65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
REFLETINDO SOBRE UMA ATIVIDADE DE ENSINO NA PERSPECTIVA CTS
Leando Antonio de Oliveira - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Monique Aline Ribeiro dos Santos - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Izabella Costa Martins - Bolsista PIBID-Química - Faculdade de Educação - UFMG
Penha Souza Silva - Profa. Dr./Orientadora - Faculdade de Educação - UFMG
Nilma Soares da Silva - Coordenadora PIBID-Química./Orientadora - Faculdade de Educação – UFMG
INTRODUÇÃO:
A educação científica torna-se uma necessidade para todos visando a participação do cidadão na tomada de decisões, principalmente, em implicações dos avanços científicos e tecnológicos que podem colocar em risco as pessoas e o meio ambiente. Perante tantas informações, as pessoas necessitam estar preparadas para participar e se posicionar em discussões públicas de problemas que afetam a sociedade. O ensino nesse enfoque tem a função de inserir os estudantes no processo democrático na sociedade e proporcionar novos e criativos modos de articular o ensino para as Ciências, Tecnologias e Sociedade - CTS (MARCONDES, 2009). Para tal, objetiva-se que os alunos compreendam essas articulações e desenvolvam a capacidade de resolver problemas relativos às questões com as quais se deparam. Além disso, permite construir um novo currículo escolar que promova um ensino de Química significativo, relevante e adequado e que proponha atividades nas relações CTS para potencializar o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Com este propósito, desenvolvemos em escolas de Belo Horizonte um projeto que culmina em uma atividade na Câmara Municipal, discutindo possíveis soluções e cobrando medidas do poder público para resolver o problema da qualidade da água da Lagoa da Pampulha.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Refletir sobre uma atividade desenvolvida na abordagem CTS com estudantes do ensino médio durante o desenvolvimento do projeto Água em Foco: Qualidade de Vida e Cidadania.
MÉTODOS:
O projeto Água em Foco: Qualidade de Vida e Cidadania foi desenvolvido, em 2012, pelo PIBID-Química/Biologia da UFMG, em 5 escolas estaduais de ensino médio de Belo Horizonte, com cerca de 550 estudantes. Estes estudantes utilizaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula como leitura de textos, pesquisa e atividades experimentais para a determinação de parâmetros químicos e biológicos importantes para avaliar a qua¬lidade da água da Lagoa da Pampulha, cartão postal da cidade. No trabalho de campo eles se organizaram em grupos, coletaram e analisaram amostras de água em pontos diferentes da lagoa através de equipamentos específicos, relataram o que observaram sobre as condições ambientais e entrevistaram moradores da região. Os alunos produziram vídeos, gráficos e tabelas que subsidiaram a discussão do problema. Para encerramento do projeto, foi organizada uma seção na Câmara Municipal da cidade e cerca de 150 estudantes participaram desta atividade, onde apresentaram os resultados das pesquisas em debates com as autoridades públicas presentes. Além de apresentar os dados analisados, os alunos promoveram discussões, expuseram soluções encontradas por outros países para revitalização de cursos d’água e cobraram ações imediatas das autoridades.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Acreditamos que a atividade realizada na Câmara Municipal foi relevante para a formação dos estudantes devido ao nível de envolvimento e participação no evento. Isto é um indicativo de que a compreensão da realidade social e sua interligação com o conhecimento científico, social, tecnológico e ambiental foi determinante para o posicionamento frente às situações problemáticas. Percebemos também que a possibilidade de desenvolvimento e poder de argumentação dos estudantes foram potencializados no momento em que eles se sentiram importantes e conscientes da capacidade de exercer a cidadania. Com a mediação do professor e dos bolsistas do PIBID, acreditamos que esta atividade proporcionou aos estudantes a oportunidade de expor suas ideias, opiniões, participar de debates, pesquisas e resoluções de problemas aumentando seu interesse pela ciência e suas relações com a tecnologia e sociedade. Segundo um representante do Legislativo, “Difundir esse trabalho aqui para a população é de um valor inestimável. O poder público e a população têm papel fundamental nesse processo” (http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/2012-11/participantes-do-projeto-agua-em-foco-apresentam-estudo-na-cmbh).
CONCLUSÕES:
O Projeto Água em Foco tem como um dos seus objetivos a formação dos cidadãos em uma perspectiva na abordagem CTS. Assim, a atividade desenvolvida na Câmara Municipal mostra na prática como utilizar os conhecimentos científicos para a compreensão da realidade social e propor ações que contribuam para a resolução destes problemas. É nessa perspectiva que essa atividade se integra aos objetivos do movimento CTS que também se preocupa com a formação de um cidadão capaz de refletir e participar democraticamente da sociedade por meio da expressão de suas opiniões baseando-se em conhecimentos adquiridos na escola. Assim, acreditamos que à medida que as relações CTS se estabelecem, o que eles aprendem nas disciplinas passa a ter relevância e pode ser aplicado em situações cotidianas. Esta atividade ajuda a desenvolver habilidades como: autoestima, comunicação escrita e oral, pensamento lógico e racional para solucionar problemas, aprendizado colaborativo/cooperativo, responsabilidade e interesse em atuar em questões sociais, flexibilidade cognitiva, compromisso na tomada de decisões e exercício da cidadania.
Palavras-chave: Projeto Água em Foco, Meio Ambiente, PIBID.