65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
TRABALHANDO REAÇÕES QUÍMICAS ATRÁVES DA EXPERIMENTAÇÃO COM OVOS DE CODORNA
Leonésia Leandro Pereira - Graduanda em Ciências da Natureza/UNIVASF
Elisângela dos Santos Lima - Graduanda em Ciências da Natureza/UNIVASF
Gisele Lemos Shaw - Profa. Me./Orientadora - Ciências da Natureza/UNIVASF
INTRODUÇÃO:
Este trabalho buscou refletir acerca da utilização do experimento "A descalcificação do ovo de codorna" como ferramenta didática para trabalhar o conteúdo de Reações químicas na disciplina de Ciências, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. Este projeto foi implementado na III ciranda do conhecimento através do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID (UNIVASF – Campus Senhor do Bonfim – BA), entre os dias 29 e 30 de Agosto de 2011. Nesta perspectiva busca-se revelar que as aulas de Ciências podem ser desenvolvidas sem a sofisticação de laboratório equipados, através de aulas experimentais e com matérias de baixo custo. (BIZZO, 2010). De acordo com Carvalho e Gil-Pérez (1995), os professores devem saber programar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva, ou seja, desenvolver práticas que motive os alunos a utilizar os seus conhecimentos prévios tornando-os capazes de reconstruir seu pensamento. Segundo Bizzo, (1998) a educação em Ciências deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que neles despertem a inquietação diante do desconhecido buscando explicações lógicas e para isso recomenda-se o uso de experimentação, onde o aluno possa corroborar ou refutar os resultados.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demostrar que é possível trabalhar com experimentação, utilizando-se de matérias de baixo custo e de fácil acesso, motivando os alunos a observar, registrar e relatar oralmente suas hipóteses e comparar com os fenômenos químicos que ocorrerão nas amostras.
MÉTODOS:
A ação didática foi desenvolvida com alunos do 9º ano da rede estadual e municipal de ensino, na cidade de Senhor do Bonfim-BA, envolvendo levantamentos de hipóteses a cerca do que ocorreria no experimento. Essas questões foram discutidas baseadas no pressuposto de que os alunos já conheciam o conteúdo reações químicas, a prática veio auxiliar na ficção e relação entre o cotidiano e o assunto curricular estudado. Os materiais utilizados foram ovos de codorna imersos no Ácido Acético (Vinagre) em copos descartáveis, objetos estes de baixo custo e fácil acesso. Sendo que cada teste foi separada em três tratamentos, as amostras permaneceram reagindo em tempos diferentes: amostra A 10 minutos, amostra B 40 minutos e a amostra C – 60 minutos. Durante este período os estudantes foram instigados a observar, anotar e relatar o fenômeno ocorrido no experimento, e após houve a realização de uma discussão, para sistematizar a ideia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Com aplicação da prática percebemos bastante motivação e curiosidade dos participantes, isso pode ser identificado principalmente através do relato, pois como diz Zanom e Freitas (2007), os trabalhos experimentais devem favorecer e estimular articulação entre a prática experimental e desenvolvimento da expressão na construção do conhecimento cientifico, “Além disso, estimula-se a interação entre os colegas e com o professor de modo que eles discutam tentativas de explicar um determinado conceito ou fenômeno científico” (p.95). Hoering e Pereira (2004) afirma também que ao interagir com o objeto de estudo, o educando assimila melhor o assunto, pois o que está sendo analisado pode ser tocado, e a partir dessa interação pode-se construir o conceito superando apenas o imaginário. Afinal de contas àquilo que pode ser visto e manipulado e bem mais fácil de ser compreendido, e todo esse processo tem relevância significativa para o entendimento de mundo em que este está inserido.
CONCLUSÕES:
Este trabalho sugeriu uma reflexão sobre a importância das atividades práticas no ensino de ciências, considerando a necessidade de viabilizar ações didáticas que visem à participação e interesse dos alunos durante todo o processo de estruturação do seu conhecimento. A aquisição do saber depende do aluno e partir da execução desse trabalho pode-se perceber que os discentes se predispuseram a aprender, avaliando seu próprio desempenho através das discussões e reconstruindo sua aprendizagem coletivamente com a mediação do professor. Os matérias escolhidos foram propositais por serem de fácil acesso e manuseio, isso é uma mostra que é possível realizar atividades práticas com recursos de baixo custo, que pode ser facilmente adaptado e utilizados fora da sala.
Palavras-chave: Ensino de ciências, Material de baixo custo, Descalcificação do Ovo.