65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
Mídias na educação pública: reflexões sobre os processos de ensino-aprendizagem contemporâneos
José Alday Pinheiro Alves - Graduando em Sistemas de Informação – Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)
Andréia Matos Brito - Depto. de Sistemas de Informação – Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)
Hanna Carvalho Ferreira - Graduando em Sistemas de Informação – Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN)
Vinícius Matos Medeiros - Graduando em Sistemas de Informação – IFCE
Pedro Silvino Pereira - Depto. de Biologia – Universidade Regional do Cariri (URCA)
INTRODUÇÃO:
Vivemos em um mundo que está em constante mutação. O conhecimento encontra-se menos estático que em qualquer outro momento da história humana. Isso se deve a grande explosão das mídias, desde a primeira máquina impressora até os mais avançados equipamentos atuais e o hipertexto através da Web.
As mídias, sobretudo neste momento, influenciam na nossa maneira de viver, agir e interagir com a comunidade na qual estamos inseridos. Nossa sociedade foi moldada inconscientemente pelas mídias, em especial, as digitais. Entre desafios encontrados, está o de formar pessoas capazes de lidar e interagir com as novas ferramentas disponíveis, seja para um uso pessoal ou profissional. Para Perrenoud (2000), a escola não pode ignorar as novas tecnologias da informação e comunicação, pois estas transformam a forma de comunicação, decisão e pensamento.
O presente artigo fará uma abordagem sobre o papel do discente e da escola no processo de construção do conhecimento com o uso das múltiplas mídias digitais. Será apresentado o resultado de uma pesquisa realizada com os alunos de ensino médio da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, localizada na cidade de Juazeiro do Norte – Ceará (CE), nos turnos matutino e vespertino, sobre o uso de mídias em sala de aula.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar o uso das mídias, sobretudo as digitais na educação pública.
MÉTODOS:
Foi realizada pesquisa de campo com aplicação de questionário a alunos do ensino médio dos turnos matutino e vespertino da EEM Governador Adauto Bezerra sobre o uso de mídias como ferramenta para construção de conhecimento dos alunos. Foram entrevistados 268 alunos com uma margem de erro de 5%. Após a realização da pesquisa foi feito o levantamento e revisão bibliográfica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dos participantes da pesquisa 111 são do sexo masculino e 157 feminino, representando 41% e 59% respectivamente. A idade predominante (16 a 17 anos) corresponde a 57%. As séries dos participantes ficaram assim distribuídas: 93 alunos do 1º ano, 92 do 2º e 83 do 3º, todos do ensino médio regular, destes, 59% alunos eram do turno da manhã, e 41% da tarde.
Quando questionados em quais disciplinas as mídias digitais eram mais utilizadas, foram citadas, Biologia e Geografia.
Em relação às ferramentas utilizadas para a realização de atividades e trabalhos escolares, 204 pessoas utilizam a internet e 141 utilizam livros. Sobre os impactos ocasionados pelas mídias digitais na escola 242 alunos responderam que foram positivos, 20 que foram tanto positivo como negativo e apenas 6 alunos responderam que foram negativos os impactos das mídias digitais sobre a educação pública.
Para Brito e Purificação (2011), alguns educadores acreditam que o uso da tecnologia garante um avanço na educação, no entanto, não basta, é necessário que haja um direcionamento.
Na escola pública o uso de mídias educacionais anda a passos curtos. É necessário formação de professores, de pessoal para trabalhar nos ambientes multimídia, e programas que estimulem os professores a fazerem uso desses ambientes.
CONCLUSÕES:
É notório que as mídias estão presentes em nossa sociedade. Desde quando nos comunicamos, nos entretemos e estudamos. É evidente, ainda, que a escola tem a obrigação de acompanhar as mudanças na sociedade, e consequentemente inserir mídias em seu ambiente. Isso pode ser difícil para escolas públicas que estão sob a forte pressão da burocracia.
De qualquer forma, mesmo com problemas nota-se que existem atividades e iniciativas que incentivam a inserção de mídias digitais nas escolas públicas, seja para acompanhar a sociedade, seja como um atrativo para os alunos, seja para melhorar de fato o processo de ensino-aprendizagem.
Analisando os dados da pesquisa de campo realizada, as mídias são consideradas úteis, e se utilizadas adequadamente podem vir a melhorar o seu processo de ensino e consequentemente, de aprendizagem dos alunos.
Percebemos também que mesmo que alguns alunos achem que os impactos das mídias na educação pública sejam negativos, querendo ou não, eles são forçados a utilizar os recursos oferecidos por essas mídias.
É preciso adaptar a escola para o uso e a demanda dessas ferramentas tecnológicas, que como qualquer outra, se bem utilizadas podem favorecer a aquisição de conhecimento, caso contrário, podem alienar os jovens.
Palavras-chave: Mídias, Educação pública, Ensino e aprendizagem.