65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: vivências, saberes e fazeres em interfaces com a extensão universitária na escola pública.
Lucília Rosália Dutra Gonçalves - Discente do Curso de Pedagogia – UFMA
Cynthia Viegas Fernandes - Discente do Curso de Pedagogia – UFMA
Fernanda Monteles de Olivera - Discente do Curso de Pedagogia – UFMA
Jadson dos Santos Pereira - Discente do Curso de Pedagogia – UFMA
Natalia Ribeiro Ferreira - Discente do Curso de Pedagogia – UFMA
Marise Marçalina de Castro Silva Rosa - Profa. Dra./ Orientadora – Departamento de Educação I – UFMA
INTRODUÇÃO:
O Estágio em Docência de Anos Iniciais tem como objetivo promover o desenvolvimento de capacidades teórico-metodológicas para a docência no Ensino Fundamental, através de práticas pedagógicas e experiências curriculares fundamentadas em concepções de educação e modelos de intervenção didática adequada à realidade da escola pública e, as necessidades das crianças. Nesse sentido, considera-se a metodologia interdisciplinar como eixo integrador e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como eixo articulador no processo de produção de saberes por futuros professores. Em relação ao projeto de extensão, escola laboratório, este se caracteriza-se como experiência formadora voltada para a produção/apropriação de saberes docentes de estagiári@s que procuram dar sentido as práticas de extensão, ensino e pesquisa como forma de alargamento da universidade através de um diálogo com saberes escolares e culturais, e sobre a aquisição da leitura e da escrita por crianças participantes do projeto. A formação do estagiári@, futur@s professor@s deve ser baseada numa epistemologia da prática, que segundo Schön (1983) propõe na valorização da prática profissional como o momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise e problematização dessa prática.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Relatar as experiências vividas no Estágio em Docência de Anos Iniciais do Ensino Fundamental através do Projeto Escola Laboratório como projeto de extensão universitária na U.I.J.G.C., partindo de ações formadoras que contribuem para a produção de saberes de professores em formação, a partir das relações de significação com o ensino, pesquisa e extensão.
MÉTODOS:
Considerando a natureza do Estágio em Docência de Anos Iniciais, optou-se por uma metodologia ancorada nos pressupostos da indissociabilidade entre as ações formadoras, ensino, pesquisa e extensão como fundamento teórico na universidade. É considerada ainda, a concepção de estágio como pesquisa, bem como, os projetos de intervenção como dispositivos de formação. A questão da alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade social situa-se como ponto central na prática de ensino. Nesse sentido, ensino, pesquisa e extensão integram-se á referida prática e, possibilitam a construção de uma metodologia voltada para o processo de apropriação da língua materna, alfabetização e letramentos dos escolares com dificuldades na leitura e na escrita. No processo de desenvolvimento da disciplina, foram contempladas as atividades do Projeto Escola Laboratório através dos Atos de Leitura Triangulada, que desenvolvem-se em seis atos sob mediação dos estagiários/tutores, o Projeto Férias na Escola: Colônia de Conhecimentos que foi organizado com a finalidade de abrir os espaços da escola no período das férias escolares para o desenvolvimento de sete ateliês voltados para as crianças da escola e do entorno.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O Estágio em Docência de Anos Iniciais em consonância com o Projeto Escola Laboratório possibilitou ao estagiário do curso de Pedagogia apropriação de saberes relevantes para a sua formação profissional. A apropriação da língua materna, no referido projeto, é sistematizada por meio de seis Atos de Leitura Triangulada – ALT, onde os alunos se organizam em formato triangular e o/a tutor/a de frente para a dupla que vai interagir para realizar a leitura e exercício da escrita. O tempo de 50 minutos é destinado a essa atividade com crianças de 8 a 13 anos, possibilitando que mais de 80% das duplas tutoreadas, avançassem no âmbito da leitura e da escrita. Dessa forma, o estágio possibilitou aos estagiários, experiências significativas e um contato mais aproximado da realidade educacional, permitindo a construção e a ressignificação de saberes e metodologias que darão significado à futura prática docente de forma crítica, reflexiva e investigadora relacionando à práxis docente necessária à formação e construção da identidade profissional.
CONCLUSÕES:
O Estágio em Docência de Anos Iniciais permite ao discente apropriação de saberes teóricos articulados a prática diária vivenciada na realidade escolar. Dessa forma, o Projeto Escola Laboratório serviu como o lócus de uma prática pedagógica inovadora capaz de proporcionar práticas de letramento e alfabetização de crianças através dos Atos de Leitura Triangulada, no referido projeto, é sistematizada por meio de seis Atos de Leitura Triangulada – ALT, é experimentado com meninos e meninas do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Os agentes sociais envolvidos no processo de investigação e sistematização dos ALT são a professora pesquisadora e coordenadora do projeto, os docentes da escola, estagiários em docência do curso de Pedagogia, acadêmicos da Disciplina Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, bolsistas e voluntários que, após indicação, pelas professoras, das crianças com dificuldades no processo de apropriação da escrita, são avaliadas pelo grupo, recepcionadas e aceitas para participarem das atividades do projeto em uma sala da escola. Nesse sentido, no estágio as atividades se constituíram como fundantes de uma prática pedagógica inovadora.
Palavras-chave: ESTÁGIO, FORMAÇÃO, EXTENSÃO.