65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PROJETO ALIMENTO E QUALIDADE DE VIDA: O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Monique Aline Ribeiro dos Santos - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Izabella Costa Martins - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Leando Antonio de Oliveira - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Penha Souza Silva - Profa. Dra. /Orientadora- Faculdade de Educação - UFMG
Nilma Soares da Silva - Coordenadora PIBID-Química./Orientadora - Faculdade de Educação - UFMG
INTRODUÇÃO:
Acredita-se que a Pedagogia de Projetos surgiu com a influência da Escola Nova que defende uma linha de trabalho ativo. A Pedagogia de Projetos baseia-se numa mudança de postura pedagógica fundamentada na concepção de que a aprendizagem ocorre a partir da resolução de situações-problema significativas para o aluno, aproximando-o cada vez mais de sua realidade, ou seja, do seu contexto social, através do desenvolvimento do senso crítico, da pesquisa e da resolução de situações-problema. Esses projetos representam uma estratégia pedagógica inovadora, uma vez que modificam efetivamente o enfoque tradicional do Ensino de Ciências propondo novas abordagens, dentre elas, destaca-se como ponto comum a construção mútua do conhecimento. Este trabalho é um relato de experiência do desenvolvimento de um projeto embasado na Pedagogia de Projetos e da importância de sua culminância em uma Feira de Ciências na UFMG que contribuiu para o engajamento de um grupo de alunos do ensino médio.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar como se deu o engajamento dos estudantes do ensino médio de uma escola estadual de Belo Horizonte no desenvolvimento do Projeto Alimento e Qualidade de Vida e em sua culminância na Mostra XIII UFMG Jovem – 2012.
MÉTODOS:
O Projeto Alimento e Qualidade de Vida foi proposto por bolsistas do PIBID-Química com o objetivo de conscientizar os estudantes para o problema da má alimentação e sua influência na qualidade de vida. O projeto foi apresentado para seis turmas do 2º ano do ensino médio e propusemos que um pequeno grupo de alunos o desenvolvesse na escola com a orientação dos bolsistas. Observamos, no entanto, que esse grupo de estudantes não se mostrou muito motivado para preparar o projeto conforme a proposta inicial. Então, na escola o projeto foi conduzido principalmente pelos bolsistas do PIBID. O documentário “Super Size Me: A dieta do Palhaço" foi escolhido para iniciar a discussão sobre a alimentação e a qualidade de vida. Um questionário foi elaborado com o intuito de fazer um levantamento sobre os hábitos alimentares dos estudantes em casa e na escola. Foram realizados experimentos para estimar o valor calórico de alguns alimentos que juntamente com as análises dos questionários pôde ampliar as reflexões propiciadas pelo documentário fomentando a discussão sobre ações concretas que visem melhorar a alimentação. O projeto culminou com a apresentação do trabalho na Mostra XIII UFMG Jovem-2012 pelo pequeno grupo de estudantes de ensino médio que inicialmente tinha se mostrado desmotivado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foi possível ampliar a discussão na escola e na Mostra XIII UFMG Jovem sobre alimentos e propiciar a reflexão sobre a influência das escolhas alimentares na qualidade de vida. O trabalho de pesquisa desenvolvido durante o projeto resultou na elaboração de um portfólio que registrou todo seu desenvolvimento e sugestões simples para a melhoria da qualidade de vida. O grupo de alunos convidado para desenvolver o projeto na escola sob orientação dos bolsistas do PIBID mostrou-se desmotivado inicialmente, mas surpreenderam com sua participação na Mostra. Em um primeiro momento eles se mostraram inseguros e preferiram observar algumas apresentações dos bolsistas. Em seguida o grupo assumiu a total apresentação do projeto. Realizando o experimento da queima de alimentos, discutindo as tabelas nutricionais e propondo aos visitantes sugestões para a melhoria da qualidade de vida através de uma alimentação saudável. No segundo dia do evento trouxeram ideias para complementar a apresentação: uma planilha digital na qual eles calculavam a quantidade aproximada de energia que o organismo precisa diariamente de acordo com as características físicas, embalagens de alimentos e informações sobre a quantidade de açúcar contida em refrigerantes, o que enriqueceu a apresentação.
CONCLUSÕES:
Pôde-se perceber que a participação na Mostra XIII UFMG Jovem - 2012 foi significativa para o engajamento de um grupo de alunos do ensino médio anteriormente desmotivados com o desenvolvimento do projeto na escola “Alimento e Qualidade de Vida”. A mostra ocorreu na praça principal da universidade e como era aberta ao público, esse grupo de estudantes teve a oportunidade de interagir com um público diverso, desde o ensino infantil, médio, superior até, profissionais de diversas áreas. Apresentar o trabalho em um ambiente diferente do escolar, ao qual estavam acostumados, parece ter influenciado para que esses estudantes se sentissem importantes e motivados para discutir o assunto. O evento permitiu que esses estudantes pudessem desenvolver algumas habilidades e interações interpessoais essenciais que contribuem para que possam se tornar protagonistas da construção do conhecimento e colaboradores em sociedade através da conscientização. O desenvolvimento do projeto também propiciou uma experiência rica aos licenciandos de Química bolsistas do PIBID já que pudemos entender a dinâmica da pedagogia de projetos bem como sua estrutura e identificar fatores de motivação diferentes para diferentes alunos.
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos, Química, PIBID.