65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS PARA O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Jackelinne nathya de sousa Nogueira - Depto. de Educação - Fac. de Educação - UERN
Mariluze Riani Diniz dos Santos - Depto. de Educaçãoo - Fac. de educação - UERN
Lucélia Torquato Alexandre da silva Costa - Depto. de Educação - Fac. de Educação- UERN
Francisca Maria Gomes Cabral Soares - Profa. / Orientadora - Depto. de Educação - Fac. de educação - UERN
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho surgiu de vivências no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Tais vivências nos possibilitaram o contato com a temática sobre a importância do lúdico para o desenvolvimento do aluno de maneira global. Sendo este estudo originário de experiência vivenciada em escola pública do município de Mossoró/RN. A escolha da temática surgiu da necessidade de discutir qual o papel dos jogos para o ensino fundamental, não apenas como simples entretenimento, mas como atividade que desenvolve inúmeras aprendizagens. A escolha da temática surgiu da necessidade de discutirmos qual o papel dos jogos para o desenvolvimento integral da criança, a buscar aprendizagens significativas e permanentes. Para isso, fizemos uma reflexão aprofundada usando como base teórica os Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino Fundamental (PCNs 1º a 4º Série) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI, 1998).Além de teóricos que fundamentam essa temática. Percebemos a importância dos jogos, seus inúmeros benefícios, e potencial por ser um recurso que pode proporcionar de maneira significativa o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Refletir sobre a importância de inserir os jogos pedagógicos nos planejamentos de aula. Discutir o papel do profissional docente na execução planejada das atividades lúdicas em sala de aula.
MÉTODOS:
Para este estudo fizemos uma pesquisa de campo e de cunho bibliográfica que teve como instrumento uma observação livre, realizada no período de quinze dias. O embasamento teórico privilegiado foi o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), que defende o brincar como um recurso indispensável à criança. Valentim defende “[...] os jogos pedagógicos e esclarece que o jogo ocasional, fora de uma cuidadosa e planejada programação, é tão ineficaz quanto um único momento de exercício aeróbico para quem pretende ganhar maior mobilidade física”. (2005, p.3). Além da analise minuciosa dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997). Ao longo desses quinze dias realizou-se um levantamento dos jogos existentes na instituição e para a culminância do projeto foram realizados os seguintes momentos com os professores: dinâmica de grupo (relembrar as brincadeiras de infância), apresentação dos jogos existentes na instituição e conceituá-los, explanação do tema: a importância dos jogos no planejamento do professor, e suas contribuições para o desenvolvimento das crianças, utilização de cenas do filme: Um Adorável Professor, discussão sobre a temática, Formação de grupos de professores para interagirem com os jogos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desenvolvimento desta intervenção possibilitou compreender que a utilização planejada dos jogos traz rendimentos incontáveis tanto para a criança como para o educador, tais como: assimilação de regras; convivo social; estimulação do raciocínio interesse e organização do tempo, aproximação professor/aluno. Já a socialização da intervenção junto aos professores da escola observada permitiu reflexão sobre a importância dos jogos pedagógicos, sua dinamização, inserção nos planejamentos de aula e na sua execução, tornando a aprendizagem mais produtiva por meio do lúdico.
CONCLUSÕES:
O brincar é um fator fundamental para o desenvolvimento das aptidões físicas, mentais e sociais dos alunos, servindo como facilitador para o descobrimento da personalidade e o aprender a viver em sociedade. Nesse sentido, abordamos o tema jogos pedagógicos, referindo-se ao “brincar” que é um recurso indispensável à criança. É importante ressaltar que os professores necessitam buscar fundamentação teórica sobre como utilizar os jogos na sala de aula, de forma que melhor se adéque, para torná-los uma prática formativa e educativa e não os deixar aleatório, ou seja, sem nenhum direcionamento educativo. Assim, concorda PIAGET.“o jogo é portanto, sob as suas duas formas essências de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação do real à atividade própria, fornecendo a essa seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil”.(PIAGET 1976, p. 160).
Palavras-chave: Planejamento, Jogos Pedagógicos, Educação básica.