65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 6. Arquitetura e Urbanismo - 3. Projeto de Arquitetura e Urbanismo
MACEIÓ NO NOTICIÁRIO DA DÉCADA DE 2000-2010 (ANOS 2005 A 2009)
Vanessa Karolinne de Melo Xavier Magalhães - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFAL
Viviane Regina Costa - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFAL
Geraldo Majela Gaudêncio Faria - Prof. Dr./Orientador - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - UFAL
INTRODUÇÃO:
A reconstituição histórica de uma localidade pode e deve ser realizada utilizando-se diversas fontes de informação: imprensa (todas as formas), documentos e relatórios oficiais, arte, literatura, relatos em registros visuais e sonoros, depoimentos (história oral), arquitetura, empreendimentos imobiliários etc. Dentre estes, a imprensa escrita (jornais diários, semanários, quinzenais, periódicos mensais ou anuais) apresentam uma particularidade importante no sentido de que condensam o que teria alguma relevância do ponto de vista do interesse público ou geral para os habitantes da cidade. É verdade que são seletivos, às vezes sectários e tendenciosos. Porém, de certa maneira eles noticiam o que se passa na cidade em quase todos os campos da vida social. A própria subdivisão das publicações em seções específicas já demonstra que há uma preocupação de “cobrir” tudo o que é relevante, mesmo que apenas do ponto de vista mercantil (temas que atraem leitores eventuais ou assinantes). Dessa maneira, a imprensa escrita é uma das mais importantes, talvez a primeira das fontes de informação para a história de um lugar. Esta pesquisa apresenta a cidade de Maceió, nos primeiros anos do século XXI (2005-2009), a partir dos registros dos jornais da época.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desta pesquisa é fazer a reconstituição da história de Maceió nos 5 (cinco) últimos anos da década de 2005-2009 através de pesquisa em jornais da época.
MÉTODOS:
O esboço historiográfico do processo de urbanização de Maceió (2005 – 2009), tem seu conteúdo baseado nas notícias mais relevantes entre as 91 notícias do período de 2005 a 2009 levantadas até presente trabalho que foram classificadas por temas e arquivadas como imagem PDF no banco de dados do MEP (Núcleo de Estudos da Morfologia dos Espaços Públicos) até o início de março de 2013. As notícias foram agrupadas por tema principal, a saber: Infraestrutura, questões socioeconômicas, áreas verdes, obras, trânsito, cultura, orlas (orla marítima e lagunar), desapropriações, Plano Diretor, favelas, bairros, violência e indústria. Trabalhou-se sobretudo com os seguintes softwares: Dropbox (pasta de arquivos de acesso coletivo), Acces (banco de dados dos títulos de notícias e classificação), Adobe Reader (arquivos PDF de imagens de notícias, períodos mais recentes), Word (relatório), Visualizador e imagens do Windows, Editor de fotos. As notícias selecionadas são descritas num banco de dados Acces e classificadas por “Assunto” utilizando-se uma codificação bi-alfabética do tipo AB, BA... cada código correspondendo a um tema. Esse artifício destina-se a facilitar a pesquisa e classificação das notícias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As notícias sobre infraestrutura urbana relatavam principalmente a precariedade do saneamento citadino, destacando pontos a respeito da poluição por conta do despejo de esgoto na orla marítima de Maceió, que passou a marcar de forma negativa um dos principais pontos turísticos da cidade. Entretanto, no mesmo período, o Plano Diretor de Maceió foi sancionado e o governo federal determinou a reurbanização da orla marítima, com projeto de requalificação do espaço. Esta ação proporcionou o crescimento do setor hoteleiro, contudo, como a orla lagunar está fora do roteiro turístico, sua reurbanização ficou abandonada e não contribuiu neste índice. Em paralelo às obras de reestruturação, a prefeitura estabeleceu projetos para o transporte público, sobretudo com os objetivos de minimizar os impactos negativos pela explícita falta de planejamento do crescimento da cidade. Em se tratando das áreas da cidade, os jornais relataram: (i) a supervalorização da região do Tabuleiro em virtude dos vazios urbanos e terrenos mais baratos que atraíam investidores e famílias; (ii) o abandono e falta de arborização nas áreas verdes e de praça; (iii) a expansão de áreas de proteção ambiental; e (iv) o planejamento do governo para a desapropriação de áreas para obras urbanas.
CONCLUSÕES:
O período de 2005 a 2009 foi muito importante e de muitas mudanças para a cidade de Maceió. A instalação de um distrito industrial, a sanção do Plano Diretor da cidade, a reurbanização da orla marítima entre outras ações do da prefeitura, governo estadual e/ou federal foram importantes para a transformação do espaço urbano da cidade. Traduzir a história da cidade escrita nas fontes impressas, sobretudo nos jornais, permite reconstruir traços de um espaço urbano que em seus elementos construídos refletem a cultura de um povo e a sociedade que a forma.
Palavras-chave: Maceió, História da Cidade, Forma Urbana.