65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA SUSPENSA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE - PE
César Henrique Pinto Moreira - Bolsista PIBID-Biologia, UFRPE
Luana Patrícia Silva de Brito - Licencianda em Biologia, UFRPE
Kédma Maria Tereza Lopes da Silva - Bolsista PIBID-Biologia, UFRPE
Anna Maria Dornellas - Profa. de Português, Escola Estadual Dom Bosco - PE
Bruno Fernandes Alves - Prof./Orientador – Depto. De Educação, UFRPE
Rachel Costa de Azevedo Mello - Profa./Orientadora – Depto. De Educação, UFRPE
INTRODUÇÃO:
A produção e a reciclagem de resíduos do nosso cotidiano é um tema relevante e socialmente útil a ser apropriado e discutido no âmbito escolar no componente curricular Ciências. No mesmo sentido, a alimentação saudável é outro tema que inquieta professores envolvidos com a melhoria da qualidade de vida dos alunos e da comunidade. Neste sentido, propomos a análise de uma proposta didática de construção de uma horta na escola, contemplando essas preocupações e a interdisciplinaridade, numa parceria entre Ciências e Português. A horta suspensa é um modo de cultivo, sobretudo de hortaliças, em garrafas plásticas em locais que dispõe de pouco espaço. Este tipo de atividade requer, antes de tudo, um ato de sensibilização para a reciclagem, pois a proposta é de fazer a horta com o máximo de material reciclável, incluindo os instrumentos para sua manutenção. A análise da proposta didática interdisciplinar serviu para demonstrar aos alunos envolvidos que é possível aprender conhecimentos relevantes como a produção e a reciclagem de resíduos sólidos e alimentação saudável, a partir da contribuição de diferentes componentes curriculares de forma integrada.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar o processo de construção de uma horta suspensa envolvendo conhecimentos de Ciências e Português de forma interdisciplinar.
MÉTODOS:
A pesquisa, realizada numa escola estadual do bairro de Casa Amarela, Recife-PE parceira do PIBID-UFRPE, foi desenvolvida sob a linha da pesquisa-ação, que é capaz de mobilizar os conhecimentos coletivos e discuti-los num exercício de retomada para a reconstrução de um conhecimento (GHEDIN & FRANCO, 2008). Participaram do projeto 30 alunos da 8ª série, nós, bolsistas de Biologia e dois professores de Português, além do apoio de um professor de História. Inicialmente aplicamos um questionário para avaliação diagnóstica dos conhecimentos prévios dos alunos sobre interdisciplinaridade, horta e reciclagem. Em seguida, dando início a observação e registro do processo de confecção da horta, realizamos as seguintes etapas: apresentação da proposta aos alunos, oficina de confecção dos recipientes, pás e regador para o plantio, todos feitos de garrafas pet e aula prática com o plantio e organização suspensa da horta. Por fim, a atividade final, em forma de Quiz, objetivou avaliar a aprendizagem dos alunos em relação à: produção da horta, os benefícios de uma boa alimentação e a redução de resíduos sólidos, integrando com os conhecimentos relativos à produção textual, realizada em dois momentos: a partir da análise de fotografias da oficina e dos textos presentes no Quiz.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O questionário aplicado a 30 alunos apontou que 83,33% desconhecem o significado de interdisciplinaridade, 10% não responderam e apenas 6,67% responderam que é aprender outras coisas que são de outras matérias. Quando indagados sobre a parceria entre Português e Ciências na construção da horta: 70% alegaram ser interessante, porém 16,67% discordaram da possibilidade da atividade ser com Português e 13,33% não responderam a questão. Já em relação ao que se espera aprender com esta atividade, destaca-se que 60% dos alunos responderam que esperaram aprender como cuidar de uma horta, e 20% afirmaram o desejo de conhecer os benefícios dos nutrientes das hortaliças, e os 20% restante alegaram outras coisas como reciclagem, por exemplo. Além disso, sobre o conceito de reciclagem apenas 20% apresentaram um conceito, e os 80% restante não. Quando indagados sobre as possibilidades de reciclagem dos resíduos: 43,33% acreditam que só podem ser reciclados os materiais sólidos; 53,33% tanto orgânicos como sólidos e 3,33% só resíduos orgânicos. No Quiz, as atividades de análise de texto e de fotografias da oficina focaram tanto nos procedimentos adotados na construção da horta, quanto os aspectos da produção textual como: erros ortográficos, concordância verbal e coerência textual.
CONCLUSÕES:
Percebemos que a aceitação da proposta da horta foi bem sucedida, porém o cuidado sistemático com a horta não ocorreu como o esperado: os professores que concordaram em ajudar na irrigação tiveram uma participação limitada o que provocou um processo de desidratação do solo e das hortaliças. Por outro lado, esta atividade despertou tanto nos alunos, como no corpo docente, o interesse pelo processo de construção da horta suspensa. Vale destacar a motivação dos alunos que, em sua maioria, expressaram a vontade de desenvolver a ideia em seu cotidiano, em suas moradias. Os alunos também afirmaram ter obtido ganhos tanto no aspecto sócio-ambiental como linguístico, identificando dificuldades que precisam ser apoiadas e reforçadas pelos professores como os erros de ortografia. A necessidade de reciclar, seja material sólido ou orgânico, também foi sentida pelos alunos como uma necessidade diante dos problemas ambientais da contemporaneidade, assim como foi chamada a atenção para a possibilidade de enxergar em parcerias e interdisciplinaridade entre os componentes curriculares uma nova forma de aprender e interagir com os professores e com o conhecimento.
Palavras-chave: Horta suspensa, Biologia, Português.