65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 8. Genética - 1. Genética Animal
CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DO GÊNERO Myloplus (CHARACIFORMES: CHARACIDAE) DO RIO ITAPECURU/MA COM BASE NOS GENES MITOONDRIAIS COI E rRNA 16S
Marcelo Silva de Almeida - Curso de Ciências: Biologia -CESC/UEMA
Josenice Rodrigues de Lima - Graduada em Ciências: Biologia - CESC/UEMA
Walna Micaelle de Moraes Pires - Curso de Ciências Biológicas - CESC/UEMA
Maria Claudene Barros - Profª.Drª./Co-orientadora.Depto. Ciências Biológicas - CESC/UEMA
Elmary da Costa Fraga - Prof. Dr./Orientador. Depto. Ciências Biológicas - CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:
A Ordem Characiformes agrupa cerca de 14 famílias, 240 gêneros, e aproximadamente 1460 espécies. Dentre as famílias, Characidae é a mais complexa e numerosa, com um grande número de subfamílias, entre elas Serrasalminae. Esta subfamília compreende 8 gêneros e aproximadamente trinta espécies e são conhecidos popularmente como pacus. Estes peixes são endêmicos das regiões neotropicais sendo bem distribuído na maioria dos rios da América do Sul. Esse grupo possui como características taxonômicas, corpo bastante comprimido e alto, quase redondo, uma série de escudos ósseos no ventre, minúsculas escamas prateadas, linha lateral evidente, uma série de escudos ósseos no ventre e dentes incisivos que se distribuem em duas fileiras na maxila superior e apenas uma na maxila inferior. A identificação em nível de espécie de materiais biológicos é fundamental para gerar informações que possam subsidiar estratégias de manejo e conservação, principalmente com relação ao grupo em estudo, pois são poucas as informações referentes à sua taxonomia.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivou-se com o presente estudo caracterizar molecularmente as espécies de peixes do gênero Myloplus ocorrentes na bacia do Itapecuru/MA, através dos genes mitocondriais rRNA 16S e COI.
MÉTODOS:
Os espécimes foram coletados em diferentes pontos do rio Itapecuru/MA (baixo, médio e alto Itapecuru). Para a coleta utilizou-se redes malhadeiras, tarrafas e espinhéis. Foram coletados 19 espécimes, que foram transportados ao laboratório de Genética e Biologia Molecular do CESC/UEMA onde foi retirado tecido muscular para as análises moleculares e identificação com o auxilio de chaves específicas. O DNA total foi extraído seguindo o protocolo de fenol-clorofórmio e visualizado em gel de ágarose a 1% em luz UV. O isolamento e amplificação dos genes mitocondriais rRNA 16S e COI, foi realizado através da técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) usando primers universais. Os produtos da PCR foram sequenciados no sequenciador de DNA automático ABI PRISM 3.500. Após o sequenciamento procedeu-se a análise dos dados por meio da utilização de vários softwares como o BIOEDIT, DnaSP v5, MEGA 5,e a significância dos agrupamentos foi verificada através dos valores de bootstrap.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Para o gene rRNA 16S o banco de dados constituiu-se de 14 sequencias do gênero Myloplus do rio Itapecuru e duas provenientes do Genbank Pygocentrus piraya_HM405211 e Prochilodus nigricans_FJ418758. Para o gene COI constituiu-se de cinco sequencias do rio Itapecuru e duas do Genbank Pygocentrusnattereri_16SAY788074 e Prochilodusnigricans_AY788075. Um fragmento de 555 pb do gene rRNA 16S foi obtido, revelando a ocorrência de um único haplótipo. A análise filogenética através do método agrupamento de vizinhos gerou árvore com um forte agrupamento (99% de bootstrap) para todos os espécimes. Resultados similares foram obtidos por Ortí et al.(2008) através da análise dos genes rRNA 12S e rRNA 16S. Para o gene COI obteve-se um fragmento de 672 pb, sendo 669 sítios conservados e 2 variáveis, com 2 haplótipos, diversidade haplotípica de 0,400 e nucleotídica de 0,001. A análise filogenética utilizando-se o método agrupamento de vizinhos gerou árvore com forte agrupamento (100% de bootstrap) entre todos os espécimes e divergência genética de 0%.
CONCLUSÕES:
Os altos valores de bootstrap (99 e 100%) aliados aos baixos valores de divergência genética (0%) para os genes mitocondriais analisados no presente estudo corroboram os dados morfológicos existentes na literatura, evidenciando que estes espécimes constituem um único táxon.
Palavras-chave: DNA Mitocondrial, América do Sul, Pacu.