65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
MUSEUS E TURISMO: Análise do perfil dos visitantes do Museu do Homem do Nordeste, da Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre e do Museu do Estado de Pernambuco
Mariana Borba de Carvalho - Departamento de Hotelaria e Turismo - UFPE
Herivaldo Galvão - Departamento de Hotelaria e Turismo - UFPE
Rogerio Holanda da Silva - Departamento de Hotelaria e Turismo - UFPE
Tatiana Maria da Silva - Departamento de Hotelaria e Turismo - UFPE
Isabela Andrade de Lima Morais - Profa. Dra. Orientadora – Departamento de Hotelaria e Turismo - UFPE
INTRODUÇÃO:
A pesquisa Museus e Turismo, desenvolvida no DHT da UFPE, foi iniciada em 2010, devido à necessidade de infraestrutura turística inexistente em muitos museus da Região Metropolitana do Recife. Em muitos deles não há monitores bilíngues, nem questionários que avalie o grau de aproveitamento e satisfação dos turistas quanto à visitação, a acessibilidade é ausente ou precária, não há incentivos de infraestrutura para os acervos, entre outros aspectos. Por estes motivos a pesquisa foi iniciada tendo como finalidade o aprofundamento da interface entre os museus e o turismo.
No Brasil os dados sobre a visitação aos museus ainda são escassos. Em 2011 o IBRAM denunciava que muitos museus sequer possuíam registros de visitação. Essa situação havia sido apontada em 2010, pelo Ministério do Turismo ao revelar a inexistência de pesquisas sobre o turista cultural no Brasil.
Em Pernambuco os primeiros dados sobre o turista dos museus só foram mapeados através da pesquisa financiada com auxílio de bolsas de IC concedidas pela FACEPE/CNPq e PIBIC/UFPE/CNPq em 2012 e 2013, através da criação do SUPPEM (Sistema Unificado de Pesquisa de Público em Espaços Museais), aplicado com os visitantes do Museu do Homem do Nordeste, da Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre e do Museu do Estado de Pernambuco.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aprofundar as relações de interface entre o turismo e os museus, a partir de estudos e análises sobre o perfil dos visitantes espontâneos do Museu do Homem do Nordeste, da Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre e do Museu do Estado de Pernambuco, visando inseri-los em roteiros turísticos de destinos culturais e contribuindo para a reflexão sobre economia da cultura e economia criativa nos museus.
MÉTODOS:
Inicialmente foram realizadas leituras de capítulos de livros, artigos, dissertações, teses e do sobre turismo cultural, museus, patrimônio cultural, memória, identidade, economia da cultura e economia criativa; e leituras de documentos governamentais do Ministério do Turismo, Ministério da Cultura e Instituto Brasileiro de Museus, para identificar as políticas públicas para viabilizar turisticamente os museus. Em seguida foram realizadas pesquisas virtuais em museus brasileiros e internacionais para identificar a utilização de questionários de pesquisa de satisfação e demanda. A partir dessas informações foi criado um modelo de questionário padrão – o Sistema Unificado de Pesquisa de Público em Espaços Museais/SUPPEM – para ser aplicado com os visitantes espontâneos do Museu do Homem do Nordeste, da Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre e do Museu do Estado de Pernambuco. A cada dois meses o SUPPEM era coletado, tabulado e analisado, com o objetivo de identificar o perfil do turista cultural visitante de cada instituição museal. Em seguida um relatório de diagnóstico foi criado e entregue aos museus contendo o perfil dos visitantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No Museu do Homem do Nordeste, durante os meses de dezembro de 2011 a outubro de 2012, 608 pessoas responderam o SUPPEM. 20% eram estrangeiros, sendo a França e os Estados Unidos os dois países de destaque. 80% tinham procedência brasileira. 59% do público eram do sexo feminino. A escolaridade do público total era superior (59%) ou pós-graduado (35%). Na Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre 100 pessoas responderam o SUPPEM, entre novembro de 2011 a julho de 2012. 53% eram estrangeiros, sendo a França e os Estados Unidos os países de destaque. 47% tinham procedência brasileira. 54% do público eram do sexo feminino A escolaridade do público total era superior (48%) ou pós-graduado (42%). No Museu do Estado de Pernambuco, 123 pessoas responderam o SUPPEM entre julho e agosto de 2012. 6% eram estrangeiros, sendo Portugal, Bélgica e Chile como países de destaque e 94% tinham procedência brasileira. A maioria do público composto pelo sexo feminino. A escolaridade do público total era superior (41%) ou pós-graduado (31%). 39%. Em todos os museus cerca de 40% do público respondeu que obtiveram informações sobre o museu a partir de comentários de amigos e parentes e, a faixa etária do público total era composta em sua maioria por pessoas jovens, de 19 a 35 anos.
CONCLUSÕES:
Os resultados das pesquisas realizadas no MUHNE, Casa Museu e MEPE corroboram com referencial internacional da Association for Tourism and Leisure Education – ATLAS, quando informa que o público de museus é essencialmente jovem e que os comentários de amigos e parentes são as principais fontes de informações que levam os visitantes aos museus. Esses resultados servem para reforçar a necessidade de garantir a satisfação do visitante para que haja um wold-of-mouth positivo, além de servirem de referências para futuras ações de marketing turístico, corroborando para o desenvolvimento do marketing colaborativo no destino para o desenvolvimento do turismo cultural, reforçando ainda a ideia de investimento publicitário e propagandístico entre o público autóctone, já que é este que alimenta a cadeia de divulgação dos equipamentos do turismo cultural, incluindo os museus. Como sugestão a pesquisa ainda sugere uma maior integração entre os museus de forma a garantir um maior aproveitamento desses equipamentos pelos visitantes.
Palavras-chave: Pesquisa de Público, Pesquisa de Satisfação, Economia nos Museus.