65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS ADJACENTES AO RIO PIRANHAS/AÇÚ NO MUNICÍPIO DE ASSÚ - RN.
Francisca Elane Rocha Vieira - Depto de Ciências Animais-UFERSA
Lucia Helena Fernandes - Depto.de Ciências Animais-UFERSA
Ana Claudia Araujo da Silva - Depto. de Ciências Animais-UFERSA
Marcicleide Lima do Espírito Santo - Profa.Dra/Orientadora-Depto de Ciências Vegetais
Adna Hellen da Silva - Depto.de Ciências Animais-UFERSA
Sara Cristina Silva de Oliveira - Depto. de Ciências Animais-UFERSA
INTRODUÇÃO:
A presença de matas ciliares ao longo de rios, córregos e represas serve como obstáculo ao livre escorrimento da água das enxurradas, reduzindo sua velocidade e possibilitando sua infiltração no solo para absorção pelas plantas e para alimentação dos aquíferos subterrâneos. Assim sendo, contribui de maneira decisiva para evitar o assoreamento do leito de córregos, rios, estuários, lagoas e várzeas. Atualmente o que caracteriza o rio Piranhas/Açu é a redução da mata ciliar no entorno do rio o que gera preocupação, pois está redução provoca a fragmentação das florestas ocasionando um aumento dos processos de erosão do solo, com prejuízos à hidrologia regional, redução da biodiversidade e a degradação de imensas áreas, o que demanda a implantação ou recomposição de matas ciliares, bem como o seu manejo e a utilização sustentável dos recursos. O Diagnóstico socioeconômico, ambiental e cultura da região as margens do rio Piranhas/Açu é importante para a elaboração de estratégias de recuperação da mata ciliar e seleção de plantas nativas para o reflorestamento, promovendo assim o desenvolvimento adequado às condições dos agricultores.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi realizar um diagnóstico sócio ambiental, econômico e cultura com produtores que moram nas áreas as margens do rio Piranhas/Açu, tendo em vista que o mesmo dará subsídios para a seleção de plantas do projeto de reflorestamento da mata ciliar do rio no município de Assú – RN.
MÉTODOS:
Foram aplicados formulários Etnobotânico nas propriedades rurais das regiões de Santa Clara, Barro São João e Balneário, no município de Assú - RN. Os participantes foram informados do objetivo da pesquisa com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Os formulários continham perguntas acerca do perfil sócio econômico, a utilização do rio, os benefícios tirados da vegetação e o conhecimento das espécies nativas da região.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram visitadas 30 propriedades rurais onde foram aplicados os formulários. A partir dos dados obtidos observou-se que o rio é bastante utilizado pelos produtores (65%) para irrigação, lazer, criação animal e pesca, 35% dos entrevistados responderam que já utilizaram o rio, porém, atualmente não utilizam mais, em função da poluição. Em relação as mudanças ocorridas ao longo do tempo os produtores informaram que o rio encontra-se com menor profundidade, mais largo, mais poluído e com pouca vegetação na margem. A maioria dos produtores (99%) considera importante a vegetação da margem, entretanto, não compreende qual a sua importância e como preservá-la. O conhecimento da flora da região mostrou-se bastante difundida entre os produtores, 65% responderam que conhecem a flora e esse conhecimento é transmitido de pai para filho. Em relação ao termo mata ciliar, 74% não conhece o termo. Foram citadas pelos produtores 37 espécies ocorrentes na região, nas quais 44% são nativas e dentre elas está o Marizeiro (Geoffroea Spinosa), Umbuzeiro (Spondias Tuberosa), Oiticica (Licania rígida), Juazeiro (Ziziphus joazeiro), Carnauba (Copernicia prunifera), Xique-Xique (Pilosocereus polygonus), Águapé (Eichornia crassipes) e a Vassourinha (Scoparia dulcis).
CONCLUSÕES:
Conclui-se que a população tem conhecimento do estado atual do rio e apresenta grande interesse em contribuir com a restauração da mata ciliar, e a partir do conhecimento da flora e das plantas que são nativas é possível introduzi-las de novo através do projeto de reflorestamento da mata ciliar do rio Piranhas/Açu no município de Assú – RN.
Palavras-chave: Mata Ciliar, Etnobotânica, Restauração.