65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 8. Comunicação
As Interações Comunicacionais da Universidade Federal de Alagoas com a Sociedade: Um Estudo Sobre a Importância do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Incubadora de Empresas para a Circulação da Ciência
Willian Lima Melo - PPG em Ciências da Informação
Hyllane Maria Salgueiro Lopes - PPG em Ciências da Informação
Ana Beatriz Bezerra de Melo - Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas
Sandra Nunes Leite - Profa. Dra./Orientadora - Comunicação Social/ICHCA - UFAL
INTRODUÇÃO:
De inquestionável importância para o desenvolvimento intelectual do Estado de Alagoas, a Universidade Federal de Alagoas deveria concentrar em suas atividades (ensino, pesquisa e extensão) uma ligação direta com a sociedade alagoana.Tentar escapar de sua territorialidade física e criar laços com diversos segmentos presentes na sociedade, legitimando o conhecimento desenvolvido, não vem se mostrando ser tarefa fácil. Mesmo sendo um espaço ideal para o aprimoramento científico, a universidade ainda se embaraça ao tentar manter vivos os conhecimentos desenvolvidos pela mesma. Manter vivos os conhecimentos desenvolvidos nas universidades é criar maneiras aproximativas entre a organização e a sociedade. Visualizamos isso quando percebemos a comunicação presente entre públicos distintos e anteriormente distantes. Fazer pulsar informações científicas em diversos segmentos que compõe o espaço social das universidades mostra-se um desafio para as universidades. Nesta linha de raciocínio encontramos a importância de duas unidades, criados recentemente, o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UFAL) e a Incubadora de Empresa de Alagoas (INCUBAL). Ambos localizados na Universidade Federal de Alagoas, eles possuem em seu cerne original a predisposição para alimentarem o caráter vital dos fatos científicos, ao passo que se relacionam com diversos setores sociais, fazendo circular o conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Mostrar as possíveis consequências das relações existentes entre a Universidade Federal de Alagoas e os pesquisadores que compõe seu quadro, com foco em específicas unidades de interação existentes na própria universidade [Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Incubadora de Empresas de Alagoas (INCUBAL)].
MÉTODOS:
A pesquisa foi de caráter qualitativo, exploratório e descritivo. Foram coletados dados através de entrevistas com pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas. Para a preparação do questionário, foram realizadas entrevistas com os coordenadores de cursos de pós-graduação da UFAL e, logo em seguida, realizaram-se as entrevistas com os líderes de pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2006 até 2010. Também foram utilizados procedimentos metodológicos que buscassem variáveis relativas à proteção do conhecimento e à inovação. Os questionários foram aplicados com líderes de pesquisa das áreas tecnológicas da Universidade Federal de Alagoas e vinculados aos cursos de pós-graduação stricto sensu.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebe-se a importância da comunicação, das ações de relações públicas estratégicas, de táticas para a efetiva circulação do conhecimento. Atualmente, não existe apenas uma expectativa de existência de interações entre as Instituições Científicas e Tecnológicas e a sociedade, existe também uma necessidade nacional deste fato. A existência dos Núcleos de Inovação Tecnológica e das Incubadoras de Empresas são reforços oferecidos e/ou apoiados pelo Governo Federal para fornecer à sociedade a tecnologia produzida nos grandes centros de conhecimento. Logo, a interação destes setores com os pesquisadores é capaz de modificar uma cultura presente na realidade brasileira, onde a aplicabilidade das tecnologias não é tão forte quanto à produção, prejudicando o desenvolvimento social, mutuamente o industrial competitivo. Alagoas possui uma instituição de ensino superior capaz de entender o meio que a cerca e desenvolver ciência capaz de trazer o melhoramento social. O que se precisa é de uma mudança cultural, principalmente nas iniciativas de interação. Partindo para uma visão prática das relações públicas, podemos entender que para a informação científica continuar viva e circulando, algumas relações devem ser criadas.
CONCLUSÕES:
Lotada com premissas de desenvolvimento, as universidades são hoje espaços valiosos para a sociedade. Conseguem ainda oferecer um ambiente promissor para o desenvolvimento científico brasileiro. É interessante perceber como anda a produção científica brasileira, sua expectativa de vida, os motivos de interferência referentes a tal expectativa, sua possível aplicabilidade na sociedade, etc. A Universidade Federal de Alagoas sinalizou a necessidade de auxílio para manter vivo o conhecimento desenvolvido em seu espaço. Para tanto, entendendo tal necessidade, a autarquia concebeu duas unidades para a efetivação da circulação e aplicação da informação científica/conhecimento. O Núcleo de Inovação Tecnológica e a Incubadora de Empresas de Alagoas reúnem características bastante parecidas. Hoje concentram, em suas políticas de gestão, estratégias que não se complementam e não alcançam a finalidade desejada. Em suma, ambas não definem e não atingem seus públicos corretamente e tomam decisões que parecem estar numa tênue linha lógica. Assumem-se capazes de realizarem relações institucionais com diversos públicos, no entanto esqueceram-se da conquista do seu público interno, os pesquisadores. A definição de missão, visão, determinação dos objetivos fins destes dois setores, e sua difusão estratégica entre os públicos de interesse, onde estão incluídos os pesquisadores, é de fundamental importância para a aquisição de confiança, fazendo assim uma relação mais propícia à estabilidade.
Palavras-chave: universidade-públicos, interações comunicacionais, relações públicas.