desde a captura de matéria prima ate os descartes da produção e a liberação dos fármacos ou princípios ativos deve ocorrer de maneira adequada. Para tanto, esta liberação precisa ser uniforme em cada dose terapêutica da forma farmacêutica, encerrando quantidades equivalentes dos ativos.
CONCLUSÕES:
A busca pela melhoria da qualidade de produtos manipulados vem sendo perseguida pelas farmácias não apenas como um diferencial, mas também pela reconquista de sua credibilidade frente aos produtos industrializados. Para tanto, a garantia da qualidade dependerá não apenas da implementação do Controle de Qualidade, mas de um sistema de qualidade. Para tanto, foi elaborado o Relatório Ambiental Simplificado - RAS, resultado do projeto, visando atender a legislação ambiental e considerando as Normas e Diretrizes contidas na Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981 (Política Nacional de Meio Ambiente) a RDC 67 de 08/10/2007 bem como a Resolução 237/97 (CONAMA) que traz como pré requisito a obtenção de licença Ambiental para funcionamento do empreendimento conforme acima citado.
Palavras-chave: Farmácia de manipulação, Ambiental, Parnaiba.