65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 11. Morfologia - 6. Morfologia
Índice gonadossomático de ratos Wistar adultos submetidos à restrição protéica durante os períodos de vida intrauterina e lactacional.
Yhanndra Karine Dias Silva - Depto. de Anatomia – UFPE
Jessica Santana de Oliveira - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal– UFRPE
Alluanan Adelson do Nascimento Silva - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal– UFRPE
Raquel da Silva Aragão - Depto. de Nutrição – UFPE
Elizabeth Neves de Melo - Depto. de Anatomia – UFPE
Valdemiro Amaro da Silva Júnior - Prof. Dr. / Orientador - Depto. de Morfologia e Fisiologia Animal
INTRODUÇÃO:
A desnutrição pode ser definida como um estado patológico de diferentes graus de intensidade gerado pela falta de ingestão de nutrientes e pela sua má absorção por problemas de digestão, metabolismo anormal ou excreção excessiva. Tal situação resulta em alterações fisiopatológicas primeiramente traduzidas como prejuízo funcional e posteriormente como danos bioquímicos e físicos. O estado nutricional da fêmea durante a gravidez desempenha um papel importante no crescimento pós-natal da prole. Alterações nutricionais durante o período fetal resultam na modificação permanente da estrutura, da fisiologia e do metabolismo do organismo em formação. Isto ocorre como uma adaptação ao ambiente nutricional, garantindo a sobrevivência em condições adversas. Estudos demonstram que quando aplicada na fase adulta, a desnutrição gera mudanças na função sexual do macho, alterando a estrutura testicular e a continuidade da espermatogênese. Entretanto, tais efeitos são temporários, presentes apenas durante a restrição alimentar. Na literatura, resultados da desnutrição aplicada nos períodos de prenhez e lactação sobre o testículo de machos adultos ainda são escassos e de grande importância, diante da presença de eventos cruciais para a atividade reprodutora em tais períodos de desenvolvimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Investigar os efeitos da desnutrição nos períodos de prenhez e lactação no índice gonadossomático de ratos Wistar adultos.
MÉTODOS:
Foram utilizadas ratas Wistar prenhes (120 dias), com peso ideal, divididas em: Grupo Desnutrido (GD): mães sob dieta hipoprotéica (caseína 8%) e Grupo Controle (GC): mães sob dieta normoprotéica (caseína 17%). As fêmeas foram alimentadas durante a gestação e lactação. Depois do nascimento, oito neonatos foram escolhidos e deixados com a mãe até o desmame (21 dias). Após isso, os machos de ambos os grupos (GD: 10); (GC: 9) receberam a dieta normoprotéica até os 12 meses de idade. Os animais foram mantidos em biotério com ciclo invertido diário (12h claro/ 12h escuro, 22 ± 2ºC) no Anexo do Departamento de Anatomia, CCB – UFPE. Aos 12 meses, os ratos foram pesados, anestesiados e submetidos à perfusão com paraformaldeído 4% (pH 7,2). Os testículos foram retirados, pesados e direcionados para processamento histológico. A partir dos pesos testiculares e corporais, mensurados no dia da eutanásia, foi calculado o IGS (razão entre o peso testicular e o peso corporal). Para as análises estatísticas, foi feito o teste de Mann-Whitney e os resultados, significantes a 5%, foram expressos como mediana e limite de variância.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O peso corporal mostrou-se reduzido no grupo desnutrido 448,5 [440 - 477] g quando comparado ao grupo controle 517 [470 – 528] g. Da mesma maneira, o peso testicular dos desnutridos apresentou uma redução significativa (GC: 1,942 [1, 823 - 2,043] g ; GD: 1,693 [1,538-1,823] g). Na literatura, a redução nos pesos do corpo e do testículo em animais submetidos à restrição protéica é amplamente descrita. Isso acontece provavelmente devido ao direcionamento dos nutrientes para suprir os sistemas vitais, em detrimento do crescimento somatotesticular. O decaimento no peso testicular pode estar associado a mudanças no andamento do processo espermatogênico.
O índice gonadossomático (IGS) não demonstrou diferença significativa entre os grupos controle (0,385 [0,350 - 0,420] %) e desnutrido (0,370 [0,330 - 0,410] %). Nesse parâmetro é realizada a razão entre o peso testicular e corporal. Com isso, a ausência de mudanças mostrou que houve uma queda proporcional em ambos os pesos.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados apresentados nesse trabalho, sugere-se que a restrição alimentar nos períodos de prenhez e lactação promoveu uma “programação” nos indivíduos em desenvolvimento, onde ocorreu a redução do peso corporal, em busca da manutenção à vida. A diminuição do crescimento testicular pode anunciar alterações estruturais em tal órgão, o que levará a modificações aos níveis qualitativos e quantitativos da espermatogênese.
Palavras-chave: Testículo;, Desnutrição;, Caseína;.