65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 2. Artes Plásticas
A PRODUÇÃO E A LEITURA DE IMAGENS ENQUANTO FATORES FUNDAMENTAIS PARA A DESELITIZAÇÃO DAS ARTES
Maria Aparecida Santana Camargo - Profa. Dra., Coordenadora do Núcleo de Conexões Artístico-Culturais da UNICRUZ
Mariela Camargo - Acadêmica do 9º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICRUZ/RS
INTRODUÇÃO:
A ideia geradora da proposição começou a ser gestada e ampliada a partir do propósito de desenvolver uma atividade integradora, que agregasse acadêmicos, funcionários, professores e demais interessados, desmitificando, assim, a arte e o ato de criar como sendo para poucos. Nesta perspectiva, a proposta enfocou imagens referentes à obra literária de Erico Verissimo utilizando-se da produção e apreciação de imagens pictóricas para contar, divulgar, dar visibilidade e valorizar uma temática local, a qual é infinita em possibilidades de investigação. Ao evidenciar a obra literária em questão, acredita-se estar destacando, ao mesmo tempo, o local e o global, articulando a cidadania e a autonomia, onde cada participante do projeto teve vez, voz e um espaço para se expressar artisticamente, almejando a formação de sujeitos cada vez mais críticos e emancipados. O esclarecimento estético é relevante porque mantém um diálogo com todos os campos do conhecimento. Deste modo, é possível que uma educação feita por meio das artes visuais e literárias e, mais especificamente, das artes pictóricas, possa fazer diferença no âmbito educacional como um todo, pois é sabido que a arte e o ato de criar, assim como os processos criativos, estão presentes em todas as áreas do saber.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Tendo em vista a potencialização da Universidade como importante vetor cultural regional, com a investigação buscou-se desenvolver uma atividade interdisciplinar, visando à implantação de uma nova maneira de ler Erico Verissimo, mediante a leitura de imagens, circunscrevendo a investigação à análise dos processos criativos que perpassam a pintura mural, a qual tem na literatura sua matéria-prima.
MÉTODOS:
De início e, paralelamente ao desenvolvimento de toda a atividade, foram realizadas técnicas de pesquisa documental visando fazer um levantamento e um recorte da ampla produção literária de Erico Verissimo; leitura de alguma das obras; pesquisa de imagens referente ao tema na internet; estudo sobre técnicas de pintura mural e de graffiti; concepção, esboço, desenho e composição das figuras a serem pintadas nas paredes externas e internas da Biblioteca da UNICRUZ; execução, acabamento, envernizamento e fotografação final das pinturas murais. A questão problema que norteou a investigação derivou de observações feitas através das artes cênicas no contexto educacional, tanto na escola básica e curso de EJA, como em cursos de graduação. Foi constatado o quanto os sujeitos não leem Erico Verissimo por considerar esta uma escrita muito longa e de difícil leitura. É relevante destacar que durante todo o processo foram realizados encontros e debates com os envolvidos visando a busca da motivação criadora para a produção das imagens, num formato de ateliê de criação permanente. A fim de coletar dados, além de uma análise descritiva, registrou-se, através de fotografias, todo o processo de criação, construção e execução das imagens, caracterizando-se numa investigação de ordem qualitativa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
“Ana Terra”, “Incidente em Antares”, “A Teiniaguá”, “Olhai os Lírios do Campo”, “A Madona de Erico”, “Um Lugar ao Sol”, “O Urso com Música na Barriga”, “Rosa Maria no Castelo Encantado”, “Clarissa” e “Música ao Longe”, são títulos das pinturas murais que foram realizadas nas paredes internas e externas da Biblioteca da UNICRUZ, com a livre participação de acadêmicos, funcionários, professores e interessados, sendo que a obra do autor cruz-altense funcionou como elemento catalisador para a produção das imagens. A pesquisa oportunizou a redescoberta e dissecação da obra de Erico Verissimo, temática que tem referências fundamentais na cidade de Cruz Alta; a renovação estética e visual do espaço universitário; contribuição para a deselitização da arte, no sentido de que a produção e a leitura de imagens são importantes elementos facilitadores para a inclusão social. Através dos textos produzidos, houve a análise dos processos criativos que perpassaram as pinturas murais embasadas na obra do escritor, fértil campo de investigação interdisciplinar. A pesquisa trabalhou concomitantemente em duas frentes: a produção pictórica e a produção de artigos e resumos científicos, os quais culminarão com a publicação de um livro ilustrado com fotografias das pinturas e todo o material produzido.
CONCLUSÕES:
No decorrer da práxis e através de investigações, conclui-se que as regras da qualidade estética são determinadas pelas classes dominantes, as quais ditam os critérios de avaliação e, inclusive, as estéticas oficiais. Com base nessa discussão é que se deduziu o quanto a produção e a apreciação de imagens também são uma forma de conhecimento, de inclusão, de deselitização das artes e, consequentemente, de formação para a cidadania e o protagonismo. Consoante a este compreensão, o projeto deu visibilidade e valorizou potenciais artísticos já existentes na Universidade, bem como oportunizou a participação de novos sujeitos; propiciou experiências sensório-estéticas, fundamentais para a formação humana; ampliou e divulgou a produção científica, mediante descrição e registro do processo de criação e potencializou a UNICRUZ, destacando o seu caráter científico e interdisciplinar, formando pessoas, mediante ações integradas entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesta ótica, as ações desenvolvidas pelo projeto são mais um item que torna a Universidade uma referência de ponta para a comunidade local, regional e além fronteiras. Sendo assim, uma educação estética viabilizada mediante a produção e a leitura de imagens é imprescindível em uma Universidade contemporânea e inclusiva.
Palavras-chave: Cidadania., Cultura., Literatura..