65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 3. Medicina Veterinária Preventiva
AUMENTO DOS NÍVEIS DE LACTATO DESIDROGENASE EM CULTURAS MISTAS (ASTRÓCITOS E MICROGLIAS) DE RATOS TRATADAS COM MEL DE JATAÍ (Tetragonisca angustula) e INFECTADAS IN VITRO COM Neospora caninum
Philipe Brito de Oliveira - Laboratório de Bioquímica e Imunologia Veterinária – CCAAB/UFRB
Caroline Dantas Primo Marques - Laboratório de Bioquímica e Imunologia Veterinária – CCAAB/UFRB
Cíntia da Silveira Santana - Laboratório de Bioquímica e Imunologia Veterinária – CCAAB/UFRB
Luciana dos Santos Freitas - Laboratório de Bioquímica e Imunologia Veterinária – CCAAB/UFRB
Ângela Cristina de Oliveira Lima - Laboratório de Bioquímica e Imunologia Veterinária – CCAAB/UFRB
Alexandre Moraes Pinheiro - Prof. Dr/Orientador – Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas - UFRB
INTRODUÇÃO:
Neospora caninum é um protozoário apicomplexa que apresenta o cão, coiote, dingo e lobos como hospedeiros definitivos. Este parasito evidencia os bovinos, caprinos, bubalinos e outros como hospedeiros intermediários. Esse protozoário, causador da neosporose, é considerado uma das principais causas de abortamentos em bovinos em todo o mundo e provoca alterações neuromusculares em cães. Sabe-se que o N. caninum apresenta predileção pelos tecidos do sistema nervoso central (SNC). As células da glia têm função de sustentação do SNC, garantindo a nutrição da complexa rede de circuitos nervosos. Dentre elas, os astrócitos constituem aproximadamente 85% do total de células presentes no SNC. As microglias são macrófagos especializados, que podem promover a fagocitose, conferindo proteção no SNC. Estas são as menores células da glia e correspondem a 10% das células do tecido nervoso. Astrócitos e microglias desempenham um papel importante na homeostase do SNC, neuroproteção e resposta imune contra substâncias tóxicas, infecciosas ou traumas. O mel é utilizado na indústria farmacêutica devido a sua ação anti-inflamatória, imunomodulatória e antimicrobiana. Além disso, o mel de jataí (Tetragonisca angustula) apresenta propriedades bactericidas e antissépticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar a atividade do mel de jataí (Tetragonisca angustula) em culturas mistas (astrócitos e microglias) de ratos, infectadas in vitro com taquizoítos de Neospora caninum.
MÉTODOS:
Culturas mistas (astrócito e microglia) foram cultivadas em meio RPMI (Instituto Roswell Park Memorial, Brasil) suplementado com 10% de soro fetal bovino, 1mM de ácido pirúvico e 2mM de L- glutamida, com trocas regulares a cada 48 horas. No 8º dia de cultivo foi adicionado ao meio de cultura 1% de mel de Tetragonisca angustula a fim de modular respostas para a infecção. Os parasitos de Neospora caninum, purificados, foram quantificados por contagem em hematocitômetro e utilizados para infecção das culturas, no 15º dia de cultivo, obedecendo-se a razão célula : taquizoíto de 1:1. Após a infecção foi considerado um tempo de contato de 72 horas (células x parasito), em seguida foi avaliada a citotoxicidade pela mensuração da atividade de lactato desidrogenase (LDH) no sobrenadante das culturas utilizando-se kit comercial (Doles, Brasil). A LDH é um marcador enzimático estável, cuja concentração é inversamente correlacionada com a viabilidade celular.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As culturas tratadas com mel e as culturas infectadas com N. caninum, apresentaram um aumento de cerca de 50% na atividade da LDH em relação ao controle. Já àquelas tratadas com mel e infectadas com N. caninum tiveram um aumento de cerca de 100% da atividade dessa enzima em relação às culturas infectadas apenas com N. caninum. Pouco se conhece sobre as interações entre astrócitos e microglias, mas sabe-se que astrócitos influenciam algumas atividades da microglia e vice-versa, principalmente no que se refere à liberação de substâncias. Desta forma, a microglia pode promover ou comprometer a viabilidade celular, dependendo do seu nível de ativação. O mel é um composto rico em carboidratos, constituído de diferentes açúcares, além de diversas substâncias como os flavonoides. Nas culturas tratadas com mel observou-se aumento da atividade de LDH, podendo estes componentes, como os flavonoides, terem contribuído para uma fragilidade de membrana ou esse aumento pode estar relacionado a uma maior disponibilidade dessa enzima no interior celular pelo alto teor de carboidrato do mel.
CONCLUSÕES:
A adição de 1% do mel de Tetragonisca angustula em culturas mistas (astrócitos e microglias) de ratos infectadas in vitro com taquizoítos de Neospora caninum, aumentou a atividade da lactato desidrogenase no meio de culturas.
Palavras-chave: células da glia, LDH, neosporose.