65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Efeito de diferentes fontes de solo e adubo orgânico na germinação de sementes de Pimenta de Cheiro.
Leonardo Perote da Silva - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Ticiano Rafael Santiago de Lima - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Carolina Simões dos Santos - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Francisca Antonia Xavier Bezerra - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
Charles Ramon de Medeiros Brito - Estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:
As pimentas são consideradas como “condimento melhorador” da qualidade dos alimentos, acrescentando a eles melhor aroma, sabor e cor. São componente de produção, do sistema olerícola regional do Pará, entre elas destaca-se a pimenta de cheiro do Pará (Capsicum chinense Jacquin), originaria das regiões tropicais americanas, a planta é arbustiva, perene, com caule semilenhoso, os frutos caracterizam-se pela cor amarela intensa brilhosa, forma redonda, cheiro forte, pungência ardida e apresenta antioxidantes e vitaminas.
A água e os fatores ambientais como temperatura, luz e disponibilidade de oxigênio contribuem diretamente para a germinação e o crescimento da planta, que quando estão em quantidades ideias possibilita o potencial máximo da semente o que contribuirá com o estabelecimento da planta no campo.
Geralmente as mudas usadas no estabelecimento dos campos de pimenta são produzidas em bandeijas ou recipientes similares, pois a praticidade e segurança em relação à eficácia da fixação das plantas no campo é superior a semeadura direta.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste presente trabalho foi analisar a germinação da pimenta de cheiro do Pará (Capsicum chinense Jacquin) em diferentes fontes de substrato com e sem adubação orgânica
MÉTODOS:
O estudo foi realizado na cidade de Capitão Poço, PA, as sementes usadas foram de pimenta da espécie botânica Capsicum chinense Jacquin (Pimenta de cheiro do Pará) obtidas no mercado local, foram semeadas em bandejas plásticas opacas, sendo duas sementes dentro de cada cova com cerca de 0,5 cm de profundidade. Foram utilizados cinco tratamentos, são eles: T1 Areia branca lavada (testemunha), T2 argila, T3 Solo local, T4 Solo local + esterco de gado (2:1), T5 Solo local + cama aviaria (2:1) com quatro repetições. As bandejas ficaram em área protegida durante todo o processo. O experimento foi avaliado diariamente durante 27 dias desde o primeiro dia após a semeadura, observando a germinação. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo Teste de Tukey ao nível de 1% de probabilidade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados referentes à germinação demonstraram que os tratamentos T1, T4 e T5 são estatisticamente iguais, no nível de significância (p<0,01), sendo que T2 é estatisticamente diferente dos mesmos e T3 semelhante a todos. Notou-se através dos resultados, que T1 apresentou uma germinação normal, entretanto sem desenvolvimento significativo as plantas, T2 demonstrou o menor nível de germinação e um alto nível de mortalidade que pode ser relacionado a alta umidade que é retida pela porosidade desse tipo de solo, na qual facilita a germinação entretanto causar o apodrecimento da raiz. T3 é estatisticamente igual a todos os tratamentos, apresentou uma germinação que pode ser considerada como media dos tratamentos, já T4 apresentou o melhor resultado, nele existe solo regular encontrado localmente e tendo esterco adicionado, que ajuda na disponibilidade de matéria orgânica e nutrientes, alem de ajudar também no desenvolvimento de micro-organismos melhorando ou ate possibilitando a disponibilidade desses nutrientes. T5 demonstrou um resultado regular relacionado aos outros, sendo o segundo melhor, apesar de que o esterco de aves se usado de forma inadequada acaba causando a morte das plantas por conter elevada quantidade de nitrogênio, isto é, T5 apresentou boa tolerância a isso.
CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que o melhor substrato para produção de mudas de pimenta de cheiro do Pará é solo local tendo acrescentado esterco com proporção 2:1, e em seguida como segundo melhor o solo local com cama aviaria que forneceu um bom resultado demonstrando que esta cultura possui uma boa tolerância a solos com taxas elevadas de nitrogênio como a que foi proporcionada pela adição de cama aviaria, já o menos indicado seria argilosa.
Palavras-chave: Produção, Nitrogênio, Mudas.