65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
PRODUÇÃO DE MATÉRIA NATURAL DE CINCO VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR CUTIVADAS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO
Suellen Maria Costa da Silva - Graduanda em Zootecnia da UFRPE/UAG
Janieire Dorlamis Cordeiro Bezerra - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens da UFRPE/UA
Geane Dias Gonçalves Ferreira - Professora Adjunta da UFRPE/UAG
Mauro Wagner de Oliveira - Professor da UFAL
Omer Cavalcante de Almeida - Professor Adjunto da UFRPE/UAG
Carlos Eduardo Ventura Lopes de Brito - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens da UFRPE/UA
INTRODUÇÃO:
A cana-de-açúcar é uma gramínea tropical, de metabolismo C4, com variedades perenes e semi-perenes, com colheita ocorrendo durante o período seco e com potencial de produção de matéria natural podendo chegar a 300 ton/ha. Nos últimos anos, estudos com vistas zootécnicas têm sido desenvolvidos, avaliando o seu valor nutritivo e a adaptação de variedades em diversas condições edafoclimáticas, pois os diversos genótipos possuem respostas variadas as características agronômicas e produtivas que, consequentemente, podem afetar as características nutritivas (Klein, 2010). Dentre as análises utilizadas, a análise de produção de matéria natural dá subsídios para escolha de determinada variedade para região, principalmente se produção de matéria natural for fracionada em seus componentes principais tais como folhas verdes, colmos, ponteira e palhada, uma vez que o excesso de palhada, por exemplo, diminuirá o valor nutricional. Em contra partida, maiores proporções de colmos, em detrimento das demais frações, condicionam a maiores taxas de digestibilidade e menores de fibras em virtude da alta concentração de sacarose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Portanto, objetivou-se com este trabalho avaliar a produção de matéria natural total e fracionado de cinco variedades de cana-de-açúcar cultivadas no agreste de Pernambuco.
MÉTODOS:
O experimento foi implantado na Fazenda Baraúnas, localizado no município de Garanhuns-PE. Na segunda semana do mês de dezembro de 2011 foi realizado o plantio de cinco variedades (RB 863129, RB 867515, RB 92579, RB 943365 e RB 98710) de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.) sob irrigação semanal de 5,50 (milímetros). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com três repetições por tratamento (variedades). As parcelas foram constituídas de seis sulcos de 5,8 metros de comprimento, com espaçamento de 1,20 m. Foram realizados análises químicas e físicas e os resultados foram utilizados para os cálculos da necessidade de calagem e adubação. Após o corte, no dia 06/02/2013, foram coletados de cada parcela cinco plantas, as quais foram pesadas e em seguidas subamostradas em colmos, folhas verdes , palhadas e ponteiras. Em cada parcela, as subamostras foram homogeneizadas e pesadas. Para as análises estatísticas, utilizou-se o programa SISVAR versão 5.3, a 5% de probabilidade pelo teste t.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Não houve diferença significativa (P>0,05) para as variáveis ponteiras e folhas verdes, as quais apresentaram médias de 7,54% e 7,41%, respectivamente. Nos demais parâmetros houve diferença significativa (P< 0,05), na qual na variável peso total a variedade RB 867515 apresentou o maior peso (7,90 kg) e as demais foram semelhantes, com média de 4,89 kg. Na proporção de colmos a variedade RB 867515 também apresentou maior valor (84,39%) e a variedade RB 863129 no menor valor (76,70%) e as demais variedades foram semelhantes entre si. Em relação a proporção de palhadas a variedade que apresentou maior proporção foi a RB 92579 e as que apresentaram menores valores foram a RB 98710(2,90%) e RB 867515(3,50%). Esses resultados mostram que a variedade RB 867515 apresentou os melhores valores, uma vez que a sua produção de colmos é alta e a de palhada é baixa, consequentemente, esses fatores poderão interferir na sua qualidade nutricional, pois a maior proporção de colmos eleva a proporção de sólidos solúveis, dentre os quais a sacarose e menor proporção de palhada diminui as frações indigestíveis.
CONCLUSÕES:
A variedade RB 867515 foi a que apresentou as melhores características de produção de matéria natural e a variedade RB 92579 obteve um desempenho ruim. Portanto, a variedade RB 867515 foi a melhor variedade para as condições edafoclimáticas e de manejo utilizados para a região semiárida do agreste de Pernambuco.
Palavras-chave: Colmos, brix, palhada.