65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 6. Morfologia
EFEITOS DO TREINAMENTO DE NATAÇÃO SOBRE O TECIDO ÓSSEO ESPONJOSO DE RATAS OVARIECTOMIZADAS E TRATADAS COM GLUTAMATO MONOSSÓDICO NO PERÍODO NEONATAL
KARINA DE CARVALHO DA SILVA - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM NEUROPSIQUIATRIA E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO- UFPE.
FABIANA SOARES BIZARRIA - DEPTO. DE ANATOMIA- UFPE
ANA CRISTINA FALCÃO ESTEVES - DEPTO. DE ANATOMIA- UFPE
SÍLVIA REGINA ARRUDA DE MORAES - PROFa. Dra./ ORIENTADORA - DEPTO. DE ANATOMIA- UFPE
INTRODUÇÃO:
Estudos experimentais demonstraram que o glutamato monossódico (GM) administrado no período neonatal provoca destruição celular no hipotálamo ventromedial e, especificamente, no núcleo arqueado, levando à deficiência na secreção do hormônio do crescimento adenohipofisário (GH), o que explica o retardo no crescimento corporal linear e alterações no desenvolvimento gonadal. Em consequência, ocorre uma depressão na taxa de formação óssea, tecido mineral e conectivo, tamanho, densidade, resistência, além de alterações histomorfométricas e na formação trabecular do osso com subsequente aumento de sua fragilidade e predisposição à fratura. Por outro lado, o exercício físico é considerado uma influência positiva sobre o esqueleto e a saúde óssea, por estimular a osteogênese, aumentar a massa óssea cortical e trabecular, prevenindo a perda tecidual óssea observada na osteoporose e, por esta razão, tem sido preconizado na prevenção e tratamento desta patologia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliaram-se os efeitos do exercício de natação sobre o tecido ósseo esponjoso de animais adultos, tratados com glutamato monossódico, no período neonatal, e ovariectomizadas aos 60 dias de vida.
MÉTODOS:
Foram utilizadas ratas neonatas fêmeas Wistar (n=32) separadas aleatoriamente em Grupo Salina (Sal,n=14) e Grupo Glutamato Monossódico (GluM,n=14). O grupo GluM recebeu Solução de GM 4.0mg/g de peso corporal via subcutânea, em dias alternados nos primeiros 14 dias de vida, enquanto que o grupo Sal recebeu Solução Salina na mesma dose e período. Aos 60 dias, o Grupo GluM foi submetido a procedimento cirúrgico para retirada bilateral dos ovários (GluMO), enquanto que o grupo Sal apenas passou pelo estresse cirúrgico. Uma semana antes da cirurgia, metade dos animais de cada grupo iniciou um programa de exercício de nado livre. Na semana da cirurgia os animais ficaram em repouso e ao final desta reiniciaram o exercício de natação, resultando os grupos: Salina sedentário (Salsed, n=8), Salina natação (Salnat,n=8), Glutamato Ovariectomia sedentário (GluMOsed,n=8) e Glutamato Ovariectomia natação (GluMOnat,n=8). Ao término do experimento, os animais foram pesados e tiveram as três primeiras vértebras lombares coletadas, pesadas e o comprimento mensurado com o auxílio de um paquímetro (Western, 0,02mm). Para a análise estatística foram utilizados os testes “t” de Student e o teste de Mann-Whithney.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O peso e o comprimento das vértebras lombares (L1, L2,L3) foram menores no grupo GluMOsed em relação ao grupo SALSed (p<0,001). Tal fato se deve à depleção ovariana que leva à deficiência estrogênica, cujo efeito é a queda da osteogênese e aumento da reabsorção óssea, resultando numa perda óssea acelerada, particularmente na porção trabecular, presente nos ossos vertebrais. O prejuízo ao tecido ósseo se processa numa dimensão maior quando o GM é associado à ovariectomia. Porém, o exercício de natação promoveu aumento no peso das vértebras analisadas nos grupos SALnat e GluMOnat quando comparados aos seus respectivos controles sedentários (p<0,001). A natação promoveu aumento do comprimento vertebral nos grupos salina quando comparado ao seu controle sedentário (p<0,001). Segundo a literatura, o estresse mecânico produzido pela atividade física aumenta a massa óssea, uma vez que estimula a atividade osteobástica. Entretanto, não houve diferença, para esta variável, entre os grupos GluMOsed e GluMOnat (p= 0.195), demonstrando que a agressão causada pelo glutamato monossódico juntamente com a ovariectomia causam danos irreversíveis no crescimento longitudinal das vértebras lombares.
CONCLUSÕES:
A administração do Glutamato Monossódico durante o período neonatal associada à ovariectomia, em ratas adultas jovens, prejudicou o desenvolvimento somático e ósseo dos animais. O protocolo de treinamento aeróbico utilizado reverteu os efeitos deletérios provocados por situações de desequilíbrio corpóreo induzidas precocemente no tecido ósseo, produzindo o estímulo necessário para uma resposta positiva no peso ósseo, entretanto não foi eficaz em promover recuperação do comprimento vertebral.
Palavras-chave: Osso Trabecular, Osteoporose, Exercício físico.