65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
O USO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE INFORMAÇÃO E INFORMÁTICA EM SAÚDE OS PROCESSOS DE CONSERVAÇÃO, PRESERVAÇÃO E RESGATE DA MEMORIA DOCUMENTAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES (HUPAA-UFAL)
Francisca Rosaline Leite Mota - Prafa. Dra. /Orientadora - Curso de Biblioteconomia - UFAL
Lúcia Enóe Oliveira Bernardes - Curso de Biblioteconomia - UFAL
Sâmela Rouse de Brito Silva - Curso de Biblioteconomia - UFAL
INTRODUÇÃO:
Na sociedade da Informação torna-se cada vez mais imprescindível que as organizações/instituições/entidades, sejam de qual natureza for, mantenha seus registros informacionais organizados e disponibilizados aos seus usuários de modo que os mesmos possam acessá-las rapidamente e suas necessidades informacionais sejam devidamente supridas. No âmbito da saúde a importância de manter os registros documentais (prontuários) organizados é condição sine qua non para a pesquisa, o ensino e a assistência prestada aos sujeitos e, ainda, para a memória institucional. Neste contexto indaga-se: Quais as principais técnicas e ferramentas de informação e informática em saúde que podem ser utilizadas nos processos de conservação, preservação e resgate da memória documental de um hospital de natureza universitária? Como as técnicas utilizadas no campo da Biblioteconomia podem auxiliar no fortalecimento da memória institucional de um hospital universitário? Como a organização documental pode ser trabalhada adequadamente na realidade hospitalar? A presente pesquisa se apresenta fundamentada na busca por respostas as indagações apresentadas. Para tanto elegeu-se o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA-UFAL) como local para sua realização.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estudar o uso de técnicas e ferramentas de informação e informática em saúde nos processos de conservação, preservação e resgate da memória documental do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAAUFAL), como foco no do acervo de prontuários de pacientes atendidos durante a execução do projeto HOPE.
MÉTODOS:
O desenvolvimento do projeto se dá em várias etapas que contemplam: pesquisa sobre higienização, seleção, classificação, catalogação e indexação dos prontuários, bem como, os mecanismos de digitalização dos prontuários que possam subsidiar a consolidação de um Banco de Dados Digital que auxilie o estudo detalhado de vários Casos Clínicos e uma visão mais detalhada da realidade da Saúde Pública do estado de Alagoas no início da década de 1970. O Banco de Dados Digital poderá proporcionará o estudo dos Casos Clínicos de modo síncrono e/ou assíncrono, possibilitando o acesso simultâneo e compartilhado dos prontuários possibilitando a formação de uma infra-estrutura de informática e telecomunicação que propiciará o intercâmbio de experiências e conhecimento entre os profissionais e acadêmicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Estamos em processo de desenvolvimento do controle de qualidade, que se refere basicamente a todas as etapas antecedentes à disponibilização dos arquivos digitais aos usuários finais e quem terá privilégios de acesso a tais documentos. Quanto aos prontuários em papel, os mesmos serão devidamente armazenados no memorial do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, nada mais justo, já que fazem parte de sua história e reconstituição da memória documental do Hospital. Apresentamos resultados do projeto no XXI encontro de iniciação Científica da UFAL, e recebemos o titulo de excelência acadêmica, sendo assim selecionadas para apresentar nosso trabalho na 65ª Reunião Anual da SBPC, este ano em Recife. E ainda demos entrevista a assessoria de comunicação da UFAL, tendo assim a divulgação do nosso projeto no site da Universidade, nas redes sociais e em Sites de notícias de Alagoas. Estamos lisonjeadas pelo reconhecimento da importância e pertinência do nosso trabalho e da nossa apresentação. Podemos assegurar que todos os objetivos da pesquisa estão sendo devidamente alcançados. Os resultados obtidos nesta segunda parte da pesquisa reafirmam a clara importância e a valorização que deve ser dada
CONCLUSÕES:
A pesquisa no sentido de sua realização baseia-se em estudos sobre o prontuário do paciente, focalizando principalmente as fontes de informação contidas no acervo de prontuários de pacientes atendidos pela expedição do navio HOPE em 1973, no Estado de Alagoas.
Em conseqüência da grande espera pelo aparato tecnológico do qual a pesquisa necessitou na fase de digitalização, foi necessário o pedido de renovação da pesquisa junto a Universidade Federal de Alagoas, para que fosse possível iniciar a fase de indexação dos documentos, a elaboração e a disponibilização do banco de dados, produto final e objetivo específico deste projeto, dessa forma, todos os objetivos da pesquisa estão sendo devidamente alcançados.
Palavras-chave: Prontuário do paciente, Navio HOPE, Tratamento Documental.