65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 5. Medicina Veterinária - 1. Clínica e Cirúrgia
ESTUDO CLÍNICO E HISTOLÓGICO DE NEOPLASIAS MAMÁRIAS DIAGNOSTICADAS EM CADELAS NA CLÍNICA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA DO CESMAC
Tatiana Fernandes Aguilar da Silva - Depto. de Ciências Agrárias- Cesmac
Aline Barros Falcão de Almeida - Depto. de Ciências Agrárias- Cesmac
Renata Cíntia Rodrigues Vieira - Depto. de Ciências Agrárias- Cesmac
Flávia Figueiraujo Jabour - Profa. Msc./Coorientadora - Depto. de Ciências Agrárias- Cesmac
Liana Mesquita Vilela - Profa. Msc./Orientadora - Depto. de Ciências Agrárias- Cesmac
INTRODUÇÃO:
A ocorrência de neoplasias tem aumentado consideravelmente nos animais domésticos, principalmente em cães e gatos, devido ao aumento de expectativa de vida nessas espécies. Isto se deve a diversos fatores, como o fornecimento de dietas mais balanceadas aos animais e aos métodos de diagnóstico e tratamentos cada vez mais eficazes, fazendo com que o animal tenha um aumento da sobrevida, o que pode trazer aspectos negativos, como o aparecimento de neoplasias malignas. As neoplasias mamárias são originadas de um crescimento descontrolado de uma linhagem celular dos tecidos que compõem a mama, podendo ser classificados como benignos ou malignos. Nas cadelas, as neoplasias mamárias, ocorrem mais comumente em animais de meia idade a idosos, não havendo predisposição quanto ao porte e raça, sendo o carcinoma o tipo maligno mais frequente em cadelas. Nas mulheres, a maioria das neoplasias mamárias é benigna, sendo o fibroadenoma o tipo mais comum, já o carcinoma é o tipo maligno mais comumente diagnosticado. O câncer de mama na espécie canina apresenta características epidemiológicas, clínicas, biológicas e genéticas, semelhantes ao da espécie humana, sendo assim proposto como modelo adequado para estudos comparativos com o câncer de mama em mulheres.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar as características clínicas, citológicas e histopatológicas dos tumores mamários em cadelas submetidas à mastectomia na Clínica Escola de Medicina Veterinária/FCBS/CESMAC, e comparar com as neoplasias de mama na mulher, por meio de dados descritos na literatura.
MÉTODOS:
Foram coletadas amostras de tecido mamário de oito cadelas domiciliadas, de raças e idades variadas, atendidas na clínica escola de Medicina Veterinária do Cesmac, que apresentaram nódulos de mama. Cada animal foi submetido a uma anamnese criteriosa, exame físico detalhado, radiografia torácica, citologia aspirativa com agulha fina e posterior mastectomia para exérese dos tumores mamárias. Os fragmentos do tecido removido foram processados por métodos usuais de rotina para exame histopatológico e avaliados em microscópio de luz. Os resultados citológico e histopatológico de cada animal foram comparados a fim de diagnosticar e classificar os tipos de neoplasias mamárias de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram coletadas amostras de tecido mamário de oito animais, onde 75% (6/8) das neoplasias analisadas foram classificadas como malignas. Filho et al (2010) também descreveram uma maior prevalência de neoplasias malignas em cadelas. Dos oito animais avaliados, observou-se que 62,5% (5/8) eram de raça pura e todos com idade variando entre 7 e 12 anos, estando de acordo com estudos realizados por Carvalho (2006). Verificou-se que 75% (6/8) das cadelas alimentam-se tanto de ração quanto de comida caseira. Segundo Ferri (2003), a alimentação é um fator importante. Analisando a ficha clínica, observou-se que 100% (8/8) das cadelas não eram castradas, corroborando com estudos feitos por Hedlund (2005). Nos exames citológicos, foram avaliadas características morfológicas individuais das células, classificando sugestivamente a neoplasia como benigno ou maligno, já o histopatológico especifica o tipo tumoral. Sendo assim, o ideal é fazer a associação desses exames para se determinar o diagnóstico da neoplasia mamária (HATAKA, 2004). O carcinoma é o tipo maligno mais comumente diagnosticado em mulheres e cadelas (CASSALI, 2000). Já o fibroadenoma é o tipo benigno mais comum na mulher e em cadelas (HEDLUND, 2005), no entanto, o tumor benigno mais diagnosticado neste trabalho, foi o adenoma.
CONCLUSÕES:
A maior parte das neoplasias de glândula mamária em cadelas são malignas, sendo o adenocarcinoma o tipo mais comum. Ocorrem principalmente em cadelas adultas a idosas, não castradas, independentemente da raça, que se alimentam de comida caseira-ração, e acometem mais comumente as mamas inguinais. Assim como nas cadelas, o principal tipo maligno das mulheres é o carcinoma ou também chamado de adenocarcinoma, comprovando que os tumores mamários de cadelas podem ser modelo para estudos comparativos com os das mulheres. É necessária uma associação dos exames de histopatologia e citologia para que se tenha um diagnóstico e prognóstico mais preciso, e consequentemente um tratamento mais adequado para o cada tipo de tumor.
Palavras-chave: Nódulos de mama., Histopatológico., Citologia..