65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 2. Paisagismo e Projetos de Espaços Livres Urbanos
A INFRAESTRUTURA VERDE UTILIZADA COMO ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARA A CIDADE DE CRUZ ALTA/RS
Mariela Camargo - Acadêmica do 9º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICRUZ/RS
Igor Norbert Soares - Prof. MSc./Orientador - Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNICRUZ/RS
Maria Aparecida Santana Camargo - Profa. Dra./Orientadora - Centro de Ciências Humanas e Comunicação da UNICRUZ/RS
INTRODUÇÃO:
O termo infraestrutura, quando associado ao conceito de cidade, normalmente remete às estradas, rede elétrica, esgotamento sanitário e equipamentos urbanos, tidas como infraestruturas “cinzas”. Entretanto, a malha urbana de uma cidade tem nas áreas verdes um importante aliado na criação de zonas de amortecimento e de equilíbrio entre as áreas edificadas e o meio natural. Assim, a vegetação urbana deve ser encarada como suporte para o bom funcionamento da cidade, uma vez que é responsável pela estabilidade dos microclimas, pela redução das poluições sonoras e visuais, sendo um importante contribuinte para a saúde física e mental da população local. É indispensável que a arborização civil seja tratada sob os mesmos critérios que as demais infraestruturas urbanas, já que se trata de uma estrutura inerente à salubridade dos centros urbanizados. Para isso, deve-se recorrer aos poderes públicos visando elaborar, juntamente com a população, um Plano Diretor de Arborização Urbana – PDAU. No caso específico de Cruz Alta, que não possui um PDAU, este deveria ser um instrumento que viesse a fim de nortear a execução de infraestruturas verdes e de arborização urbana, devendo conter descrição detalhada de aspectos biológicos e morfológicos das espécies, porte, poda, manutenção, etc.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Com base nos inúmeros benefícios ambientais e sociais trazidos pela arborização urbana, o presente projeto tem por objetivo analisar a possibilidade de implantar a infraestrutura verde na cidade de Cruz Alta, realizando todo o levantamento físico e a análise espacial necessários para o desenvolvimento de uma proposta para aplicação desse conceito através da otimização das áreas verdes existentes.
MÉTODOS:
A pesquisa de caráter qualitativo e exploratório compreendeu um levantamento bibliográfico onde se fez uma revisão da temática, bem como se observaram dados a respeito da evolução histórica do município de Cruz Alta. Além disso, foi feito um rigoroso levantamento de campo de diversas ruas da cidade que teriam potencial para o desenvolvimento do projeto, onde foram adotados os critérios: características urbanas; índices urbanísticos; tipo e uso do solo; vegetação urbana; potencialidade para futuras propostas e fluxo populacional. Os trechos elencados para o desenvolvimento da pesquisa foram Rua Mariz e Barros e a Avenida General Câmara, sendo que no encontro das duas ruas será proposta uma intervenção na forma de um largo. A partir daí, realizou-se uma investigação de arquivo, onde se buscaram mapas e fotos a respeito de como ocorreu a evolução urbana da cidade de Cruz Alta. Junto a isso, foi feito um levantamento in loco das ruas, através de fotografias. Fisicamente, foram analisados diversos elementos de pavimentação e dimensão das calçadas, equipamentos urbanos, vegetação existente, redes de distribuição pública de energia e telefone, fluxo de veículos e pedestres, leito carroçável, estado de conservação dos elementos, altura e recuo das edificações, entre outros.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A Rua Mariz e Barros, como a maioria dos logradouros de Cruz Alta, provém de uma época onde a arborização viária não ocupava grandes espaços frente ao desenvolvimento urbano. Apesar disso, foi considerada adequada para o desenvolvimento de projetos de requalificação, já que em sua maior parte possui boa largura do passeio público e seus lotes possuem recuo frontal até as construções. Além disso, a rua tem função social importante, uma vez que serve de ligação entre o centro e uma parte periférica da cidade. Quanto à Avenida General Câmara, cabe destacar que se trata de uma das avenidas mais antigas e tradicionais da cidade. É importante analisar sua composição, onde seu canteiro central foi concebido para abrigar estacionamentos oblíquos e possui uma vegetação baseada em coqueiros, jacarandás e ligustros. Este logradouro possui características muito interessantes para propostas de intervenção paisagística, já que tanto seu canteiro central, quanto a pista de veículos, contam com dimensões bastante generosas. Porém, em virtude de sua localização mais central, as construções existentes nessa avenida apresentam pouco ou nenhum recuo frontal. Por isso, vale salientar que se sugerida no canteiro central, o espaço suportaria uma arborização de pequeno, médio e até grande porte.
CONCLUSÕES:
Considerando a urbanização acelerada e a expansão da cidade, atreladas ao aumento da conscientização ambiental por parte da população, cada vez mais se percebe a mudança nos conceitos de qualidade de vida. Constata-se a urgente necessidade de que os municípios priorizem performances em relação ao ambiente urbano, prevendo a correta destinação de recursos públicos, elaborando planos de arborização eficientes e fiscalizando sua execução a fim de obter resultados satisfatórios e eficazes. Desta forma, a infraestrutura verde surge como uma oportunidade para organizar a ocupação e o aproveitamento humano no território de Cruz Alta, revelando, valorizando e qualificando valores culturais, históricos e principalmente ecológicos, oferecendo base para um desenvolvimento urbano futuro, que tenha a paisagem natural como uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade de vida e de configurar um avanço no panorama visual da cidade.
Palavras-chave: Planejamento., Qualidade de Vida., Meio Ambiente..