65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
Uso de Correlação fenotípica para caracteres físico-químicos de frutos de pinha no período pós-colheita
Renato Áquila Souza da Silva - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
Tatiana de Lima Salvador - Mestranda em Produção Vegetal / Universidade Federal de Alagoas
Islan Diego Espindula de Carvalho - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
Taciana de Lima Salvador - Mestranda em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
Eurico Eduardo Pinto de Lemos - Prof. Dr. / Orientador Universidade Federal de Alagoas
Hilberty Lucas Nunes Correia - Graduando em Agronomia / Universidade Federal de Alagoas
INTRODUÇÃO:
A pinha é uma fruta originária das Antilhas, que teve alta adaptação e aceitação no Brasil, principalmente na região nordeste, por possuir sabor característico e alto valor nutricional, sendo rica em diversas vitaminas e minerais. O período pós-colheita é um dos entraves para a produção, consumo e comercialização dos frutos, por possuir baixo período de prateleira, em torno de 10 dias. O conhecimento das características físico químicas dessa fruta é de fundamental importância para obter informação da relação dessas características com o período pós-colheita, para isso pode-se utilizar de métodos indiretos para caracterização de frutos com maior período de conservação, com o uso de correlação fenotípica entre variáveis, com o uso dessa informação pode-se realizar escolhas de variedades que produzam frutos com características que propiciem maior tempo de prateleira, além de manejos culturais e manejos de conservação pós-colheita que propiciem maior durabilidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi o analisar o uso de correlação fenotípica para caracteres físico-químicos de frutos de pinha no período pós-colheita.
MÉTODOS:
Frutos de pinha foram colhidos de um pomar irrigado da Fazenda Paxiúba, localizado no Povoado Moreira pertencente ao município de Palmeira dos Índios, Alagoas (9º 26’ 22,4’’ S, 36º 41’ 2,6 W e 295 m de altitude). Os frutos foram submetidos a temperatura ambiente de 27°C . Os frutos tinham de peso de 190 a 230g, coloração verde clara, com boas características visuais. Foram realizadas avaliações das características físicas e químicas, com isso as variáveis analisadas foram peso dos frutos, diâmetro longitudinal (DL), diâmetro transversal (DT), Perda de peso (PDP), potencial Hidrogeniônico (pH) ,ºBrix, ácidos totais tituláveis (ATT) e relação de sólidos solúveis com ácidos totais tituláveis (SS/ATT). Foi realizada uma correlação de Pearson entre as variáveis avaliadas, comparadas pelo teste e a 5 e 10% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
De acordo com a correlação de Person a 5% de probabilidade pelo teste t, houve correlação fenotípica negativa entre as variáveis SST/ATT e ATT com coeficiente de correlação de 0,98, à medida que aumenta o valor de ATT diminui o valor da relação SST/ATT, isso ocorre devido o ATT ser utilizado na relação com os sólidos solúveis; Houve correlação positiva entre °Brix e SST/ATT com coeficiente de correlação de 0,94, à medida que aumenta o °Brix aumenta o valor da relação SST/ATT; Houve correlação positiva entre pH e PDP (r=0,94), a medida que o pH aumenta, também aumenta a perda de peso, com isso frutos com menor pH perdem menos peso no período pós colheita, com isso deve-se escolher variedades que produzam frutos com menor pH, para se ter maior período de prateleira. A 10% de probabilidade houve correlação de negativa entre DT e SST/ATT com coeficiente de determinação de -0,90, à medida que o fruto possui um diâmetro lateral maior, menor será a relação SST/ATT, então o DT pode ser utilizado para avaliação indireta da relação SST/ATT. Para todas as correlações citadas houve alta correlação, fato esse indicado pelos altos valores do coeficiente de correlação. As variáveis DL e peso não apresentaram correlação com nenhuma das variáveis.
CONCLUSÕES:
Houve alta correlação entre as variáveis SST/ATT e ATT; °Brix e SST/ATT; pH e PDP; DT e SST/ATT. A correlação entre pH e PDP; DT e SST/ATT são as mais importantes, por estarem relacionadas com a conservação pós colheita.
Palavras-chave: Annona squamosa L., Correlação, Físico-química.