65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTO DE PILHAS A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
Roberta Maria da Silva - Depto. de Química - UFRPE
Kátia Aparecida da Silva Aquino - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Energia Nuclear - UFPE
INTRODUÇÃO:
O intuito desse trabalho é avaliar as contribuições do uso de mapas conceituais na construção do conhecimento sobre o assunto de Eletroquímica com ênfase nas pilhas naturais no ensino de química com estudantes do segundo ano do ensino médio, explorando o modelo teórico da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Essa teoria afirma que o indivíduo se apropria do conhecimento, por elaboração pessoal, a partir de dados pré-existentes conhecidos como subsunçores localizado em sua estrutura cognitiva, que vão se acomodando e se aperfeiçoando por diferenciação progressiva e/ou reconciliação integrativa durante o processo de ensino aprendizagem. Através da teoria de Ausubel foi desenvolvida por Joseph Novak a representação guardada na estrutura cognitiva de estudantes através de mapas conceituais. Mapas conceituais de estudantes foram investigados depois de uma intervenção que compreendeu aulas práticas e expositivas dialogadas com pilhas naturais para compreensões da organização conceitual que os alunos adquiriram durante o assunto. Como resultado da análise dos mapas conceituais elaborados pelos estudantes, estes apontam ser um recurso privilegiado de acompanhamento e forma avaliativa do processo de ensino-aprendizagem pelos docentes.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como a combinação de experimento e aula expositiva dialogada a partir de produtos naturais pode ser um recurso didático auxiliar na perspectiva de uma aprendizagem significativa no ensino de eletroquímica.
MÉTODOS:
As aulas práticas de química foram desenvolvidas no Laboratório de Química e na sala de aula do Colégio de Aplicação com estudantes do 2º ano do ensino médio. A aplicação dessa intervenção foi realizada em dois momentos. O primeiro momento foi feito à construção das pilhas com os seguintes elementos naturais: limão, laranja-pêra, tomate e batata inglesa. Cada grupo contendo sete estudantes ficou responsável por construir uma pilha com elemento natural diferente a temperatura ambiente utilizando eletrodos de zinco, ferro, alumínio e cobre. Apenas a pilha de laranja foram utilizados os eletrodos com distâncias determinadas. No segundo momento utilizaram as mesmas laranjas-pêra do primeiro momento onde foram armazenadas metade à temperatura ambiente e a outra ao refrigerador doméstico durante três dias. O objetivo foi diagnosticar por meio de discussões entre os alunos se fatores como a distância dos eletrodos, a temperatura em que se encontrava a laranja-pêra e seu grau de maturação influenciavam na obtenção da ddp obtida com esta fonte natural. Como forma avaliativa foi solicitada aos estudantes a construção de um mapa conceitual dessa atividade com a palavra geradora “pilhas naturais”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No primeiro momento foi observado que o meio eletrolítico do fruto/tubérculo influencia a passagem de corrente elétrica e a diferença de potencial (ddp). Os estudantes notaram que a fruta laranja-pêra apresentou maior potencial e a batata inglesa o menor potencial. Com análise das diferentes distâncias entre os eletrodos foi verificado que a mesma não sofria influencia significativa para obtenção da ddp na pilha de laranja-pêra. Foi observado ainda que potencial das laranjas diminuiria a temperatura ambiente e não mudava significativamente para as refrigeradas, esse caso estaria relacionado ao seu grau de maturação.
Com análise do mapa conceitual foi observado que o novo conhecimento (pilha natural) interagiu com os conceitos prévios dos estudantes (pilha do ponto vista prático e funcional), onde adquiriram novos significados se diferenciando progressivamente com reorganização e relação entre os conceitos adquiridos e os pré-existentes em sua estrutura cognitiva. Com isso, os estudantes conseguem conectar as informações obtidas através das aulas expositivas com as informações obtidas nas observações experimentais. Eles ainda correlacionam o novo conhecimento ao conhecimento prévio (cinética química), mostrando a relação direta entre a ddp e o grau de maturação dos frutos.
CONCLUSÕES:
O mapa construído depois da intervenção sobre o tema baseado em debates, aulas experimentais e aulas expositivas com ênfase na contextualização constatou uma negociação entre os conhecimentos prévios e os novos conhecimentos através tanto dos movimentos de reconciliação integrativa como de diferenciação progressiva, característicos da aprendizagem significativa.
Os mapas conceituais são recursos flexíveis e dinâmicos que enfatizam o ensino e a aprendizagem de conceitos, algo que muitas vezes fica perdido em meio a uma grande quantidade de informações e fórmulas no ensino de Química. Como instrumento de avaliação também podem ser utilizados para se ter uma imagem da organização conceitual, ou seja, das relações hierárquicas entre conceitos que o estudante estabelece para um dado conteúdo, facilitando assim um melhor acompanhamento da construção dos conhecimentos sobre o mesmo. Sem dúvida, essa é uma visão não tradicional de avaliação que é essencialmente qualitativa, mas que pode ser muito valiosa para o professor no sentido de guiar sua prática pedagógica.
Palavras-chave: Eletroquímica, Pilha Natural, Aprendizagem Significativa.