65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 6. Relações Públicas e Propaganda
A circulação do conhecimento científico a partir das ações comunicacionais durante os cinquenta anos da Universidade Federal de Alagoas
Hyllane Maria Salgueiro Lopes - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPE
Ana Beatriz Bezerra de Melo - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
Willian Lima Melo - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - UFPE
INTRODUÇÃO:
Durante os cinquenta anos de sua existência, a Universidade Federal de Alagoas contribuiu em diversas formas ao desenvolvimento do Estado assumindo perante o imaginário coletivo uma totalidade de referências relacionadas à pesquisa, extensão e inclusão social. O presente trabalho ampara-se na produção da informação científica destinada à sociedade de maneira a observar e analisar as ações comunicacionais direcionadas a esta última. Amparando-se, principalmente, no modelo de cadeia de translação de Bruno Latour (2001) e campos sociais (BORDIEU, 1983), a análise e estudo sobre os processos que envolvem a linha entre a produção e divulgação desses resultados podem provocar efeitos benéficos tanto a sociedade que recebe as informações, quanto o cientista que divulga sua pesquisa. Ao partir do pressuposto de que o atual modelo de divulgação científica da Universidade Federal de Alagoas restringe a informação científica ao ambiente acadêmico, interrompendo a circulação da informação científica na sociedade e em outros campos sociais, buscou-se identificar e analisar quais ações comunicacionais durante os cinquenta anos da universidade já foram realizadas no intuito de “fazer circular” as informações científicas e como as mesmas foram estrategicamente veiculadas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
- Compreender o modelo de análise bem como os conceitos revisados pela literatura proposta; - Identificar ações, instrumentos e estratégias de comunicação apropriadas pela Universidade Federal de Alagoas para a circulação da informação científica direcionadas à sociedade; - Mapear e descrever ações comunicacionais realizadas durante os cinquentas da Universidade.
MÉTODOS:
A pesquisa se caracteriza como sendo qualitativa e possui caráter descritivo por apropria-se de técnicas padronizadas na coleta de dados. Como embasamento teórico, recorreu-se aos conceitos definidos por Bruno Latour (2001) sobre o “fazer circular” do estudo científico bem como os apontamentos sobre campos sociais, de Pierre Bordieu (1989). Ambos provocaram uma reflexão sobre como o uso e o fluxo da informação científica podem ser capazes de estimular o debate público sobre ciência no espaço social investigado caracterizando e definindo variáveis propícias a cada campo. Além disso, após a coleta do material foi realizada uma análise acerca das estratégias de comunicação utilizadas pela universidade fundamentos nos conceitos já citados. Para a construção da pesquisa, foram recolhidas informações relacionadas às divulgações científicas tais como: catálogos e registros encontrados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade; print-screens do portal da Universidade e portais de notícias do Estado que possuíam uma maior visualização; material produzido para a divulgação dos 50 anos da instituição.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O modelo de circulação proposto por Latour (ibid) implementa uma nova diagramação de funções e características direcionadas a uma divulgação articulada a partir da mobilização de suas partes interagindo por meio de cinco circuitos: mobilização do mundo, “autonomização”, alianças (aliados), representação pública e, por fim, vínculos e nós. Do material coletado, aqueles que mais se direcionavam a sociedade estavam contidos no conjunto de peças produzidas em comemoração aos 50 anos da Universidade quanto no portal de notícias da mesma. Como exemplo das peças produzidas para comemoração dos 50 anos, encontram-se nos “Postais do Conhecimento” informações a respeito de pesquisas vinculadas a Universidade bem como essas procuram ou abordam determinados temas sociais. Muitas das matérias noticiadas pelo portal também seguiam o mesmo viés revestindo-se de uma linguagem jornalística mais objetiva.
CONCLUSÕES:
Segundo Latour (2001, p. 110), o modelo de uma ciência voltada simplesmente a si mesma é como um núcleo de uma célula, onde os fatos científicos estão fadados a “explicações internalistas” e são vistos pelos próprios cientistas como “conteúdo” diferente da sua proposição sobre cadeia de translação do conhecimento. Dessa forma e de acordo com a metodologia e objetivos abordados, não foi possível constatar uma devida circulação da informação científica no que concerne os pontos de representação definidos pelo modelo de Latour. Assim como as matérias veiculadas no portal, o conteúdo informacional encontrado em ambos prioriza a produção sem entender, necessariamente, a lógica de cada campo social. As ações comunicacionais investigadas viabilizam o acesso à informação pela sociedade, entretanto a preocupação com o estímulo ao debate público da ciência ainda é bastante superficial o que possibilita o engessamento de novas formas do “fazer circular” o conhecimento científico a partir da percepção dos sinais gerados, nesse caso, pela própria sociedade.
Palavras-chave: comunicação, circulação, ciência.